Buscar

APANHADO DE QUESTÕES DE PROVAS CAPTAÇÃO E GERENCIAMENTO DE RECURSOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES OBJETIVAS
	Como é denominado o Instrumento de Avaliação da Gestão Pública que indica o rumo de uma organização? A constância de propósitos a mantém nesse rumo. Está diretamente relacionada à capacidade de estabelecer um estado futuro desejado que oriente o processo decisório e que permita à organização antecipar-se à necessidades e expectativas dos cidadãos e da sociedade. Inclui, também, a compreensão dos fatores externos que afetam a organização com o objetivo de gerenciar seu impacto na sociedade.
	R: ( E ). Visão de futuro
	Como é denominado o Instrumento de Avaliação da Gestão Pública que estabelece o alcance de resultados consistentes, assegurando o aumento do valor tangível e intangível de forma sustentada para todas as partes interessadas? Na prática, a organização deve enfatizar o acompanhamento dos resultados em relação às suas finalidades e metas, a comparação destes com referenciais pertinentes e o monitoramento da satisfação de todas as partes interessadas, obtendo sucesso de forma sustentada e adicionando valor para todas elas.
	R: Geração de Valor
	Como é denominado o Instrumento de Avaliação da Gestão Pública que estabelece a promoção de um ambiente favorável à criatividade, à experimentação e à implementação de novas ideias que possam gerar um diferencial para a atuação da organização? Na prática, implica buscar e desenvolver continuadamente ideias originais, incorporando-as a seus processos, produtos, serviços e relacionamentos e romper as barreiras do serviço público antiquado e burocrático, visando a otimizar o uso dos recursos públicos e produzir resultados eficientes para a sociedade.
	R: ( C ). Cultura de Inovação
	Como é denominado o Instrumento de Avaliação da Gestão Pública que estabelece que a compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos da organização agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisões e a execução de ações devem ter como base a medição e análise do desempenho, levando em consideração as informações disponíveis? Na prática, implica postura proativa relacionada à noção de antecipação e resposta rápida às mudanças do ambiente – percepção dos sinais do ambiente e antecipação – com intuito de evitar problemas e/ou aproveitar oportunidades.
	R: Liderança e constância de propósito.
A liderança e constância de propósitos é o elemento promotor da gestão, responsável pela orientação, estímulo e comprometimento para o alcance e melhoria dos resultados organizacionais, e deve atuar de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando o desenvolvimento da cultura da excelência, a promoção de relações de qualidade e a proteção do interesse público. É exercida pela alta administração, entendida como o mais alto nível gerencial e a assessoria da organização.
	O modelo de Excelência em Gestão Pública é pautado por instrumentos de Avaliação da Gestão Pública. O instrumento que estabelece o entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo, com foco na sociedade, que implicam que as pessoas entendam o seu papel no todo das inter-relações entre os elementos que compõem a organização na dimensão interna e na dimensão externa, é denominado de:
	R: Pensamento sistêmico.
	A evolução da organização depende da preservação do conhecimento que ela tem de si própria, de sua gestão e de seus processos. Como é denominado o instrumento de Avaliação da Gestão Pública que estabelece que a busca contínua e ao alcance de novos patamares de conhecimento, individuais e coletivos, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de informações e experiências? Na prática, a organização deve usar de maneira estruturada, específica e proativa o conhecimento compartilhado, utilizar o erro como instrumento pedagógico, disseminar suas melhores práticas, desenvolver soluções e implementar refinamentos e invocações de forma sustentável.
	R: Aprendizado organizacional
	A administração pública vem promovendo a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo Estado e o controle dos curtos envolvidos nos programas e projetos públicos. O Modelo de Excelência em Gestão Pública – MEGP – tem sido a maneira que o setor público encontrou para gerenciar os seus inúmeros programas e projetos. Com relação à elaboração de um projeto, a FASE DO MONITORAMENTO consiste em:
	R: ( C ). Em acompanhamento e observação. Essa fase é a averiguação do progresso de todas as atividades disseminadas no projeto. É um processo realizado naturalmente. É também dar um feedback sobre o projeto a todas as partes interessadas na condição de colaboradores, implementadores e beneficiários. 
	A administração pública vem promovendo a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo Estado e o controle dos custos envolvidos nos programas e projetos públicos. O Modelo de Excelência em Gestão Pública – MEGP – tem sido a maneira que o setor público encontrou para gerenciar os seus inúmeros programas e projetos. Com relação à elaboração de um projeto, a FASE DA EXECUÇÃO está relacionada a:
	R: ( B ). Definido o projeto, o passo seguinte é a elaboração das atividades planejadas para atingir os objetivos estabelecidos, e a participação do gerente do projeto é decisiva no desempenho da equipe.
	A administração pública vem promovendo a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo Estado e o controle dos custos envolvidos nos programas e projetos públicos. O Modelo de Excelência em Gestão Pública – MEGP – tem sido a maneira que o setor público encontrou para gerenciar os seus inúmeros programas e projetos Com relação à elaboração de um projeto, a FASE DO PLANEJAMENTO está relacionada a
	R: ( E ). Preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. É essencial na tomada de decisões e execução dessas mesmas tarefas. Posteriormente, existe a confirmação se as decisões tomadas foram acertadas (feedback) 
	Assinale a alternativa que corresponde à Receita de Capital
	R: ( D ). Receita de Alienação de Bens.
	São títulos com rentabilidade definida (taxa fixa) no momento da compra. Por se tratar de títulos prefixados, o investidor sabe exatamente a rentabilidade a ser recebida até a data de vencimento. O pagamento do principal é realizado em uma única parcela, na data de vencimento do título, porém o pagamento dos juros ocorre em fluxos periódicos, sob a forma de cupons semestrais. Esse tipo de aplicação financeira é efetuada pela aquisição das:
	R: ( C ). Notas do Tesouro Nacional Série F - NFNF
	A Letra do Tesouro Nacional cuja rentabilidade é vinculada à variação do IGP-M, acrescida de juros definidos no momento da compra. O pagamento do principal é realizado em uma única parcela, na data de vencimento do título, mas o pagamento dos juros ocorre em fluxos periódicos, sob a forma de cupons semestrais.
	R: Nota do Tesouro Nacional série C – NTN-C
	A modalidade desenvolvida pelo Tesouro Nacional, em parceria com a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), que permite ao investidor pessoa física comprar e vender títulos emitidos pelo governo federal diretamente através da internet. Trata-se de um investimento em renda fixa de baixo risco para aquele investidor que busca tranquilidade e segurança. É denominada de:
	R: Tesouro Direto.
	O Título do Tesouro Nacional cuja rentabilidade é definida no momento da compra por uma taxa fixa e que permite ao investidor saber exatamente a rentabilidade a ser recebida até a data do vencimento é
	R: Letra do Tesouro Nacional – LTN
As Letras do Tesouro Nacional são títulos com rentabilidade definida (taxa fixa) no momento da compra. Por se tratar de um título pré-fixado o investidor sabe exatamente a rentabilidade a ser recebida até a data de vencimento. O pagamento do principal e dos juros é realizado em uma única parcela na data de vencimento do título. As Letras do Tesouro Nacional são indicadas para o investidor que acredita que a taxa d jurospré-fixada será maior que a taxa básica de juros (Selic) ou que a taxa de inflação (IGP-M ou IPCA).
	São títulos com rentabilidade definida (taxa fixa) no momento da compra. Por se tratar de títulos préfixados, ..... ou que a taxa de inflação (IGP-M ou IPCA). Este tipo de aplicação financeira é efetuada pela aquisição das:
	R: ( A ) Letras do Tesouro Nacional - LTN
	São títulos com rentabilidade diária vinculada à taxa de juros básica da economia (taxa média das operações diárias com títulos públicos registrados no sistema Selic). Por se tratar de títulos pós-fixados, a rentabilidade a ser recebida pelo investidor variará até a data de vencimento do título. São indicados para o investidor que deseja uma rentabilidade pós-fixada indexada à variação da taxa de juros básica da economia (Selic). Este tipo de aplicação financeira é efetuada pela aquisição das:
	R: ( B ) Letras Financeiras do Tesouro Nacional - LFT
	O Título do Tesouro Nacional cuja rentabilidade vinculada à variação do IPCA, acrescido de juros definidos no momento da compra e o pagamento do principal e dos juros é realizado em uma única parcela, na data de vencimento do título é
	R: Nota do Tesouro Nacional série B Principal (NTN-B Principal)
As Notas do Tesouro Nacional série B Principal são títulos com rentabilidade vinculada à variação do IPCA, acrescidos de juros definidos no momento da compra. Por se tratar de um título pós-fixado, a rentabilidade a ser recebida pelo investidor variará até a data de vencimento. O pagamento do principal e dos juros é realizado em uma única parcela, na data de vencimento do título. As Notas do Tesouro Nacional série B Principal são indicadas para o investidor que deseja obter uma rentabilidade pós-fixada indexada à variação do principal indicador inflacionário do Brasil (IPCA)
	O modelo de Excelência de Gestão Pública (GESPUBLICA) estabelece a melhoria contínua do desempenho por meio da gestão de processos e sistemas que tornem as organizações públicas mais competitivas. Entre os métodos utilizados, destaca-se o ciclo PDCA, desenvolvido em 1930 por Walter A. Shewhart, nos EUA, e que resulta em uma análise estatística do controle dos processos administrativos. O ciclo do PDCA destaca algumas fases importantes. A FASE DA VERIFICAÇÃO corresponde a: 
	R: acompanhar a eficácia da ação que está relacionada com a averiguação das ações executadas e com a análise crítica dos procedimentos adotados. Essa etapa é fundamental, pois orientará a correção das ações, das práticas de gestão ou dos padrões definidos. Nela ocorre a comparação dos resultados obtidos com os que foram estabelecidos no planejamento. Para realizar a comparação são utilizados indicadores (itens de controle), definidos durante o planejamento, uma vez que estes variam conforme as necessidades da organização, seus objetos e metas.
	O modelo de Excelência de Gestão Pública (GESPUBLICA) estabelece a melhoria contínua do desempenho por meio da gestão de processos e sistemas que tornem as organizações públicas mais competitivas. Entre os métodos utilizados, destaca-se o ciclo PDCA, desenvolvido em 1930 por Walter A. Shewhart, nos EUA, e que resulta em uma análise estatística do controle dos processos administrativos. O ciclo do PDCA destaca algumas fases importantes. A FASE CORRETIVA corresponde a
	R: melhorar os resultados que correspondem à ação corretiva, em que ocorrem os processos de melhorias ou correções dos padrões. As ações podem se restringir às melhorias focalizadas, relacionadas ao aperfeiçoamento ou correção dos padrões já estabelecidos durante o planejamento. Podem também ser realizadas no âmbito da organização, de forma mais ampla, alterando diretrizes ou práticas de gestão, ou seja, alterando o próprio planejamento.
	O modelo de Excelência de Gestão Pública (GESPUBLICA) estabelece a melhoria contínua do desempenho por meio da gestão de processos e sistemas que tornem as organizações públicas mais competitivas. Entre os métodos utilizados, destaca-se o ciclo PDCA, desenvolvido em 1930 por Walter A. Shewhart, nos EUA, e que resulta em uma análise estatística do controle dos processos administrativos. O ciclo do PDCA destaca algumas fases importantes. A FASE DA EXECUÇÃO corresponde a
	R: efetivar o planejado, em que são implementadas as estratégias e ações. Compreende dois momentos: o da educação e treinamento e o da execução em si. No primeiro, as pessoas são preparadas para atuar utilizando as práticas e padrões estabelecidos. No segundo, as atividades são colocadas em prática. É a etapa da eficiência.
	O modelo de Excelência de Gestão Pública (GESPUBLICA) estabelece a melhoria contínua do desempenho por meio da gestão de processos e sistemas que tornem as organizações públicas mais competitivas. Entre os métodos utilizados, destaca-se o ciclo PDCA, desenvolvido em 1930 por Walter A. Shewhart, nos EUA, e que resulta em uma análise estatística do controle dos processos administrativos. O ciclo do PDCA destaca algumas fases importantes. A FASE DO PLANEJAMENTO corresponde a
	R: definição de metas, em que são especificados os objetivos da organização, as práticas a serem utilizadas para obtenção dos resultados, a alocação de recursos humanos, financeiros, materiais e tecnológicos.
	O Planejamento pode ser entendido como
	R: o ato de pensar no que vem antes, com o objetivo de percebermos como a ação deve ser praticada
	Quanto ao Plano Plurianual – PPA, o projeto de lei é enviado pelo presidente da República ao Congresso Nacional até o dia
	R: 31 de agosto do primeiro ano de seu mandato, sendo devolvido para sanção até o encerramento da sessão lesgislativa de 15 de dezembro.
	A empresa que foi criada principalmente para atuar como a responsável pela política de saneamento básico do país, área de infraestrutura importante para a população brasileira é o(a):
	R: Caixa Econômica Federal
	A empresa responsável pela política rural do país é
	R: Banco do Brasil
	O órgão responsável pelo gerenciamento da dívida pública do Brasil é o(a)
	R: Tesouro Nacional
	Os programas que abrangem a execução e a avaliação das ações e políticas estabelecidas pelo governo são classificadas como:
	R: ( C ) Programas de Gestão Pública
	Entre as políticas operacionais dos bancos governamentais, o banco que tem como objetivos principais a melhoria de vida da população brasileira, por meio do apoio a investimentos que visem ao fortalecimento da economia brasileira; à geração de emprego e melhoria da qualidade dos pontos de trabalho, à atenuação das desigualdades regionais; à preservação do meio ambiente:
	R: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e social – BNDES.
	No sistema financeiro internacional, com relação ao Fundo Monetário Internacional – FMI, indique a alternativa que NÃO corresponde a um dos seus principais objetivos:
	R: emprestar a governos ou a projetos com garantia governamental, por meio do Corpora........
Estão corretos:
- promover a cooperação monetária internacional;
- facilitar a expansão e o crescimento equilibrado do comércio internacional;
- promover a estabilidade cambial;
- auxiliar na criação de um sistema multilateral de pagamentos.
	As políticas operacionais do BNDES, cujo objetivo principal é a melhora da vida da população brasileira, provêm de vários recursos. Um deles NÃO corresponde aos recursos utilizados pelo BNDES.
	R: recursos do FMI.
Estão corretos:
- FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador
- PIS-PASEP
- Recursos próprios.
- recursos externos por empréstimos de instituições multilaterais de crédito ou captação de bônus.
	O BNDES é
	R: Pessoa jurídica regulada pelo direito privado e constituído na forma de uma empresa pública federal, cujo capital total pertence ao governo.
	O Finam foi criado pelo Decreto-Lei 1.376/74 e alterado posteriormente pela Lei 8.167/91, entre diversos diplomas legais que complementam a atuação do FINAM. Como fonte de recursos, o Finam possui parcelas dedutíveis do imposto de renda devido pelas pessoasjurídicas tributadas pelo lucro real, que fazem opção a favor do fundo de investimentos. Entre outras fontes de recurso existentes, uma delas NÃO PERTENCE ao Finam
	R: as subscrições na forma de ações realizadas pelas instituições governamentais internacionais.
Corretas:
- os dividendos resultantes das ações existentes na Carteira do fundo;
- os valores decorrentes das amortizações das debêntures;
- os resultantes das vendas de ações existentes na Carteira do fundo;
- as subscrições realizadas pela União.
	O Banco Mundial foi criado
	R: para financiar a reconstrução das economias europeias do pós-guerra. Porém, paralelamente foi criado o Plano Marshall, que garantiu um fluxo de capitais constante para aquele fim e o Banco Mundial redirecionou as suas operações para os países em desenvolvimento.
	O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste – FNE, é destinado exclusivamente à região Nordeste e municípios dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo incluídos na área de atuação da Adene (antiga Sudene). Os limites de financiamento estabelecidos pelo FNE em relação aos investimentos efetuados são de
	R: até 60% do investimento total, limitados a 80% do investimento fixo.
	A instituição financeira criada em 1959, com a participação de 19 países da America Latina e do Caribe, é denominada de
	R: Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID0
	Os bônus emitidos na captação de recursos por empresas de grande penetração internacional são efetuados
	R: por empresas privadas e públicas.
- também podem ser emitidos por governos para renegociação da dívida pública. Modalidade que envolve grandes volumes financeiros.
	Quando o Estado é apenas depositário dos valores que ingressam e seu lançamento tem um caráter compensatório, ou seja, entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, esses ingressos se caracterizam como
	R: Receitas extraordinárias.
	Receitas patrimoniais são
	R: as que resultam da exploração econômica do patrimônio da instituição.
- as receitas patrimoniais são aquelas que se originam da renda de bens de propriedade do Estado. São exemplo as receitas de aluguéis, arrendamentos de bens móveis e imóveis do Estado.
	A Globat Debt Program trata de títulos de dívidas dos governos, emitidos para financiar o orçamento e estes são oferecidos no mercado financeiro internacional pelo:
	R: Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
	Receitas de capital são:
	R: as provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas de conversão em espécie, de bens e direitos, além dos recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado destinados a atender as despesas classificáveis em despesas de capital.
- correspondem às operações de créditos ou empréstimos que o Governo toma de Bancos Nacional ou Internacionais, bem como as receitas de venda de bens móveis e imóveis de propriedade do Estado.
	A principal função do Escritório do AUDITOR EXECUTIVO (AUG) é fazer auditorias internas destinadas a agregar valor e aperfeiçoar as operações do banco. O AUG ajuda a cumprir os objetivos ao adotar um enfoque sistemático e disciplinado para avaliar e melhorar a eficácia da gestão de risco, dos controles e dos processos de governança. O AUG é pertencente ao 
	R: Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
	São as parcelas de recursos arrecadados pelo governo federal, transferidas para Estados, Distrito Federal e municípios, conforme estabelecidos na Constituição Federal. São classificadas como 
	R: transferências constitucionais.
- O rateio da receita proveniente da arrecadação de impostos entre os entes federados representa um mecanismo fundamental para amenizar as desigualdades regionais na busca incessante de promover o equilíbrio socioeconômico entre Estados e Municípios.
	Assinale a alternativa que corresponde à receita corrente
	R: Receita tributária.
- Receita tributária é a proveniente de impostos, taxas e contribuições de melhoria, por isso se caracteriza como uma receita de corrente.
	O Banco Mundial tem como objetivo principal
	R: emprestar aos governos ou a projetos com garantia governamental, por meio do IFC (Corporação Financeira Internacional), que promove fluxos de capital privado para países em desenvolvimento.
	
	
DISCURSIVAS
	Como se processa a captação de recursos por meio de bônus, instrumento financeira utilizado pelo BNDES? Cite duas principais atividades para onde podem ser direcionados esses recursos.
R: OS bônus são títulos emitidos por empresas privadas ou públicas de grande penetração internacional; também podem ser emitidos por governos para negociação da dívida pública. Modalidade de recursos que envolve grandes volumes financeiros. 
Ex: 1) crédito produtivo popular; 2) financiamento à exportação de bens e serviços.
Entre outras:
• Financiamento de longo prazo; • Crédito produtivo popular; • Operações com valores mobiliários; • Prestação de garantias financeiras; • Leasing de equipamentos; • 
	O que é Tesouro Direto?
R: é uma ferramenta desenvolvida pelo Tesouro Nacional em parceria com a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia que permite a pessoa física comprar e vender títulos emitidos pelo Governo Federal diretamente através da internet. É um investimento em renda fixa de baixo risco para o investidor que busca tranquilidade e segurança.
	De onde provêm os principais recursos financeiros, além de seus recursos próprios que o BNDES utiliza para o desenvolvimento de suas políticas operacionais, cujo objetivo principal é a melhoria de vida da população brasileira com o apoio de investimentos que visem ao fortalecimento da competitividade da economia brasileira, à geração de emprego e melhoria da qualidade dos pontos de trabalho, à atenuação das desigualdades regionais e à preservação do meio ambiente?
R: - Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT
- PIS Pasep, 
- Recursos externos por empréstimos de instituições multilaterais de credito ou captação de bônus de 
algumas organizações multilaterais como Organização das Nações Unidas – ONU, Organização Mundial da 
Saúde – OMS.
	Como é apurado o Resultado Primário do Governo?
R: é a diferença entre a arrecadação de impostos, taxas, contribuições e outras receitas inerentes à função arrecadadora do Estado, excluindo-se as receitas de aplicações financeiras, as despesas orçamentárias do governo no período, as despesas com amortização, juros e encargos da dívida, bem como as despesas com concessão de empréstimos.
	O que são programas de apoio administrativo e qual seu objetivo principal estabelecido pelo Governo Federal? Unidade IV Pág. 97
R: São aqueles que colaboram para a consecução dos Programas Finalísticos e Programas de Gestão Pública. O objetivo principal do Programa de Apoio Administrativo é auxiliar o órgão que possa executar um Programa Finalístico ou de Gestão.
	O que é a central de custódia e liquidação financeira de títulos privados – Cetip? Cite 3 operações de crédito realizadas pela Cetip. Unidade I Págs. 29 e 30 
R: A Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados – Cetip passou a funcionar em 1986 como um sistema semelhante ao Selic, mas abrigando títulos privados como CDB, RDB Debêntures, CDI etc. O sistema financeiro nacional também se ocupa do mercado de crédito, que visa fundamentalmente suprir as necessidades de caixa de curto e médio prazos tanto das pessoas físicas quanto das pessoas jurídicas. 
As principais operações de crédito são: 
• desconto bancário de títulos (duplicatas); • contas garantidas, limite de crédito comum concedido pelas instituições bancárias; • créditos rotativos – financiamentos de capital de giro; • empréstimos de capital de giro e de pagamentos de tributos; • operações de vendor (operações de crédito em que a instituição bancária paga à vista ao vendedor, cobrando os respectivos encargos financeiros, e a responsabilidade de pagar a dívida ou o título é do comprador); • Resolução63 – Empréstimos, repasse em moeda estrangeira; • Crédito Direto ao Consumidor – CDC (geralmente o bem fica alienado); • Adiantamento de Crédito de Câmbio – ACC (Financiamento da produção); • Adiantamento sobre Cambiais Entregues – ACE (o exportador solicita o adiantamento após o embarque da mercadoria);
	Qual a composição da dívida pública federal?
R: Corresponde a consolidação da Dívida Pública Mobiliária Federal interna (DPMFi) com a Dívida Pública Federal externa (DPFe), sendo esta última composta por Dívida Pública Mobiliária e Contratual. A maior parte da DPF está em poder do público, mas existe uma parcela da DPMFi em poder do Banco Central.
	Quais os fundamentos legais do Planejamento Estratégico Governamental:
R: 
a) A Constituição Federal
b) Plano Plurianual (CF, art. 165, § 1º) que estabelece, de forma regionalizada, diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública Federal para as despesas de capital e para os programas de duração continuada .
c) LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias)
c) LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal

Outros materiais