Buscar

Questões Logística Reversa

Prévia do material em texto

Questão 2 - Logística Reversa GABARITO DO PASSEI DIRETO
Princípios são as bases do sistema jurídico, situando-se entre os valores e as normas. São fundamentos do Direito, coordenando as regras jurídicas. Em caso de omissão da lei, nos termos do artigo 4.º, da Lei de Introdução às Normas de Direito, devem ser utilizados para a solução de litígios. Serve para orientar tanto o legislador quanto o intérprete na aplicação da norma. Têm o caráter de estruturação, sendo gerais e abstratos, orientando a aplicação do Direito. Como as normas legais decorrem dos princípios, tem-se que a violação destes é até mais grave do que das leis. Tão importantes quanto às definições legais, os princípios, em que pese não possuírem o status de lei, têm aplicação por julgadores e intérpretes para regular a vida em sociedade. Os princípios orientam as normas legais, e, desta forma, eventual violação daqueles acarreta uma gravidade maior do que a da própria lei. De acordo com o material disponibilizado para estudos, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que complementa a seguinte frase: 
 “Os princípios não são....” 
A - Legais 
B - Importantes 
C - Leis 
Você acertou! 
Os princípios não são leis mas são em larga escala aplicados pelos interpretes, possuindo importância 
magna (Rota de Aprendizagem VI, p. 3). 
D - Graves 
E - Seguidos 
Questão 3 - Logística Reversa Aula 2 pg-17
São constituídos por bens de pós-consumo em que os materiais constituintes de determinado produto descartado são extraídos seletivamente e aproveitados na fabricação de um produto similar ao de origem. Das baterias de veículos descartadas, por exemplo, podem ser extraídas a liga de chumbo e a carcaça de plástico, materiais que são reutilizados na fabricação de uma nova bateria.
Analise a descrição acima, e assinale a alternativa de que ciclos reversos de retorno ao ciclo produtivo se refere.
A – Canais de distribuição reversos de ciclo fechado. 
B - Canais de distribuição reversos de ciclo semifechado 
C - Canais de distribuição reversos de ciclo aberto 
D - Canais de distribuição reversos de ciclo semiaberto 
E – Nenhuma das alternativas estão corretas 
Questão 4 - Logística Reversa - GABARITO DO PASSEI DIRETO
A crescente velocidade de descarte dos produtos de consumo após o seu primeiro uso somados ao aumento significativo da descartabilidade de produtos em geral, no estando devidamente adequado a um canal de distribuição reverso de pós consumo, vai provocar um desequilíbrio entre as quantidades descartadas e reaproveitadas, gerando assim um imenso crescimento de produtos de pós consumo. 
Dentre as opções abaixo, marque V (verdadeiro) para as que contemplam e F (falso) para as que não contemplam necessidade da criação de canais reversos pelas empresas: 
( ) As exigências de redução de custos de transportes e de embalagens. (Não contempla)
( ) A mudança de mentalidade ecológica dos novos consumidores 
( ) A necessidade por melhores níveis de serviço aos clientes 
( ) A possibilidade da redução de custos com a reintrodução de materiais reaproveitados na cadeia de suprimentos.
( ) Atendimento a Legislação ambiental
Marque a alternativa que apresenta a sequencia correta:
A)- V – F – F – V – F
B)- F – F – F – V – V
C)- V – V – F – F – F
D)- F – V – V – V – V
E)- V – V – F – F – V
Questão 5 - Logística Reversa Aula 5 pg 7
 Responsabilidade Social Empresarial são ações das empresas que beneficiam a sociedade. São causas sociais relevantes para as comunidades contribuindo com a política social. E uma forma de gestão que pretende diminuir os impactos negativos no meio ambiente e comunidades, preservando recursos ambientais e culturais, respeitando a diversidade e reduzindo a desigualdade social. São as corporações se conscientizando do seu papel no desenvolvimento na comunidade que está inserida criando programas que levam em consideração a natureza, economia, educação, saúde, atividades locais, transportes educação, saúde, atividades locais. Sob o aspecto social, a responsabilidade social das organizações e o comportamento ético dos administradores estão entre as tendências mais importantes que influenciam a teoria e a prática da administração na passagem para o século XXI. O debate sobre a ética e responsabilidade social é muito antigo, e acentuou-se recentemente, devido a problemas como poluição, desemprego e proteção dos consumidores, entre muitos outros que sempre envolvem as organizações públicas e privadas. 
De acordo com o material disponibilizado para estudos, analise as alternativas abaixo e na sequência assinale aquela que corresponde a principal característica da responsabilidade social empresarial. 
A - A responsabilidade social empresarial tem como principal característica a coerência ética nas práticas e relações com seus diversos públicos, contribuindo para o desenvolvimento continuo das pessoas, das comunidades e dos relacionamentos entre si e com o meio ambiente. 
B - A responsabilidade Social empresarial tem como principal característica a redução de Custos e a ............. 
o crescimento e desenvolvimento das organizações e comunidades em torno da empresa. 
C – A Responsabilidade social empresarial tem como principal característica a aplicação de estratégias ..........organização uma melhor imagem perante a sociedade .
D - A Responsabilidade social empresarial tem como principal característica o desenvolvimento e aplicação........... melhoramento da imagem da organização.
E - A Responsabilidade social empresarial tem como principal característica o desenvolvimento da cadeia....... preocupados com a questão ambiental.
Questão 6 - Logística Reversa - Apol
A Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305, sancionada em 2 de agosto de 2010, em seu artigo 33, torna obrigatória a logística reversa para agrotóxicos, seus resíduos e embalagens; pilhas e baterias; pneus; óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens; lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista e produtos eletroeletrônicos e seus componentes.
De acordo com o material disponibilizado para estudos e nas informações extraídas ao longo das aulas..... que a logística reversa recomenda em relação aos produtos listados acima.
C- retorno, de forma independente do serviço público de limpeza urbana, através da atuação dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.
Questão 7 - Logística Reversa – Aula 2 PG 9 
De acordo com Dowlatshahi (2000), o estudo dos canais reversos pode ser considerado como um conceito novo na logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos, que ganha importância crescente como uma estratégia de negócio lucrativa e sustentável.
Nas nossa....................distribuição reversos interessa às empresas pela oportunidade de recuperação de custos envolvidos e pela diferenciação dos níveis de serviços oferecidos em mercados globalizados e extremamente competitivos da atualidade.
A partir do conteúdo da disciplina, analise as alternativas abaixo, e assinale a que apresenta a definição de gerenciamento.............
A – “ramo da gestão cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação (terra, ar e ..........
B – “O processo da movimentação de bens desde o pedido do cliente através dos estágios de aquisição de matéria ................para os clientes “
C - As atividades logísticas em que uma organização se ocupa da coleta de seus produtos usados, danificados ou ultrapassados, embalagens e/ou outros resíduos finais gerados pelos seus produtos e subprodutos”.
D – “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos............ restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos ....................
E – “conceito muito explorado pelas empresas para mostrar que o produto foi fabricado sem danificar ou prejudicar”. ecologicamente correto, não poluente’.
Questão8 - Logística Reversa – Livro O Reverso da Logística pg 157 
A grande quantidade de pneus inservíveis gerados representa um enorme prejuízo ao meio ambiente, fato que se toma ainda mais sério tendo-se em vista que não há como reduzir a quantidade produzida pela indústria, haja vista a demanda de produção de veículos automotores. Vivemos em um período de ápice da indústria automotiva, o que faz com que a geração de resíduos a partir dela seja muito grande, principalmente no caso dos pneus. Seu reuso por meio da reciclagem, da geração de energia e em alguns países na produção da malha viária, ou seja, com a fabricação do asfalto, vem sendo feito com a utilização de algumas tecnologias ainda tímidas................infelizmente ainda não é uma realidade no Brasil, os custos ainda são muito altos e poucas industrias dispõe de tecnologia avançada...................Algumas iniciativas tem ocorrido no sentido de reutilizar o material em desuso, como:
De acordo com o material disponibilizado para estudos, analise as alternativas abaixo, e assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsa...............considerando quais as iniciativas tem ocorrido no sentido de reutilizar o pneu e marque a alternativa que apresenta a sequencia correta....
I - A queima do pneu em cimenteiras para geração de energia. PG 157
II - O envio dos pneus utilizados para queima em indústrias químicas 
III - em outros casos, a produção de um subproduto para ser agregado na lama asfáltica. PG 157
IV - O uso dos pneus em confecção de produtos artesanais 
V - O processamento do pneu e descarte nos oceanos 
A) – V – V – V – F – F
B) – F – F – V – V – V
C) – V – F – F – V – F
D) – V – F – V – F – F
E) – F – F – F – V - F
Questão 9 - Logística Reversa (Gabarito PD) - Aula 2 – pg 17
Uma parcela dos bens de pós consumo será reintegrada ao ciclo produtivo e irá fluir pelos canais reversos
de reciclagem. Com a revalorização dos seus materiais constituintes, estes podem ser reintegrados ao ciclo
produtivo na fabricação de um produto similar ao que lhe deu origem ou de um produto distinto. Em
função dessa diferença, há a distinção de duas categorias de ciclos reversos de retorno ao ciclo produtivo:
Analise as alternativas abaixo e marque a que apresenta essas categorias.
A - Canais de distribuição reversos de ciclo aberto E Canais de distribuição reversos de ciclo fechado.
B - Canais de distribuição reversos de ciclo semiaberto E Canais de distribuição reversos de ciclo aberto 
C - Canais de distribuição reversos de ciclo fechado E Canais de distribuição reversos de ciclo semiaberto, 
D - Canais de distribuição reversos de ciclo semiaberto E Canais de distribuição reversos de ciclo semifechado. 
E - Canais de distribuição reversos de ciclo semifechado E Canais de distribuição reversos de ciclo fechado 
Questão 10 - Logística Reversa – Aula 6 pg 7 
Basicamente, o descritivo inicial da Política nacional de resíduos sólidos e a relação com a logística reversa é definida pela Lei nº 12.305/10 como: Instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.
Dentro deste contexto, os resíduos sólidos ganharam contornos políticos e econômicos inesperados, tanto pela crescente quantidade produzida, quanto pelos impactos ambientais causados pelo seu descarte incorreto. Como forma de solução para esse problema ambiental, temos uma atividade já praticada a um certo tempo, atividade já praticada a um certo tempo, mas tendo sua utilização com o cunho ambiental relativamente recente, que é a:
De acordo com o material disponibilizado para estudos, analise as alternativas abaixo, e na sequência a................realizada para possível solução do problema ambiental.
A - Políticas de sustentabilidade 
B - Incentivos fiscais 
C - Fiscalização sanitária 
D - Educação ambiental 
E - Logística reversa

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes