Buscar

PROC. PENAL II

Prévia do material em texto

Na tentativa de identificar... Sim.O HC deve ser concedido , pois foi praticado o crime de tortura para obtenção de prova ilícita. O HC tem natureza autônoma de intervenção. A confissão de Alfredinho foi uma prova ilícita derivada. Estas provas são admitidas com base no princípio da inadmissibilidade das provas ilícitas.
 O padre José... Não. O padre por exercer ministério que exerce deve guardarsegredo, salvo se desobrigado pela parte interessada quiser dar o seu depoimento . A prova produzida não seria válida.
O MP ofereceu... Não, pois trata-se o caso concreto de Mutatio Libelli, uma vez que a denúncia trouxe determinados fatos, os quais foram objetos de ataque da defesa. No final da instrução probatória se verifica a mudança da narrativa ao qual o defensor não teve oportunidade de se manifestar. Logo, considerando que o réu se defende dos fatos, seria necessária a formação de novo contraditório, do contrário, fica cerceada a ampla defesa.O mutatio libelli exige a emenda da denúncia e a abertura de prazo de 5 dias para manifestação da defesa, para que, querendo, requeira novas provas e depoimentos pessoais.
Huguinho, Zezinho... Não. Luizinho será citado pessoalmete, Huguinho será citado por hora certa e Zezinho será citado por edital.
Marcílio responde... A tese de nulidade do feito apartir da A.I.J , uma vez que, não foi observado pelo magistrado a regra no art. 400 CPP, onde primeiro serão ouvidos as testemunhas arroladas pela acusação e depois as da defesa, violando portanto o princípio do devido processo legal, contraditório e ampla defesa.
Simporônio, motorista... Não. É incabível a citação por hora certa no JeCrim, pois deverá sempre pessoal e sempre que possível no próprio Juizado ou por mandado. Caso o acusado não seja encontrado para ser citado, as peças existentes devem ser encaminhadas ao Juízo comum que adotará as providências cabíveis.
Juninho Boca, jovem.. Conforme a lei 11.343/06, não assiste razão à defesa, pois o perito que subscrever o laudo prévio não ficará impedido de participar da elaboração do laudo definitivo. Porém, a única ressalva guarda guarida quanto ao laudo definitivo que deverá ser elaborado por dois peritos oficiais, sob pena de nulidade.
Caio, professor do curso.. a)A melhor tese defensiva, seria argumentar que no caso o reu agiu com culpa consciente , por que apesar de ter sido possível a ele, antever a ocorrência de um resultado naturalístico, ele sinceramente e equivocadamente, não aceitava o resultado e ainda acreditava que nada poderia acontecer, tendo em vista que ele era perito em direção. b)O pedido a ser realizado seria pela desclassificação própria, com remessa dos autos paro o órgão com competência originaria. c) Neste caso o recurso a ser interposto, seria o recurso em sentido estrito e a petição deve ser endereçada ao juiz que prolatou a sentença.
Antônio foi submetido... A defesa poderá alegar a nulidade do julgamento, com base na súmula 206 do STF. Ainda que se considere que essa anulidade seja relativa no caso apresentado a nulidade seja absoluta, porque o réu foi conedenado por 4x 3 e o prejuízo ficou evidente. Desta forma, não pode servir no Conselho quem tiver tomado parte como jurado em julgamento anterior, inclusive de co-réu.
Tício foi condenado...O prazo para interposição dos recursos é prazo processual desconta o dia do inicio computando-se o dia do final.Apesar de haver divergência predomina o entendimento de que o advogado pode interpor recurso contra vontade do réu, no caso concreto o prazo deverá ser computado a partir do dia 9, dia da ultima intimação o prazo deveria começar no dia 10, por ser sábado o seu inicio se dará no dia 12 segunda-feira. O recurso de apelação deve ser interposto no prazo de 5 dias conforme art. 593 cpp sendo assim a interposição no dia 16 configura-se tempestiva.
Pedro, almejando a morte de José... I-O recurso cabível é o recurso em sentido estrito. II-O prazo é de 5. III-Ocorreu quebra no nexo de casualidade porque a causa eficaz da morte consiste em causa pré existente absolutamente independente.crime impossível, repercutindo em absolvição primaria.
George, foi pronunciado, na forma... recurso de apelação (prazo de 5 dias) com a tese defensiva de preliminar de nulidade absoluta (art. 478, II, CPP). Último dia do prazo 16/12.
Herculino foi condenado a 20 anos de reclusão ... a)Embargos de declaração, prazo de 2 dias. b)O último dia será 20. c)Dia 21.
Aristóteles foi condenado à pena de 9 anos de reclusão pela prática do crime de estupro... Não, pois conforme art. 626, parágrafo único, CPP é vedada a reformatio in pejus na revisão criminal conforme corrente majoritária.Contudo, há o entendimento de uma corrente minoritária no sentido de que no novo processo o juiz de primeiro grau poderá aplicar pena superior, pois o art. 626, parágrafo único, CPP impede que a pena seja aumentada pelo juízo de revisão e não pelo juízo de primeiro grau.
Caio, na qualidade de diretor financeiro de uma conhecida empresa defornecimento de material de informática... a) Caberia habeas corpus,uma vez que nao ha previsao de recurso contra a decisao que nao absolvera sumariamente o acusado, sendo cabivel acao mandamental, conforme estabelece o art. 647 e seguintes do CPP.No presente caso nao caberia recurso em sentido estrito, uma vez que o enunciado da questao nao tras qualquer informacao a cerca da fundamentacao utilizada pelo magistrado, face ao indeferimento expresso de reconhecimento da extincao da punibilidade em relacao ao INSS. b) O Habeas corpus devera entrar no TRF da expectiva regiao que o processo esta tramitando. c) Extinção da punibilidade pelo pagamento do débito quanto ao delito previsto no artigo 168-A, do CP, e, após, restando apenas acusação pertinente à sonegação de tributo de natureza estadual, incompetência absoluta – em razão da matéria – do juízo federal para processar e julgar a matéria. Quanto à Súmula Vinculante nº 24, o enunciado não traz qualquer informação no sentido de que a via administrativa ainda não teria se esgotado, não podendo o candidato deduzir tal fato.
Tício e Caio foram acusados de receberem... a)De acordo com a emendatio libelli, o juiz, quando da sentença, verificando que a tipificação não corresponde aos fatos narrados na petição inicial, poderá de ofício apontar sua correta definição jurídica . Na “emendatio ” os fatos provados são exatamente os fatos narrados. Art. 383. O juiz, sem modificar a descrição do fato contida na denúncia ou queixa, poderá atribuir-lhe definição jurídica diversa, ainda que, em consequência, tenha de aplicar pena mais grave. b) É possível que o tribunal, no julgamento de um recurso contra a sentença, faça emendatio libelli, desde que não ocorra reformatio in pejus. 
No que consiste o Princípio da Congruência ou da Correlação? O PRINCÍPIO DA CONGRUÊNCIA TRATA DE UMA PROIBIÇÃO AO MAGISTRADO. Não poderá o juiz conceder nada a mais ( ultra petita) ou diferente do que foi pedido (extra petita). Assim, como não poderá fundamentar-se em causa de pedir diferente da narrada pelo autor; caso não seja observado esse princípio a sentença será considerada nula.
Determinado delegado de polícia obtém autorização judicial... Há duas correntes dou trinarias para questão.1ª corrente: a interceptação é válida como prova do novo crime ou criminoso descoberto fortuitamente, desde que seja conexo como crime para o qual foi autorizada a interceptação telefônica. Assim, se não houver a conexão, a interceptação só serve como “ noticia criminis” para iniciar uma nova investigação em relação a esse novo crime ou criminoso. Esta corrente prevalece na doutrina brasileira. 2ª corrente: a interceptação é válida como prova do crime ou criminoso descoberto fortuitamente, mesmo se não houver conexão c om o c rime para o qual foi solicitada a interceptação telefônica, mas desde que relacionada com o fato criminoso objeto da investigação. Esta corrente vem prevalecendo na jurisprudência, pois o Estado não pode se manter inerte diante da notícia deum crime ( STJ, RHC 34.280; STJ HC 33.462 e STF AI no AR 71.706). Diante das duas correntes, cabe salientar que a 2ª encaixa na proposta da defesa, portanto é ilícita para atuar no f eito, porém ser instaurado IP para apu ração do ilícito descoberto.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes