Buscar

Administração Sistemas e Ambiente Apol 1

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Administração, Sistemas e Ambiente
 Por que chamamos as empresas de organização e não de sistema simplesmente?
Nota: 20.0
	
	A
	Porque um sistema ou subsistema em si é uma ferramenta que objetiva uma organização.
	
	B
	Uma organização é formada por sistemas e subsistemas, ou seja, o conceito de empresa se enquadra no resultado e não apenas no processo.
	
	C
	Uma empresa é um sistema, formada por diversos sistemas e subsistemas, organizados em um processo administrativo como um todo.
	
	D
	Todas as alternativas estão corretas.
Você acertou!
Pensemos na palavra “organização”. É o ato de ordenar, arranjar. Ou seja, criar uma estrutura para constituir um funcionamento que ajude a atingir um objetivo maior, facilite o atingimento de algo para o presente ou futuro. Como já dissemos, chamamos de organização todo e qualquer tipo de empresa, seja ela estatal, privada, com ou sem fins lucrativos, que oferece bens ou serviços. Seja qual for o tipo de empresa, esta será, uma estrutura, uma organização. Vamos pensar como utilizamos a palavra organização no dia-a-dia. Costumamos associar a palavra ao ato de organizar. Imagine, assim, um roupeiro (guarda-roupa) como uma forma de organização específica. Todavia, o fato de ser dividido em áreas de acomodação das roupas não o torna uma organização por completo; é preciso sistematizar essa divisão. Ou seja, se camisas e casacos estão no cabide, roupas menores nas gavetas, todos divididos por tipo ou até mesmo cor, isso sim o torna uma organização, pois, com esta forma de organizar, poderemos viabilizar o objetivo pelo qual existe esta estrutura: facilitar o uso das roupas (quando estamos com pressa, precisamos achar rapidamente aquela roupa certa), conservando-as devidamente (ninguém gosta de usar roupa amassada ou embolorada). Quando isso não acontece neste caso, dizemos que nosso guardaroupas está desorganizado. Assim, temos em um guarda roupa um sistema, uma grande estrutura de auxílio à vestimenta, onde cada setor (camisas, calças, casacos, etc.) está organizado de forma que racionalize o conjunto que iremos vestir. Ele deve estar organizado de tal forma que cada processo não estrangule o outro. Como vestir os sapatos antes das calças por exemplo. Comentário: Portanto, criar um sistema em uma empresa é objetivar produto final, tangível ou não, resultado desses subsistemas em conjunto. Um sistema é parte, um processo, que segue um passo-a-passo na sua concepção, e não um resultado final, o que se espera de um empreendimento. Sistemas por si só são sistemas apenas. Planejados, organizados, dirigidos e controlados, formam uma empresa completa. E é o que veremos em detalhes mais adiante.
Questão 2/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
Analise a questão e responda: (ENADE 2002) A produção em escala se diferencia da produção artesanal em inúmeros aspectos. Quando se observa o indivíduo neste contexto, conclui-se que as características associadas principalmente a produção em escala são:
Nota: 20.0
	
	A
	A especialização do indivíduo, a visão sistêmica, a máxima produtividade e o comprometimento.
	
	B
	A especialização do trabalho, a máxima produtividade, visão sistêmica e o padrão de produção.
	
	C
	A divisão do trabalho, a especialização do indivíduo, o padrão de produção e a alienação do processo.
Você acertou!
A divisão do trabalho, a especialização do indivíduo, o padrão de produção e a alienação do processo Na produção em escala o trabalhador não possui uma visão limitada da empresa, com conhecimento e visão somente da sua parte produtiva. O trabalhador não participa do planejamento estratégico da empresa, nem possui uma visão contingencial.
	
	D
	O planejamento estratégico, a divisão do trabalho, o tempo padrão e a visão contingencial.
Questão 3/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
Avalie as asserções sobre a Revolução Industrial abaixo e a relação proposta entre eles:
 
A Revolução Industrial foi marcada por várias transformações, de ordem política, social e econômica.
 
PORQUE
 
Nesse período surgem as fábricas. A indústria manufatureira passa a ser mecanizada com o surgimento das máquinas que substituem o trabalho do homem. O artesão gradualmente é forçado a deixar seu local de trabalho para ser operário na fábrica.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Você acertou!
A relação aqui se faz em causa-efeito, onde a assertiva I é complementada pela primeira justificando o efeito da Revolução industrial; a alternativa (b) está incorreta, pois ambas se completam, onde temos conceito-justificativa; já a alternativa (c) está incorreta, pois a lógica das duas assertivas são as mesmas; a alternativa (d) é incorreta porque ambas assertivas são verdadeiras; e por fim, a alternativa (e) é incorreta, pois justamente a assertiva II vem justificar a I.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 4/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
Avalie as asserções sobre a Revolução Industrial abaixo e a relação proposta entre eles:
 
O antigo artesão, ou camponês, se torna operário e vai trabalhar na indústria, tornando-se um apêndice da máquina, sem controlar mais o processo produtivo em toda sua integralidade.
 
PORQUE
 
Eles tinham autonomia no processo produtivo, conhecia todas as etapas e materiais utilizados na confecção do produto.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Você acertou!
Ambas assertivos são verdadeiras sobre os impactos da RI, porém a assertiva II não justifica a primeira, apenas relata o que havia antes da RI; a alternativa (a) está incorreta, pois ambas não se justificam; já as alternativas (c), (d) e (e) estão incorretas, pois ambas assertivas são verdadeiras.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 5/5 - Administração, Sistemas e Ambiente
Como agente desvelador da realidade em que vive, agente de mudança e de transformação, o administrador por meio de seus conhecimentos e de sua visão, realiza análise da organização e do mercado, verificando as oportunidades, ameaças, as fraquezas e fortalezas, o que faz com que a organização a qual está sob sua direção, faça um diferencial no mercado, transformando fraquezas em fortalezas e ameaças em oportunidades (http://www.sobreadministracao.com/o-administrador-faz-acontecer, acessado em 30/11/2015).
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- O administrador, por meio de uma visão sistêmica, do todo organizacional, desenvolve um trabalho de qualidade, conseguindo êxito em suas ações com e por meio das pessoas que fazem parte de todo processo organizacional.
 
PORQUE
 
II-O objeto de estudo da Administração são os métodos e processos de trabalho de cada operário.
A respeito das asserções, assinale a opção correta.
Nota: 0.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
O fator humano é o centro das atividades para obtenção de resultados (CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2013).
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	Aasserção I  é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I  é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.

Outros materiais