Buscar

Cosmetologia avaliando

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201202573386)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas alternativas abaixo:
		
	 
	Umectantes não são substâncias higroscópicas
	 
	Emolientes mantem a água ligada por pontes de hidrogênio impedindo a sua evaporação e evitando a quebra da emulsão
	 
	A característica comum aos Tensoativos é sua molécula apresentar um componente hidrófilo e outro hidrófobo
	 
	Emolientes são produtos oleosos que favorecem a espalhabilidade das emulsões sobre a pele, conferindo suavidade e proteção desejada.
	 
	Conservantes são substâncias que tem a função de preservar a água que compõe os produtos cosméticos
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202589559)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Com relação aos xampus é incorreto afirmar que :
		
	 
	Os tensoativos anfóteros são aqueles que apresentam maior poder de detergência.
	
	A viscosidade deve ser encarada como um fator importante do ponto de vista da aplicação, uma vez que o fato de ser viscoso evita que a preparação escorra pelos dedos.
	
	Um xampu deve apresentar equilíbrio no poder de detergência a fim de que cumpra perfeitamente com os objetivos de limpeza.
	 
	Os agentes tensoativos utilizados nos xampus visam como regra geral, aos seguintes objetivos: detergência, produção de espuma e espessamento.
	
	Os detergentes utilizados em xampus devem ser estáveis em pH levemente ácido.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202589565)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale a alternativa que apresente os ensaios para a determinação dos tipos de emulsões:
		
	 
	diluição, condutividade elétrica e corantes
	
	ph, condutividade elétrica e diluição
	
	pH, viscosidade e diluição
	 
	diluição, ph e condutividade elétrica
	
	corantes, ph e diluição
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202589525)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale a alternativa correta
		
	
	O processo de saponificação ocorre em meio ácido.
	
	O processo de saponificação pode ser divido em duas etapas: uma etapa ocorre em meio ácido e outra em meio alcalino.
	 
	A molécula de sabão não tem capacidade de dissociação uma vez que é produzida em meio alcalino.
	
	Os principais componentes dos sabões são a glicerina e a soda cáustica. O material graxo utilizado não interfere na sua composição.
	 
	Uma das formas de se separar o sabão resultante do excesso de soda cáustica e da glicerina é através da utilização de cloreto de sódio.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202551492)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os esfoliantes cosméticos por mecanismos químicos ou físicos/mecânicos, removendo parte da pele e induzindo uma subseqüente reeptelização que leva à melhora da queratose actínica, hiperpigmentação e rugas finas. São características da esfoliação química: I- É um processo que resulta da destruição de porções da epiderme e/ou derme e a regeneração de novos tecidos dérmicos e epidérmicos. II- O fenol é usado como esfoliante químico em procedimentos médicos. O uso deste tipo de esfoliante causa intenso desconforto e graves reações colaterais. III- Enquanto a esfoliação química superficial atua na epiderme, a esfoliação química média atua até a derme reticular. IV- A profundidade da esfoliação química não dependerá do tipo de substância usada, concentração e associações feitas. V- Dentre os esfoliantes químicos cita-se o ácido salicílico, o qual tem seu uso justificado nas seguintes condições dermatológicas: psoríase, ictiose, caspa, calosidades, verrugas e hiperqueratoses.
		
	 
	II, IV e V
	
	I, III e IV
	 
	I, II e V
	
	I e IV
	
	IV e V.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202551502)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Através da RDC 211, de 14 de maio de 2005, a ANVISA classifica os produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes em Graus I e II, em função da possibilidade de ocorrência de efeitos não desejados, devido ao uso inadequado do produto, sua formulação, finalidade de uso, áreas do corpo a que se destinam e cuidadosa serem observados de sua utilização¨.( 1,0) Segundo essa RDC, antitranspirantes axilares são classificados como produtos de Grau 2, ou seja, aqueles que devem atender exigências como ¨possuir indicações específicas, cujas características exigem comprovação de segurança e/ou eficácia, bem como informações e cuidados, modo e restrições de uso¨.Assim, a rotulagem exige, conforme consta do Anexo V ( regulamento técnico para rotulagem específica para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes¨) as seguintes informações ao usuário: 1- Usar somente nas áreas indicadas; 2- Não usar se a pele estiver irritada ou lesionada; 3- Caso ocorra irritação e/ou prurido no local da aplicação, suspender o uso imediatamente. Analise as afirmações abaixo: I-O Triclosan é a substância antitranspirante mais utilizado em desodorantes axilares. II-O bicarbonato de sódio é dos antitranspirantes mais eficazes, uma vez que neutraliza o pH axilar. III-O cloridróxido de alumínio, com ação adstringente, é um dos antitranspirantes mais usados. IV-Os antimicrobianos são os melhores antitranspirantes. Está(ao) incorreta( s) a(s) afirmação(ões):
		
	
	III, apenas
	 
	II e III
	 
	I, II e IV
	
	II, apenas
	
	II e IV
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202618134)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre as diversas matérias-primas existentes no mercado sabe-se que cada qual desempenha sua função quando utilizada de forma adequada, ou seja, desde que observada as características físico-químicas durante todo o processo de desenvolvimento da formulação. Baseado no estudo da composição do cosmético podemos dizer que:
		
	
	IV. São considerados agentes de consistência graxo e emulsionantes primários para bases: os alcoois graxos superiores, ésteres de ác. graxos e os umectantes.
	 
	II. Polímeros acrílicos são usados como espessante, auxiliares de emulsificação, além de ser responsável pela sensação de deslizamento na pele;
	
	I. A imidazolidiniluréia é usada nas formulações com a função conservante e deve ser usada durante o aquecimento da fase oleosa;
	
	III. O poliquaternium 42 é usado em xampus para manter a suavidade e maleabilidade dos cabelos nos xampús base.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202573145)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	5) No Brasil, o câncer mais frequente é o de pele, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores diagnosticados em todas as regiões geográficas. A radiação ultra-violeta natural, proveniente do sol, é o seu maior agente etiológico. De acordo com o comprimento de onda, os raios ultra-violetas (raios UV) são classificados em raios UV-C, em raios UV-A (320-400nm) e em raios UV-B (280-320nm). Baseado neste temário classifique em V ou F : I. Os filtros solares (matéria-prima), podem ser classificados em orgânico e inorgânico; II. Filtros Orgânicos são aqueles que absorvem basicamente a energia luminosa, convertendo em energia não danosa para a pele humana; III. Os produtos de proteção solar são classificados com grau de risco 2, é necessário o registro na ANVISA, antes de ser lançado o produto no mercado. IV. O valor do FPS é obtido pela divisão da DEM da pele protegida pela DEM da pele sem proteção. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo: A(  ) V/V/V/F B(  ) V/V/V/V C(  ) V/V/F/F D(  ) F/F/V/F
		
	 
	V/V/F/F
	 
	V/V/V/V
	 
	V/V/V/F
	 
	F/F/V/F
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202551489)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os tensoativos desempenham importante papel na preparação de uma emulsão, pois facilitam a obtenção da fase dispersa e concorrem para sua estabilização. Sobre tensoativos marque a alternativa correta:
		
	
	Tensoativos correspondem a moléculas anfifílicas, com capacidade de dissolução total na fase oleosa de uma emulsão.Tensoativos correspondem a substâncias que diminuem a tensão interfacial entre água e óleo, aumentando a energia que é necessária para dispersar um líquido no outro.
	
	Tensoativos correspondem a substâncias necessárias na preparação de suspensão e não de uma emulsão.
	
	Tensoativos correspondem a substâncias que aumentam a tensão interfacial entre água e óleo, diminuindo a energia que é necessária para dispersar um líquido no outro.
	 
	Tensoativos correspondem a substâncias que reduzem a tensão interfacial entre a água e o óleo, diminuindo a energia necessária para dispersar um líquido no outro.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202551498)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia atentamente os tópicos: I- São glândulas sudoríparas que se encontram distribuídas por toda a superfície corpórea, na profundidade da derme, sendo mais numerosas nas palmas das mão, plantas dos pés e axilas. II- Não são glândulas sudoríparas verdadeiras, pois a secreção também é eliminada pelos canais foliculares, é intermitente e se relaciona ao estímulo sexual. III- Produzem o suor que contém materiais gordurosos. IV- A secreção sudoral resultante dessa glândula é incolor, inodora, hipotônica, composta de 99% de água e solutos encontrados no plasma, porém, em concentrações menores, especialmente sódio, cloretos, potássio, uréia, proteínas, aminoácidos, cálcio, fósforo e ferro. V- Tais glândulas não fazem parte da termorregulação e têm funções incertas. VI- Secretam pequenas quantidades de secreção de aspecto leitoso, em intervalos longos de tempo. Contém proteínas, açúcares, etc.
		
	
	As características I, III e IV referem-se às glândulas sudoríparas écrinas.
	 
	As características contidas nos tópicos I, V e VI são específicas das glândulas sudoríparas apócrinas.
	
	Excetuando a característica II, todas as demais caracterizam as glândulas sudoríparas écrinas.
	
	As características III e V referem-se às glândulas sudoríparas écrinas.
	 
	Enquanto a característica VI refere-se à glândula sudorípara apócrina, a característica I refere-se à glândula sudorípara écrina.

Outros materiais