Buscar

FISIOLOGIA REPRODUTIVA DE PEIXES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FISIOLOGIA REPRODUTIVA DE PEIXES
Possuem um aparelho reprodutivo simples, formado de ovários ou testículos. 
Ovários: 
estruturas pares, com formas e dimensões diversas variando por espécie idade e estágio de maturação, localizados sob a bexiga natatória, suspensos pelo mesentério e paralelos aos rins. O tempo para desenvolvimento do ovário varia entre espécies e de acordo com a temperatura da água.
Oviduto: estoque, deposição e incubação de ovos; Termina no poro urogenital. 
Óvulos: variam entre as espécies em número (2000 a 200.000.000), tamanho (0,8 a 2,1 mm) e forma. São constituídos de duas membranas (coriônica e vitelínica) e possuem, externamente, a micrópila, por onde penetram os espermatozoides. 
Testículos:
tem a mesma localização que os ovários e assim como estes, variam em forma e dimensões de acordo com espécies, idade e estágio de maturação. 
Espermatozoides:
são constituídos de cabeça (alongada ou curta), espaço intermediário e cauda, são bastante numerosos e podem sobreviver no meio externo por um tempo de 23 segundos a até 5 minutos. 
Algumas espécies tem mecanismos de defesa dos espermatozoides, como excreção das glândulas anexas, formação dos espermatóforos (cápsulas que armazenam o espermatozoide) e nadadeiras transformadas em órgãos protetores do orifício genital ou em gonodopódio (estrutura que deposita os espermatozoides direto no orifício genital da fêmea). 
Sexagem: 
é muito difícil diferenciar o sexo dos peixes, porém é possível; No período que antecede a reprodução, deve ser feita uma pressão ventral no sentido céfalo-caudal, de modo que o macho irá liberar o esperma viscoso e leitoso e a fêmea poderá ou não liberar ovócitos.
Características sexuais:
- Primárias: gônadas e ductos. 
- Secundárias: papila urogenital, modificação das nadadeiras pélvicas e anal, secreções, dicromatismo sexual, e alterações comportamentais. Estas características podem ser temporárias ou permanentes, dependendo principalmente dos hormônios sexuais gônadais e da integridade do eixo hipotálamo-hipófise. 
Fecundação: 
a fecundação dos peixes pode ser interna ou externa, sendo que na maioria das espécies é externa. Quanto ao tipo de fecundação, existem algumas subdivisões: 
Ovuliparos – fecundação e desenvolvimento externos 
Oviparos - fecundação interna e desenvolvimento externo
oviviparos- fecundação e desenvolvimento internos, com o ovo sendo liberado já com o embrião desenvolvido, ainda dentro da casca
vivíparos – fecundação e desenvolvimento internos, com a participação da fêmea através da placenta (seláquio).

Outros materiais