Buscar

PORTUGUES FORUM A

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leia o texto a seguir e, em no máximo 10 linhas, relacione as definições de “palavra” dadas pelo autor. É indispensável que você se posicione em relação a tais definições. Em outras palavras, você deve formular um pequeno parágrafo tratando das definições dadas pelo autor.
Professora, bom dia, desculpe - me pelo atraso na contribuição. Espero que eu esteja no caminho certo...
	Pelo que entendi, Câmara Mattoso deu sua contribuição através de estudos que demonstraram a sua inquietude relacionada à estrutura da Língua Portuguesa. O linguista analisa a língua portuguesa e as definições de palavras levando em conta a conceituação do vocábulo formal em oposição ao vocábulo fonológico bem como as estruturas mentais de significado e significante herdadas respectivamente por Bloomfield e Saussure.
	Para Câmara Mattoso a palavra não pode ser definida unicamente pela estrutura morfológica há de se levar em conta o pensamento, os símbolo criados. Um exemplo desta linha de pensamento diz respeito à escolha de palavras que cada um faz para escrever um texto. Palavras com significados iguais podem expressar ideias diferentes dependendo do que o autor deseja contar. 
	A palavra “contar”, por exemplo, pode servir para expressar contar pontos, números, dias, histórias e, independente da sensação ou sentimento que esta palavra “contar” desperta, ela tem sua estrutura de enunciado igual. É locutor que dará o sentido e que fará a escolha.
	O estudioso também nos amplia a visão do que seria a palavra, utilizando as definições de estudiosos anteriores a ele abre possibilidades que definem como palavra outros termos da oração que anteriormente não eram considerados.

Outros materiais