Buscar

ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DA CRIANÇA E ADOL 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DA CRIANÇA E ADOL. TEÓRICO
	1a Questão (Ref.: 201502175991)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), cabe ao enfermeiro o desafio de adequar o conhecimento disponível sobre o uso do processo de enfermagem em pediatria à prática da assistência. De acordo com as etapas da SAE, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	O histórico deve conter dados de identificação, entrevista, avaliação física e do desenvolvimento.
	
	O registro de enfermagem realizado após a avaliação do estado geral da criança, tem como objetivo nortear o planejamento da assistência a ser prestada e informar o resultado das condutas de enfermagem implementadas.
	
	Dentre os diagnósticos de risco mais frequentes identificados na criança e no adolescente hospitalizados destacam-se: de infecção, de integridade da pele prejudicada e comportamento infantil desorganizado.
	
	Dentre os diagnósticos reais mais frequentes em crianças, destacam-se comunicação verbal prejudicada, padrão de sono perturbado e atividade de recreação deficiente.
	 
	A evolução de enfermagem constitui uma estratégia específica que auxilia a criança como a família a chegar nos resultados esperados.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502175933)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O ECA foi instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990. Este estatuto dispõe sobre:
		
	
	Atenção a crianças e adolescentes em situação de risco social.
	
	Proteção a crianças em abandono.
	 
	Proteção integral a todas as crianças e adolescentes.
	
	Atenção a crianças e adolescentes autores de atos infracionais.
	
	Proteção a crianças vítimas de violência.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502176017)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violências (Brasil, 2010) é uma estratégia para a ação, um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), que proporciona a produção do cuidado desde a atenção primária até o mais complexo nível de atenção. Compreende as seguintes dimensões: acolhimento, atendimento, notiicação e seguimento na rede de cuidado e de proteção social. O Acolhimento é o primeiro passo para o cuidado de crianças e adolescentes em situação de violência. Nesta etapa do processo é INCORRETO airmar que:
		
	 
	O acolhimento é o espaço ou o local destinado a receber a criança ou o adolescente e seus familiares encaminhados por suspeita ou confirmação de qualquer forma de violência.
	
	O acolhimento representa a adoção de atitudes positivas e de proteção à criança ou ao adolescente e sua família que buscam por cuidados de saúde.
	
	O acolhimento implica na recepção de crianças, adolescentes e suas famílias de forma empática e respeitosa, por qualquer membro da equipe.
	
	O acolhimento inclui o acompanhamento do caso, fazendo os encaminhamentos necessários, desde sua chegada ao setor saúde até o seguimento para a rede de cuidados.
	
	O acolhimento pressupõe uma atuação comprometida, de forma conjunta com toda a equipe, compartilhando saberes, angústias e criatividades nos modos de fazer.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502175915)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em consulta de enfermagem, pode-se utilizar os estágios de Tanner como avaliação do exame físico. Estes estágios devem ser incluídos no roteiro de atendimento ao grupo de:
		
	
	recém-nascidos.
	
	gestantes.
	 
	adolescentes.
	
	puérperas.
	
	idosos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502175967)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF) prevê a suplementação preventiva com sulfato ferroso em todas as crianças entre:
		
	
	1 e 6 meses.
	
	6 e 12 meses.
	
	0 e 6 meses.
	 
	6 a 18 meses.
	
	1 e 12 meses.

Outros materiais