Buscar

Avaliando aprendizado direito Penal ii

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201607692056)
	Pontos: 0,0 / 0,1
	Na hipótese de concurso de crimes no qual o agente, através de uma ação dolosa e com desígnios autônomos, produz dois ou mais resultados criminosos é correto afirmar que se aplica ao caso:
	
		
	
	 
	Crime continuado
	
	Aberratio ictus
	
	Concurso formal perfeito de crimes
	 
	Concurso formal imperfeito de crimes
	
	Concurso material de crimes
	
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608178355)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	ENADE (Adaptada): O Ministro da Justiça e o Presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) assinaram acordos de cooperação técnica para facilitar a implantação do projeto Audiência de Custódia em todo o Brasil. Os acordos buscam incentivar o desenvolvimento da prática das penas alternativas e da política de monitoração eletrônica. As medidas previstas nos acordos buscam estimular e aproveitar o ¿potencial desencarcerador¿, assegurando o uso dessas ferramentas com respeito aos direitos fundamentais. A assinatura dos documentos alinha-se a uma das principais diretrizes da atual gestão do CNJ, que é o combate à ¿cultura do encarceramento¿. Segundo o Ministro da Justiça, é necessário desnudar problemas típicos do sistema prisional brasileiro, a exemplo da superlotação carcerária e da falta de capacidades para a ressocialização de presos. ¿Precisamos aplicar as sanções penais devidas e efetivas. Ainda há a ideia de que apenas a pena restritiva de liberdade é eficaz, mas há medidas cautelares, como a monitoração eletrônica, que precisam ser aplicadas. Precisamos encontrar sanções penais duras, eficazes e que não prejudiquem a segurança pública nos estados¿, defendeu o Ministro. Com base nesse texto, avalie as afirmações a seguir. I. A realidade da superlotação no sistema carcerário brasileiro é tema de extrema importância e preocupação na seara dos Direitos Humanos. Assim, há de se priorizarem políticas públicas que tenham como metas de longo alcance o encarceramento. II. O projeto Audiência de Custódia, cujo objetivo é incentivar a utilização das penas alternativas e da política de monitoração eletrônica, deverá ser implementado em todos os estados da Federação. III. A necessidade de ressocialização dos presos constitui uma das grandes preocupações dentro do sistema prisional, que precisa ser revisto diante da nova proposta do Conselho Nacional de Justiça. É correto o que se afirma em
	
		
	
	 
	II e III, apenas.
	 
	I, apenas.
	 
	II, apenas.
	 
	I, II e III.
	 
	I e III, apenas.
	
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607818901)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	Concurso formal de crimes é aquele
	
		
	
	 
	que ocorre quando o agente, praticando uma só conduta, comete dois ou mais crimes.
	
	que se concretiza mediante duas ou mais condutas, com dois ou mais resultados gerados por um só autor.
	
	nenhuma das anteriores.
	
	em que o agente estabelece uma forma de atuação, mas por razões alheias à sua vontade, ele não ocorre como idealizado.
	
	em que concorrem várias pessoas para a prática de um só ato delitivo.
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607356469)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	Sobre concurso de crimes, assinale a alternativa correta:
	
		
	
	
	O concurso formal adota somente o sistema da exasperação de penas.
	
	O concurso formal perfeito adota o critério do cúmulo material, enquanto que, o concurso formal imperfeito o adota o sistema da exasperação de penas.
	
	O concurso formal adota somente o sistema de cúmulo material de penas.
	 
	O concurso formal perfeito adota o critério da exasperação, enquanto que, o concurso formal imperfeito adota o sistema do cúmulo material de penas.
	
	O concurso formal perfeito adora o critério da acumulação material, enquanto que, no concurso formal imperfeito o Código Penal adota o sistema da acumulação jurídica.
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607786227)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	Assinale a alternativa que traz um elemento do crime:
	
		
	
	
	Exercício regular do direito
	
	Legítima defesa
	 
	Fato típico
	
	Estado de necessidade
	
	Estrito cumprimento do dever legal
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.: 201607704962)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	(136 Exame OAB/SP, 1ª Fase. Modificado) Segundo o Código Penal (CP) brasileiro, quando, por acidente ou erro no uso dos meios de execução, o agente, em vez de atingir a pessoa que pretendia ofender, atinge pessoa diversa, ele deve responder como se tivesse praticado o crime contra aquela. No caso de ser, também, atingida a pessoa que o agente pretendia ofender, aplica-se a regra do:
	
		
	
	
	Concurso material de crimes
	
	Crime permanente
	 
	Concurso formal de crimes
	
	Crime continuado de crimes
	
	Crime habitual.
	
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607787261)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	(OAB Exame Unificado IX) O sistema punitivo brasileiro é progressivo. Por meio dele o condenado passa do regime inicial de cumprimento de pena mais severo para regime mais brando, até alcançar o livramento condicional ou a liberdade definitiva. A respeito da progressão de regime, assinale a afirmativa correta.
	
		
	
	
	A) O sistema progressivo brasileiro é compatível com a progressão ¿por saltos¿, consistente na possibilidade da passagem direta do regime fechado para o aberto.
	
	B) O cumprimento da pena privativa de liberdade nos crimes hediondos é uma exceção ao sistema progressivo. O condenado nesta modalidade criminosa deve iniciar e encerrar o cumprimento da pena no regime fechado, sem possibilidade de passagem para regime mais brando.
	
	D) O pedido de progressão deve ser endereçado ao juízo sentenciante, que decidirá independente de manifestação do Ministério Público.
	 
	C) A progressão está condicionada, nos crimes contra a Administração Pública , à reparação do dano causado ou à devolução do produto do ilícito praticado com os acréscimos legais, além do cumprimento de 1/6 da pena no regime anterior e do mérito do condenado.
	
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607306365)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	X EXAME DE ORDEM UNIFICADO Filipe foi condenado em janeiro de 2011 à pena de cinco anos de reclusão pela prática do crime de tráfico de drogas, ocorrido em 2006. Considerando-se que a Lei n. 11.464, que modificou o período para a progressão de regime nos crimes hediondos para 2/5 (dois quintos) em caso de réu primário, foi publicada em março de 2007, é correto afirmar que
	
		
	
	 
	se reputará cumprido o requisito objetivo para a progressão de regime quando Felipe completar 1/6 (um sexto) do cumprimento da pena, uma vez que o crime foi praticado antes da Lei n. 11.464.
	
	se reputará cumprido o requisito objetivo para a progressão de regime quando Felipe completar 2/5 (dois quintos) do cumprimento da pena, uma vez que a Lei n. 11.464 tem caráter processual e, portanto, deve ser aplicada de imediato.
	
	se reputará cumprido o requisito subjetivo para a progressão de regime quando Felipe completar 2/5 (dois quintos) do cumprimento da pena, uma vez que a Lei n. 11.464 tem caráter processual e, portanto, deve ser aplicada de imediato.
	
	se reputará cumprido o requisito subjetivo para a progressão de regime quando Felipe completar 1/6 (um sexto) do cumprimento da pena, uma vez que o crime foi praticado antes da Lei n. 11.464.
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607296246)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	VII Exame de Ordem Unificado
Pitágoras foi definitivamente condenado, com sentença penal condenatória transitada em julgado, à pena de 6 (seis) anos de reclusão a ser cumprida, inicialmente, em regime semi‐aberto. Cerca de quatro meses após o início do cumprimento da pena privativa de liberdade, sobreveio nova condenação definitiva, desta vez a 3 (três) anos de reclusão no regime inicialaberto, em virtude da prática de crime anterior. Atento ao caso narrado, bem como às disposições pertinentes ao tema presentes tanto no código penal quanto na lei de execuções penais, é correto afirmar que
	
		
	
	
	Pitágoras deverá regredir de regime porque a nova condenação significa cometimento de falta grave.
	
	Pitágoras poderá continuar a cumprir a pena no regime semiaberto.
	 
	Pitágoras deverá regredir para o regime fechado.
	
	prevalece o regime isolado de cada uma das condenações, devendo‐se executar primeiro a pena mais grave.
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607703742)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	Indique o estabelecimento prisional destinado à execução da pena privativa de liberdade em regime aberto
	
		
	
	
	Penitenciária
	
	NDA
	
	Colônia agrícola e a colônia industrial
	 
	Casa do albergado
	
	Cadeia Pública
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.: 201607697888)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	Assinale a alternativa CORRETA sobre a suspensão condicional da pena:
	
		
	
	
	Ainda que seja cabível a substituição da pena privativa de liberdade por pena restritiva de direitos, deverá o magistrado suspender a execução da pena impondo ao condenado o cumprimento de algumas condições.
	
	Somente poderão ser suspensas as penas privativas de liberdade que sejam fixadas em patamar superior a dois anos. Nesses casos, da-se a suspensão por um período de dois a quatro anos.
	
	O condenado reincidente em crime doloso tem, segundo a lei penal, direito ao sursis.
	 
	A suspensão não se estende às penas restritivas de direitos nem à multa.
	
	A condenação anterior a pena de multa impede a concessão do benefício.
	
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607136456)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	Admite-se a suspensão condicional da pena (sursis):
	
		
	
	
	para o condenado que, na data do fato, tenha idade acima de setenta anos, desde que a pena não seja superior a dois anos.
	 
	a reincidente em crime doloso, desde que a condenação anterior tenha sido exclusivamente à pena de multa.
	
	para o condenado em estado de saúde grave ou portador de doença incurável, desde que ele tenha reparado o dano.
	
	em casos de condenação a pena restritiva de direito ou privativa de liberdade, desde que não superior a quatro anos.
	
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607683916)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO Washington foi condenado à pena de 5 anos e 4 meses de reclusão e ao pagamento de 10 dias-multa pela prática do delito de roubo (Art. 157, do CP), em regime semiaberto, tendo iniciado o cumprimento da pena logo após a publicação da sentença condenatória. Decorrido certo lapso temporal, a defesa de Washington pleiteia a progressão de regime prisional ao argumento de que, com a remição de pena a que faz jus, já cumpriu a fração necessária para ser agraciado com o avanço prisional, estando, assim, presente o requisito objetivo. Washington ostentaria, ainda, bom comportamento carcerário, atestado pelo diretor do estabelecimento prisional. Na decisão, o juiz a quo concedeu a progressão para o regime aberto, mediante a condição especial de prestação de serviços à comunidade (Art. 43, IV, do CP). De acordo com entendimento sumulado pelo Superior Tribunal de Justiça, assinale a opção correta.
	
		
	
	
	O magistrado agiu corretamente, pois poderia estabelecer qualquer condição como requisito para a concessão do regime aberto.
	
	O magistrado não agiu corretamente, tendo em vista que deveria ter fixado mais de uma pena substitutiva prevista no Art. 44, do CP, como condição especial para a concessão do regime aberto.
	
	O magistrado agiu corretamente, uma vez que é admissível a fixação de prestação de serviços à comunidade (Art. 43, IV, do CP) como condição especial para o regime aberto.
	 
	O magistrado não agiu corretamente, eis que é inadmissível a fixação de prestação de serviços à comunidade (Art. 43, IV, do CP) como condição especial para o regime aberto.
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607356476)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	Com relação à pena de multa, os valores arrecadados devem ser destinados:
	
		
	
	
	À Secretaria da Fazenda Estadual.
	
	À Secretaria de Segurança Estadual.
	
	À vítima ou a seus sucessores.
	 
	Ao Fundo Penitenciário Nacional.
	
	À Secretaria Penitenciária Estadual.
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607775125)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	São penas restritivas de direitos previstas no Código Penal, exceto:
	
		
	
	
	A privação de finais de semana;
	
	a perda de bens e valores;
	
	a prestação pecuniária;
	
	a prestação de serviço a entidades públicas;
	 
	a interdição permanente de direitos;
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.: 201607869176)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	Em tema de medidas de segurança, analise as assertivas abaixo: I - As medidas de segurança previstas no Código Penal são: internação em hospital de custódia e tratamento psiquiátrico ou, à falta, em outro estabelecimento adequado; e a sujeição a tratamento ambulatorial. II - A reforma do Código do Código Penal adotou o sistema vicariante ou unitário, no qual as medidas de segurança só podem ser aplicadas isoladamente, e não cumuladas com a pena privativa de liberdade. III - Mesmo que extinta a punibilidade, deve ser imposta a medida de segurança, devendo, ainda, ser executada a que tiver sido imposta. IV - A internação ou a medida de segurança será por tempo determinado, e o seu prazo será fixado entre o mínimo e o máximo da pena restritiva de liberdade prevista para o crime. É correto o que consta apenas em:
	
		
	
	 
	I e II.
	
	III e IV
	
	I,III e IV.
	
	II e III.
	
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607697895)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	Assinale a alternativa INCORRETA sobre as medidas de segurança:
	
		
	
	
	Em qualquer fase do tratamento ambulatorial, poderá o juiz determinar a internação do agente, se essa providência for necessária para fins curativos.
	
	O prazo mínimo de internação é de 1 (um) a 3 (três) anos.
	
	Extinta a punibilidade do agente, não se impõe medida de segurança nem subsiste a que tenha sido imposta.
	 
	O tempo de internação corresponde até a cessação da periculosidade do agente, podendo prolongar-se até o fim da vida do internado.
	
	O internado será recolhido a estabelecimento dotado de características hospitalares e será submetido a tratamento.
	
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607356449)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	São espécies de medidas de segurança:
	
		
	
	
	Reclusão e detenção
	
	Limitação de fim de semana e interdição temporária de direitos.
	
	Detenção e prisão simples
	 
	Tratamento ambulatorial e internação em hospital psiquiátrico
	
	Reclusão e detenção.
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607705058)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	Acerca do instituto da prescrição penal e seus efeitos, assinale a opção correta.
	
		
	
	 
	Ocorrendo a prescrição da pretensão executória, o título executório é formado com o trânsito em julgado; entretanto, o Estado perde o direito de executar a sentença penal condenatória.
	
	A partir do trânsito em julgado da sentença penal condenatória, começa a correr o prazo da prescrição da pretensão punitiva.
	
	Os crimes cuja pena máxima em abstrato é inferior a um ano tem por prazo de incidência da prescrição da pretensão punitiva 2 (dois) anos.
	
	Ocorrendo a prescrição da pretensão executória, a vítima não tem à sua disposição o título executivo judicial para promover a liquidação e execução cível.
	
	O reconhecimento da prescrição da pretensão punitiva significa que o réu pode ser considerado reincidente, caso pratique novo crime.5a Questão (Ref.: 201607183154)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	Alberto, condenado pelo crime de roubo a uma pena de 6 anos, após cumprir 1/3 da pena obtém livramento condicional. Depois de 1 ano de período de prova, surge uma sentença condenatória a uma pena privativa de liberdade de 15 anos por um crime praticado antes de iniciado o livramento. Diante deste fato, é correto afirmar que a nova condenação, em relação ao livramento condicional concedido:
	
		
	
	
	será revogado, as duas penas não serão somadas e Alberto deverá cumprir toda a pena novamente
	
	não será revogado, pois o crime foi anterior à sua concessão.
	
	não será revogado, devendo o condenado cumprir tão somente a pena da nova condenação.
	 
	será revogado e o tempo em que ficou solto, sob o período de prova, será considerado como pena cumprida.
	
	será revogado e Alberto não terá direito a novo livramento condicional.

Outros materiais

Materiais recentes

Perguntas Recentes