Buscar

dor e inflamacao

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Dor e Inflamação
Rafael Nobre – 8º Período
1.Como ocorre o processo de inflamação?
A inflamação pode ser definida como uma reação ou uma defesa inespecífica (resposta padrão para qualquer estímulo) que o organismo desenvolve diante de uma lesão celular, seja ela causada por um agente químico, físico ou biológico (infecção). É responsabilidade do processo inflamatório proteger o organismo e causar reparação tecidual. Infelizmente, em algumas situações as respostas são demasiadamente desmedidas podendo prejudicar o organismo, chegando a causar um dano maior do que a agressão que desencadeou essa resposta. Alterações vasculares serão observadas no local, sendo controladas por substâncias denominadas mediadores inflamatórios ( ex: Prostanóides : Prostaglandinas, Prostaciclinas e Tromboxanos; entre outras substâncias), que vão promover um aumento da permeabilidade capilar , fazendo com que haja extravasamento de células polimorfonucleares (neutrófilos e etc) e quimiotaxia, um mecanismo onde as essas células podem ser guiadas até o foco da lesão. Os sinais da inflamação (Calor, rubor, dor, tumefação e perda da função) estão relacionados com o aumento do fluxo sanguíneo no local e aumento da permeabilidade vascular. Para encurtar a história: uma boa forma de impedir que ocorra esta inflamação é impedir que a CICLO-OXIGENASE sintetize os mediadores da inflamação a partir do ÁCIDO ARAQUIDÔNICO. 
Veja no esquema...
Cascata da inflamação
A membrana celular é composta de uma camada de fosfolipídeos, e , a partir de qualquer tipo de lesão (química,física ou biológica),
Fosfolipídios
Lesão
Fosfolipase A2
Ác. Araquidônico
COX2
COX1
A fosfolipase A2 agirá sobre a membrana, liberando ácido araquidônico...
A partir do Ác. Araquidônico, a COX1 e 2, irão sintetizar os mediadores da inflamação PGG.
Leucotrienos
LIPOX*
Obs.A Lipox sintetiza leucotrienos a partir do Ácido Araquidonico.
Antiinflamatórios Não Esteroidais
Os antiinflamatórios não esteróides irão agir bloqueando o ‘uso’ do Ácido Araquidônico pelas COX. (AINES não bloqueiam Leucotrienos)
Fosfolipídios
Fosfolipase A2
Ác. Araquidônico
COX2
COX1
AINE
Leucotrienos
LIPOX*
Antiinflamatórios Não Esteroidais
Cada COX está relacionada com um tipo de efeito inflamatório, e inibindo a sua ação, teremos a inibição de uma série de mecanismos, inclusive aqueles que desempenham funções essenciais.
Ác. Araquidônico
COX2
COX1
AINE
Antiinflamatórios Esteroidais
Irão inibir todas as vias de sintetização de mediadores inflamatórios.
Fosfolipídios
Lesão
Fosfolipase A2
Ác. Araquidônico
COX2
COX1
Leucotrienos
LIPOX*
Obs.Suprimem a FosfolipaseA2 através das Anexinas.
AIE
Suprimem a Fosfolipase A2
AIE
Inibem as COX
Prescrição dos Fármacos
Analgesia
Efeito Analgésico
As prostaciclinas estão relacionadas com a sensibilização dos nociceptores. Ou seja, uma vez que temos um tecido inflamado, e portanto, com aumento no número de prostaciclinas,os nociceptores estarão com um limiar de dor mais baixo; será preciso menor estímulo para causar dor. O fato do antiinflamatório inibir a produção de prostaglandinas será responsável por esse efeito analgésico.Já os fármacos analgésicos opióides nada tem a ver com essa cascata inflamatória. Nós temos receptores específicos relacionados a endorfinas, que são responsáveis pela regulação da dor. Ao receptor se ligar a um opiáceo analgésico, irá diminuir a sensação dolorosa.
Analgesia
Doses Analgésicas
Obrigado e Bons Estudos!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais