Buscar

PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
		Na década de 1980, psicólogos sociais brasileiros, liderados pela professora Silvia Lane, afirmaram, em textos, que [...] toda a Psicologia é social. Assinale a alternativa que melhor traduz essa afirmativa:
	
	
	
	
	
	a psicologia perdeu o interesse pelo indivíduo.
	
	 
	os processos psicológicos são construídos socialmente.
	
	
	o vínculo com a sociologia tornou o objeto da psicologia difuso.
	
	 
	o objeto da Psicologia é a sociedade.
		No que diz respeito à interação entre as características geneticamente determinadas e a experiência, marque a opção correta:
	
	
	
	
	 
	Os aspectos ambientais influenciam o desenvolvimento enquanto os aspectos genéticos o determinam.
	
	 
	O desenvolvimento acontece a partir da interação entre maturação e influências ambientais.
	
	
	A maturação biológica não pode ser influenciada por aspectos ambientais.
	
	
	A influência ambiental determina o desenvolvimento humano.
	
	
	Há uma programação genética que determina a trajetória do desenvolvimento.
		A ideia de subjetividade pode ser entendida pelo menos de duas maneiras diferentes: como experiência de si e condensação de uma série de determinações. A respeito das determinações sociais da subjetividade, considere as seguintes afirmativas:
1) É por meio das identificações que um determinado sujeito se organiza em torno dos modelos que sua sociedade lhe oferece.
2) O elenco de modalidades de subjetivação presentes num dado momento de dada cultura será regido pela variedade de soluções de que o psiquismo dispõe para resolver seus conflitos fundamentais.
 3) É indiferente para a constituição da subjetividade a posição que se ocupa numa sociedade de classes e o aceso aos produtos culturais veiculados pela educação.
 4) Ao contrário de outras teorias a respeito do psiquismo humano, a psicanálise falha por não dispor de ferramentas conceituais que permitam pensar como se dá a mediação entre o sujeito e o meio social.
5) Vincular a diversidade das subjetividades a uma questão cronológica é restritivo visto que pressupõe que num dado momento histórico as condições de subjetivação sejam iguais para todos.
 Estão corretas apenas:
	
	
	
	
	 
	1, 2 e 5.
	
	 
	3, 4 e 5.
	
	
	2, 3 e 4.
	
	
	1, 2 e 3.
	
	
	1, 3 e 4
		ENADE 2009.
A psicologia, ao participar do desafio contemporâneo do diálogo inter, multi e transdisciplinar, tem sua definição precária de identidade dissolvida, revelando seu potencial de olhar para a complexidade de seu objeto. Tal situação tem o potencial de propiciar a construção de novas formas e práticas de se pensar o saber psicológico. Todavia, convida à realização de atividades cada vez mais em sintonia com outros saberes. Assim, uma dupla tarefa impõe-se: dialogar, ultrapassando fronteiras antes demarcadas, e sustentar um discurso construtor de uma identidade específica do saber psicológico. Considerando-se o texto, assinale a afirmação CORRETA.
	
	
	
	
	
	A identidade emergente da psicologia contemporânea supera as suas dicotomias epistemológicas, ao dialogar com outros saberes, referendando-se neles, pois esses saberes possuem uma maior segurança metodológica;
	
	
	O psicólogo tem sido convidado a realizar diálogos que o desafiam a construir uma linguagem inter, multi e transdisciplinar, centrada no discurso epistemológico das ciências exatas, como a física quântica, e das ciências biológicas, como a genética.
	
	 
	A psicologia, ao participar do diálogo inter, multi e transdisciplinar, tem reconstruído as fronteiras de sua identidade, pois, no contato com saberes diversos, revela sua característica: a complexidade epistemológica e metodológica;
	
	 
	A psicologia como ciência foi marcada pela tensão dos projetos de sua constituição, estabelecendo uma epistemologia única que se expressa em múltiplos métodos, que podem dialogar com outros saberes;
	
	
	O diálogo inter, multi e transdisciplinar dificultam a definição formal da psicologia como ciência, pois dissolve a identidade já bem constituída do saber psicológico, propondo uma identificação com outras formas do saber sobre o homem;
		Assinale a afirmativa CORRETA, a respeito da concepção de homem, entendido como um ser 'sócio-histórico'. (ADAPTAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS - PSICÓLOGO/2004)
	
	
	
	
	
	As modificações biológicas hereditárias determinam o desenvolvimento sócio-histórico do homem e da humanidade;
	
	
	O homem surge como ser único cujas aptidões para relacionar-se dependem das situações de vida e históricas presentes no seu dia a dia.
	
	
	Existe um conjunto de traços herdados que, em contato com um ambiente determinado, tem como resultado um ser específico, individual e particular;
	
	 
	A assimilação pelo homem de sua cultura é um processo de reprodução no indivíduo das propriedades e aptidões historicamente passadas pela espécie humana;
	
	
	O homem é primitivamente um ser isolado e não social, desenvolve gradualmente a necessidade de relacionar-se com os outros indivíduos;
	
		Analise a seguinte definição: corresponde a qualquer evento interno ou externo ao sujeito capaz de provocar um desequilíbrio em seus sistemas constituintes (quais sejam, o fisiológico e/ou psicológico) de forma a lhe determinar algum tipo de ação (no caso, reação) que objetive restaurar a homeostase perdida. Essa definição refere-se a ideia de:
	
	
	
	
	
	Reflexo;
	
	
	Instinto;
	
	
	Comportamento;
	
	 
	Estímulo;
	
	
	Personalidade.
		O que diferencia uma psicologia científica de uma 'psicologia do senso comum', é:
	
	
	
	
	
	O conhecimento que trazemos dentro de nós;
	
	 
	A utilização de um método científico e criterioso da análise do comportamento;
	
	
	O nível de escolaridade de quem é observado.
	
	
	A nossa capacidade de julgar;
	
	
	O tipo de abordagem teórica do psicólogo.
	
	Hoje a Psicologia é definida como a ciência:
	
	
	
	
	
	da motivação, da emoção, da personalidade, do ajustamento e da anormalidade
	
	 
	do comportamento e dos processos mentais
	
	
	da mente
	
	 
	do comportamento humano e dos processos mentais
----------------------------------------------------------------------------------------------------
	
		O termo personalidade surge a partir da palavra  persona  que caracterizava a máscara usada pelos atores do antigo teatro grego e que representava os seus  personagens. A partir dos conhecimentos adquiridos nas aulas, o significado de personalidade para o senso comum e para o conhecimento científico é,  respectivamente:
	
	
	
	
	
	conjunto de papéis sociais desempenhados na idade adulta e papéis sociais desempenhados na adolescência.
	
	 
	papéis sociais desempenhados pela pessoa e conjunto de características  singulares  da pessoa;
	
	
	papéis sociais desempenhados pela pessoa e  conjunto de características comuns entre as pessoas;
	
	
	conjunto de características  singulares  da pessoa e papéis estabelecidos pela família no desenvolvimento;
	
	
	conjunto de características  singulares  da pessoa e papéis sociais desempenhados pela pessoa;
		
		Analise o texto a seguir: ¿[...] é a característica da personalidade que permite identificar as peculiaridades dinâmicas dos processos psíquicos como intensidade, velocidade, cadência e ritmo. Dois componentes [...], atividade e emocionalidade, estão presentes na maioria das classificações e teorias [...]. A atividade do comportamento caracteriza o grau de energia, de impetuosidade, de velocidade, de inércia e de lentidão. A emocionalidade caracteriza as peculiaridades da transcorrência das emoções, dos sentimentos, dos estados de espírito e suas qualidades, como: osinal (positivo/negativo) e a modalidade (alegria, mágoa, medo, tristeza, cólera, etc).¿ Sobre qual conceito específico da personalidade aludiria o texto a seguir:
	
	
	
	
	
	Caráter;
	
	 
	Temperamento;
	
	
	Estados;
	
	
	Inteligência.
	
	
	Traços;
		Analise a seguinte definição: ¿[...] ocorre quando obstáculos interferem na capacidade do organismo de dar uma resposta ligada a um objetivo, ou seja, de obter uma redução do impulso.¿ Esta definição corresponderia ao conceito de:
	
	
	
	
	 
	Frustração.
	
	 
	Emoções;
	
	
	Desejo;
	
	
	Aprendizagem;
	
	
	Sentimentos;
	
	B.F. Skinner foi um importante psicólogo americano que acreditava que o comportamento humano poderia ser observável e mensurável. A sua importância para o desenvolvimento do behaviorismo foi a descoberta de um novo conceito presente na aprendizagem. Que conceito é esse?
	
	
	
	
	
	A teoria da Resiliência.
	
	
	A teoria da Motivação;
	
	
	A teoria das Emoções;
	
	 
	A noção de Reforço;
	
	 
	O conceito de Persona;
		Indique a alternativa CORRETA. Para marcar sua resposta, considere as ideias e teorias psicológicas sobre formação da personalidade e desenvolvimento psicossocial.
	
	
	
	
	
	Fatores biológicos têm influência sobre o desenvolvimento psicossocial somente na infância.
	
	 
	Diferenças culturais são fatores relevantes na formação da personalidade.
	
	
	Mães que abandonam seus filhos possuem personalidade psicótica.
	
	
	Homens e mulheres possuem diferenças biológicas importantes, o que justifica o alto índice de criminalidade entre os homens.
	
	
	Através de traços biológicos é possível identificar tendências perversas em crianças até os 5 anos de idade.
		A Psicologia do Desenvolvimento ocupa-se das mudanças de comportamento e de habilidades que ocorrem durante toda a vida do indivíduo, da sua concepção à morte. O desenvolvimento é considerado um processo em que certas habilidades aparecem e mudam de acordo com mecanismos específicos. Podemos dividir as diferentes fases do desenvolvimento da seguinte maneira: desenvolvimento físico, da linguagem, da cognição e desenvolvimento socioemocional.
Marque a opção que diz respeito à dimensão socioemocional do desenvolvimento:
	
	
	
	
	
	No estágio pré-operacional, a linguagem progride de forma significativa e a criança começa a pensar simbolicamente, aumentando a intensidade de suas interações sociais.
	
	 
	A criança pequena apresenta um nível cognitivo 'primitivo', sendo que seu crescimento intelectual progride em estágios distintos motivados por uma necessidade inata de conhecer.
	
	
	Diferenças culturais no desenvolvimento motor de crianças podem refletir práticas específicas de criação, o que ocorre, por exemplo, com crianças africanas, que são mais precoces nas habilidades motoras.
	
	 
	Ao longo da vida, as histórias inter-relacionais de apego do indivíduo evoluem, desde as primeiras relações de apego do bebê.
	
		Grande número das teorias de personalidade, que proliferam na psicologia atual, utiliza o conceito de traço, o qual nos permite:
	
	
	
	
	
	Avaliar o insconsciente do indivíduo.
	
	
	Descrever as respostas relacionadas a circunstâncias extraordinárias;
	
	 
	Descrever respostas mais comuns;
	
	 
	Criar técnicas terapêuticas adequadas ao indivíduo;
	
	
	Conhecer a personalidade em sua totalidade;
		Em se tratando de Psicologia do Desenvolvimento, pode-se considerar alternativa CORRETA:
	
	
	
	
	 
	A Psicologia do Desenvolvimento é uma disciplina básica dentro da Psicologia, pois nos permite conhecer e trabalhar tanto com as crianças, quanto com os adolescentes e com os adultos.
	
	
	A Psicologia do Desenvolvimento representa uma abordagem para a compreensão da criança e do adolescente, através da descrição e exploração das mudanças psicológicas que as crianças sofrem no decorrer do tempo.
	
	
	O psicólogo do desenvolvimento pode atuar apenas em psicologia hospitalar, procurando criar condições para que as crianças possam ter um desenvolvimento saudável.
	
	 
	A Psicologia Infantil ou Psicologia do Desenvolvimento pretende descrever e explicar o processo de desenvolvimento da personalidade em termos de como e por que aparecem certos comportamentos. Busca, portanto, conhecer os processos internos que direcionam o comportamento infantil.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes