Buscar

Revisão AV1 dermato 2017

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Revisão Av1 Dermato 
Profª: Leila Varella
Paciente 50 anos realizou abdominoplastia, encontra-se no 14º dia de pós-operatório, com edemas em região abdominal e MMII, presença de fibrose pericicatricial, dificuldade de manter postura de tronco (ereta), sem queixas álgicas, sem queixas respiratórias. Em relação a atuação do fisioterapeuta em procedimentos pré e pós-operatório responda:
Objetivo do atendimento em dermatofuncional no pré- Operatório:
Orientação quanto ao processo pós-operatório; Hidratação da pele; Mobilização da gordura e pele; Estimular o sistema sanguìneo e linfático; Técnicas circulatórias para MMII (CNT); Exercícios respiratórios; Preferência não fumar 30 dias antes da cirurgia, ou alguns medicamentos ....
Cite os objetivos do tratamento dermatofuncional no Pós-operatório do caso acima:
Conforme o caso o tratamento será com o objetivo da redução do edema em MMII e abdominal (DLM e exercícios cinesioterapêuticos para MMII e aliviar a tensão muscular de tronco e MMSS...); uso de U.SOM em região fibrótica, para favorecer a cicatrização e mobilidade do tecido, assim como o uso de cintas constantemente.
Quais as complicações e recursos terapêuticos podemos utilizar em paciente com queimadura tardia?
- A fibrose será uma das complicação pois causa deformidade e limitação de movimento.
O recurso de massagens, endermoterapia, crochetagem, liberação miofascial.
Independente do problema que a pele apresenta e para iniciar qualquer tratamento facial utilizando recursos eletroterápicos ou cosméticos comente como deve ser o preparo da pele?
A limpeza de pele é o primeiro passo para manutenção e restabelecimento da estética facial – retira as impurezas e aumenta a oxigenação dos tecido.
 Quais os cuidados e orientações deve ser feita ao paciente em pós operatório de abdominoplastia?
A cinesioterapia de membros inferiores deve constar do protocolo desta fase; O uso do ultrassom terapêutico poderá ser iniciado nas áreas de fibrose, caso seja necessário; O uso contínuo da cinta ainda é fundamental nesta fase.
Qual a importância do vapor de ozônio na aplicação em estética facial?
É um equipamento , conta com sistema de ozônio eletrônico, que é um importante recurso com ação bactericida e emoliente no processo de preparo da pele para tratamentos faciais além de ocorrer vasodilatação favorecendo a circulação na área aplicada.
A técnica de Drenagem linfática manual será utilizada no pré e pós cirúrgico respeitando fisiologia e anatomia do sistema linfático. Sendo assim como deverá ser realizado esses movimentos na técnica da DLM?
Movimentos leves e lentos pois movimentos bruscos e intensos lesionam os vasos linfáticos e agravam o edema.
Na drenagem linfática manual devemos respeitar a fisiologia da do sistema linfático e evitar movimentos bruscos respeitando a pressão na realização da manobra. Essa pressão deve ser em torno de 20 à 40 mmhg. Explique o que poderá acarretar se essa pressão e os movimentos forem fortes e brutos
Lesionam os vasos e agravam o edema.
 
Os fatores etiológicos do FEG são conhecidos pela teoria circulatória que enfoca o papel de déficits circulatórios. Podemos observar uma lipodistrofia, decorrente da lipogênese e hipertrofia das células adipócitarias. Pergunta: Qual o recurso manual que será utilizado para melhoria do déficit circulatório?
-Recurso da Drenagem linfática manual.
Porque não podemos realizar movimentos bruscos, na técnica de drenagem linfática manual?
- Lesionam os vasos linfático agravando o edema.
Cite as contra indicações da terapia do vapor de ozônio?
Áreas de anestesia ou hiposensibilidade; Doenças vasculares; Estados de hemorragia; Inflamações muito agudas; Peles muito sensíveis ; Poros dilatados; Tumores malignos.
Na utilização das técnicas de corrente galvânica por efeitos polares utilizando um ionto polarizado e a técnica de Ultrassom ocorre a iontoforese e fonoforese. Explique o que ocorre com o produto utilizado na região tópica nessas ténicas?
- Forese = Carreamento ou introdução de ionto ou medicamentos por via tópica para o meio intersticial. 
Quais as indicações para o uso da técnica de alta frequência?
Desinfecção após a extração; Desinfecção e estimulação da circulação sanguínea do couro cabeludo; Nos procedimentos de limpeza de pele; Outros protocolos faciais (hidratação, revitalização)
Quais os recursos eletroterapicos que serão utilizados em paciente com dificuldade de cicatrização ou em escaras?
Carboxiterapia; Ultra som; Microcorrente; laser; oxigenioterapia.
Apesar do caráter pouco invasivo de alguns procedimentos, micoses e infecções de pele fazem parte da lista de doenças que podem ser contraídas através de pincéis, curetas (extratores de comedões), lixas de caneta diamantada e outros objetos utilizados nas práticas da estética. Sendo assim importante a utilização de EPIs. Pergunta:Qual a importância de biossegurança no tratamento estético?
Visa tanto quanto possível eliminar riscos inerentes gerados em diferentes atividades, onde pode ocorrer o comprometimento da saúde do homem.
Cite quais as principais EPI´s (equipamentos de proteção individual) com ação em estética?
Touca; jaleco; luvas; óculos; máscaras.
Paciente 40 anos realizou abdominoplastia, encontra-se com edemas em região abdominal e MMII, presença de fibrose pericicatricial, dificuldade de manter postura de tronco (ereta), sem queixas álgicas, sem queixas respiratórias. Em relação a atuação do fisioterapeuta em procedimentos pré e pós-operatório responda: Para obter melhor resultado no pré e pós cirúrgico comente qual a atuação do fisioterapeuta dermato funcional?
No pré operatório pode-se preparar a pele, músculo e postura do paciente; afinar extrato córneo facilitando a cicatrização; no pós operatório contribuir para o retorno do paciente às suas atividades; redução de edema evitando complicações.
No setor de fisioterapia foram realizadas avaliações de pacientes com linfedemas, retenção hídrica, gestantes com edemas em membros inferiores e pós operatório de cirurgia plástica. Qual o tratamento indicado para esses pacientes?
Drenagem linfática manual.
 Qual a formação do sistema tegumentar?
Epiderme; Derme ; Hipoderme ou tela subcutânea; anexos cutâneos (pêlos e unhas).
Descreva a diferença entre cicatriz hiopertrófica e queloide?
Cicatrização hipertrófica é um desordenamento das fibras de colágeno; é uma doença adquirida, e de tratamento.
Queloide é uma produção exagerada de fibras de colágeno. O indivíduo portador do defeito genético responsável pela formação do quelóide terá esse processo em todo ferimento que adquirir ao longo da vida, a não ser se for submetido algum tratamento médico para o controle
A técnica do desincruste é um procedimento de ação eletroquímica com o objetivo de retirar o excesso de sebo das peles seborreicas. Pergunta: qual o tipo de corrente utilizada na técnica do desincruste?
Corrente Galvânica
Paciente L.M. 20 anos realizou avaliação no setor de dermato funcional para tratamento de estrias que nesse tratamento dará inicio a uma reação inflamatória associadas a efeitos da corrente estimulando a regeneração da pele. Pergunta: Qual o nome dessa técnica e o tipo de corrente?
Eletrolifting e corrente contínua (galvânica)
O termo pH - potencial Hidrogeniônico - mede, numa escala numérica de zero a 14, a acidez de um produto ou da própria cútis. 
O pH da pele é definido pelo equilíbrio entre água, sal e sebo presentes na superfície da pele e ele é um padrão de medida para determinar se uma pele é ácida, neutra ou alcalina. 
Descreva qual o PH de uma pele alipica (seca) e Lipídica (oleosa)?
Geralmente, peles secas costumam a ter pH tendendo para o ácido e peles oleosas, pH tendendo para o básico ou alcalino.
A endermoterapia é um procedimento muito utilizado na estética. Quando acoplado a ponteira diamantada poderá realizar a técnica de microdermoabrasão ou peeling de diamante. Descreva
endermoterapia e suas indicações?
Procedimento realizado com aparelho de sucção com pressão negativa e rolamento agindo sobre o tecido realizando massagem profunda na pele e tecido subcutâneo. Estimula a vascularização e eliminação de tóxinas mobilizando o sistema venoso e linfático. Indicado para melhorar o aspecto do Feg (celulite) e da gordura localizada.
Qual o conceito básico da criolipólise?
É o resfriamento localizado do tecido adiposo subcutâneo com temperatura em torno de -5 a -15 ºC (medidas externamente), causando paniculite fria e morte adipocitária por apoptose.
Qual o tempo de aplicação para realização da técnica de criolipólise?
Pode variar de 45 a 60 min.
Quais os métodos utilizados para avaliação da criolipólise?
Peso; IMC; Mensuração Análise; ultrassonográfica.
Paciente submetido a avaliação estética corporal e na inspeção e palpação observou flacidez, edema por congestão circulatória, devendo ser tratado inicialmente a congestão circulatória e após a melhora desse quadro poderá dar inicio ao tratamento de redução de medidas e flacidez. Pergunta: Quais os recursos utilizados para Melhoria dessa congestão e para o fortalecimento e quais os fatores que ocasionam a flacicez?
Drenagem linfática, ultra som, corrente russa.
Estresse, disfunções hormonais, sedentarismo, tabagismo, emagrecimento.
A Acne é uma afecção da pele e o maior responsável pelo aparecimento da acne é a glândula sebácea, que produz a oleosidade da pele. Explique o que acontece com os folículos pilos sebáceos quando aparece essa afecção?
Os poros encontram-se obstruídos impossibilitando a saída da gordura que as glândulas sebáceas produzem e esse acumulo de gordura formam essas lesões de acnes.
Sabendo que a esfoliação deve respeitar o tempo de maturação celular, tempo este onde os queratinócitos se deslocam da camada basal em sentido a camada córnea, se desnaturando e desidratando. Este processo conhecido como processo de tunouver leva em média 21 a 28 dias. Responda: Qual o tempo médio de intervalo que se deve ter para realização de uma esfoliação?
Deve respeitar um tempo em média de 15 a 30 dias para realizar a esfoliação.
A avaliação da qualidade do serviço leva em consideração cinco parâmetros. Descreva quais são esses parâmetros?
Confiabilidade – prestar o serviço prometido de modo confiável e com precisão; 
Tangíveis – aparência física das instalações, equipamentos, pessoal e materiais de comunicação.
Sensibilidade – disposição para ajudar o cliente e proporcionar um serviço com presteza.
Segurança – conhecimento e cortesia de empregados e sua habilidade em transmitir confiança e confiabilidade.
Empatia – representa a atenção e carinho individualizado para todos os clientes
Descreva um protocolo para realização do procedimento limpeza de pele?
Demaquilar a pele (retira resíduos ou maquiagens), comece parte superior da face até a parte inferior;
Higienizar a pele com Gel de Limpeza. aplicar: rosto, pescoço e colo;
 Esfoliar;
Tonificar – Loção Tônica;
Utilizar o Creme emoliente;
Vapor de OZÔNIO 5 a 10 minutos;
Extração inicie da parte superior à parte inferior da face. Use lenço de papel para auxiliar as extrações, pois além de dar mais aderência é, também, mais higiênico
Tonificar 2 (assepesia);
Alta freqüência por 5 min, para desinfecção, devido ao seu efeito bactericida e anti-septico;
Realizar a massagem superficial com o Gel creme de Massagem;
Aplicar a máscara 10 minutos;
Finalizar Filtro solar.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais