Buscar

Alimentos funcionais Fernanda

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Alimentos 
Funcionais
Introdução
10/25/2017
Footer Text
2
10/25/2017
Footer Text
3
Definição
“Todo aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos benéficos á saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica”
ANVISA
Catequinas
Catequina é um fitonutriente da família dos polifenóis, e tem uma forte ação antioxidante. Está presente de forma natural em alguns alimentos.
Apresentam propriedades que atuam de forma benéfica em algumas doenças como a diabetes (tipo1), as cardiopatias, as infecções virais, as inflamações em doenças degenerativas e o envelhecimento.
Segundo se sabe a ingestão de antioxidantes como é o caso dos fito nutrientes ajudam na proteção cardiovascular reduzindo a incidência das doenças cardíacas. Estas substâncias podem também contribuir para a redução dos níveis de colesterol principalmente do colesterol LDL dando igualmente uma preciosa ajuda para uma redução da incidência das citadas doenças.
Licopeno
O licopeno é um carotenoide, um pigmento naturalmente vermelho que dá cor ao tomate e a outros frutos e vegetais vermelhos, amarelos e alaranjados como melancia, goiaba, mamão, uva, goji berry, cenoura, entre outros. Foi nesta última década que estudos passaram a apontar o licopeno como um protetor potencial contra certos tipos de câncer e doenças cardiovasculares.
É um pigmento vermelho vivo que não é produzido pelo corpo humano, mas é essencial para a saúde de órgãos como fígado, pulmões, pele, cólon, próstata, glândulas suprarrenais e sangue. Estudos em animais apontam que o licopeno pode ter efeito antioxidante e também bloquear o crescimento de células cancerígenas
Ele pode ser consumido através de muitos alimentos, mas principalmente pelo tomate. 
O licopeno é tido como o antioxidante mais eficaz entre os carotenoides que possuem betacaroteno. Pesquisas mostram que sua ação antioxidante é capaz de manter a força, a espessura e a fluidez das membranas das células.  
Luteína e Zeaxantina
A luteína é um dos dois principais carotenoides encontrados na pigmentação colorida do olho humano. A cor serve como um filtro de luz e protege os tecidos do olho contra danos causados pela luz solar.
A zeaxantina é um pigmento natural encontrado nos alimentos de cor amarela, vermelha, alaranjada e verde. Sendo carotenoides, compostos naturais que trabalha junto com a Luteína para promover o processo de fotossíntese nas plantas, controlando a absorção da luz para evitar que o excesso de luz solar, em especial dos raios ultravioleta, lhes causem danos.
Além de estar presente nos tecidos e no plasma dos olhos, a luteína juntamente com outro carotenoide chamado zeaxantina, também compõe a pele, o colo do útero, o cérebro, a mama e o sangue. A luteína não é produzida pelo nosso organismo e tem que ser ingerida através dos alimentos ou na forma de suplementos.
Os benefícios da Luteina: diminui a incidência de catarata nos olhos, previne a degeneração macular, protege a saúde da pele, ajuda a reduzir a fadiga ocular e a sensibilidade ao brilho da luz, promove a qualidade da função visual e garante a densidade adequada das lentes oculares, fortalece o tecido ocular, melhora a qualidade da visão.
 
Beneficios da Zeaxantina: atua contra a degeneração macular, previne a incidência de catarata, protege a saúde da pele
As fontes de Luteina e Zeaxantina : fontes naturais mais significativas de luteína e zeaxantina são os vegetais de folhas verde-escuros e outros vegetais verdes ou amarelos. De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA a couve e o espinafre 
Indois e Isotiocianatos
O isotiocianato é um composto formado a partir dos glicosinolatos através da ação de uma enxima chamada microsinase, são oxidantes que estão presentes em crucíferas, tais como brócolis, couve-flor, couve, repolho. Esses compostos julga-se que inibem a mutação do DNA/ADN, que predispõe algumas forma de câncer, principalmente pulmão. São dois grupos químicos presentes em vegetais. Os indois e isotiocianatos são formados de alguma maneira, quando os vegetais são cozidos ou mastigados. Sendo considerados indutores de enzimas protetoras contra o câncer
Flavonóides
São produtos do metabolismo secundário de plantas, pertencentes à classe dos compostos fenólicos, atuando, principalmente, na defesa do organismo que a produz. Também apresentam outras funções nos produtores como atrair agentes polinizadores, dar pigmentação em frutas, sementes e flores e proteger em relação à radiação ultravioleta. 
São encontrados nas plantas na forma glicosilada, que nada mais é do que combinados a moléculas de açúcares.
 Modo geral: são formados pela combinação de compostos gerados a partir da fenilalanina (um tipo de aminoácido) e ácido acético. Sua estrutura química é caracterizada pela presença de três anéis fenólicos.
Flavonóides 
Ação:
Atividade anti-câncer, vasodilatadora, antiinflamatória e antioxidante 
Onde o alimento é encontrado:
Soja, frutas cítricas, tomate, pimentão, alcachofra, cereja 
10/25/2017
Footer Text
12
Fibra solúveis
Fibra tem a capacidade de se misturar na água, formando uma espécie de gel. Esses géis aumentam a viscosidade dos alimentos no estômago, o que proporciona uma sensação de saciedade maior. Outro benefício que as fibras solúveis trazem é ajudar na regulação do trânsito intestinal. 
Fibras solúveis em pó
Os suplementos de fibras alimentares podem ser usados quando não é possível consumir a quantidade de fibras necessárias por dia e alcançam os mesmos benefícios
Fibra insolúvel
Este tipo de fibra, por sua vez, não interage com a água, permanecendo intacta durante todo o trato gastrointestinal. Diferente das solúveis, essas não formam gel, mas têm, como uma de suas principais funções, o aumento do bolo fecal, o que ajuda o funcionamento do intestino. "As fibras insolúveis agem no cólon proximal diminuindo a fermentação e no cólon distal aumentando a absorção de água e reduzindo o tempo de trânsito de transito intestinal. Assim, a eliminação fecal se torna mais fácil e rápida".
Fibras insolúveis 
Ação:
Reduz risco de câncer de cólon, melhora o funcionamento intestinal. As solúveis podem ajudar no controle da glicemia e no tratamento da obesidade, pois dão maior saciedade. 
Onde o alimento é encontrado:
Cereais integrais como aveia, centeio, cevada, farelo de trigo, etc; leguminosas como soja, ervilha, etc.; hortaliças com talos e frutas com casca 
Prebióticos
Os prebióticos são alimentos/nutrimentos não digeríveis da alimentação. Produzem efeitos benéficos, estimulando seletivamente o crescimento e/ou a atividade de um ou mais tipos de bactérias do cólon, principalmente as do género Bifidobacterium; estas por sua vez têm ações de beneficiar a saúde do hospedeiro.
18
Prebióticos  
Ação:
Ativam a microflora intestinal, favorecendo o bom funcionamento do intestino 
Onde o alimento é encontrado:
Extraídos de vegetais como raiz de chicória e batata yacon
Sulfetos alílicos 
Substâncias antioxidantes
Ação:
Reduzem colesterol, pressão sanguínea, melhoram o sistema imunológico e reduzem risco de câncer gástrico 
Onde o alimento é encontrado:
Alho e cebola 
Probiótico
Definição
 São microrganismos vivos que podem ser agregados na dieta. Os microrganismos são fermentáveis, cuja função é mudar a composição microbiota.
Onde eles podem ser encontrados? 
 Leites fermentados; 
 Iogurte;
 Forma de pó ou capsulas
 Queijo e coalhada 
Probiótico
Benefícios dos probióticos 
 Combater problemas intestinas;
 Aumentar a absorção de alguns nutrientes; 
 Melhora a função digestiva;
 Prevenir infecções entéricas;
 Gastro intestinais.
10/25/2017
22
Esteróis
Definição
 São substancias semelhantes ao colesterol, mas ao contrario desse, apenas se encontram naturalmente em produtos de origem vegetal. 
 Eles não são sintetizados pelo nosso
organismo e são pouco absorvidos pelo intestino. 
Onde podem ser encontrados? 
 Sementes;
 Óleo de milho;
 Óleo de girassol; 
Esteróis
Benefícios do esteróis 
 Reduzem os ricos de doenças cardiovascular; 
 A ingestão de 1g a 3g diária pode diminuir os valores de colesterol LDL. 
Tanino
Definição
 É uma substancia química encontrada no grupo de fenóis vegetais. 
Alimentos que podemos encontrar tanino
 Cereja;
 Romã;
 Uva; 
 Vinho
Tanino
Usos farmacológicos 
 Antídotos em intoxicações por metais pesados e alcaloides
 Via externa: cicatrizantes, hemostáticos, protetores e reepitelizantes;
 Via interna: antidiarreicos;
 Antissépticos;
 Antioxidade;
Tanino
Benefícios do tanino
 Reduz o colesterol ruim;
 Retarda o envelhecimento da célula;
 Reforça as paredes arteriais, prevenindo o entupimento das veias. 
Goma de mascar
Uma goma de mascar feita com probióticos microencapsulados, que são liberados com a mastigação, produz compostos que inibem a ação de microrganismos cariogênicos. A descoberta é resultado de pesquisas desenvolvidas ao longo dos últimos três anos na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais