Buscar

artigo de revisao cozinha regional

Prévia do material em texto

�PAGE \* MERGEFORMAT�1�
�PAGE \* MERGEFORMAT�7�
imigração polonesa: influencias da cultura polonesa em santa catarina
Kevin Nunes Xavier 
Resumo: Este artigo de revisão tem como objetivo demonstrar o processo de imigração dos poloneses até a sua chegada em Santa Catarina, demonstrando desde a sua saída do seu país natal, até a criação de seus povoados no território catarinense tendo como principal tópico a culinária e a gastronomia local e sendo mostrado também a história e a utilização do mirtilo, que começa a ter sua produção focada no sul do Brasil pela sua necessidade de temperaturas frias, por conta da sua grande versatilidade e por ser muito comum em pratos de origem polonesa, principalmente quando servido fresco.
INTRODUÇÃO: INÍCIO DA POLÔNIA E MÉTODO DE GOVERNO
O país que conhecemos como Polónia foi criada no século X, pela dinastia Piast. O primeiro governante polaco que se tem registros foi, Mieszko I, foi batizado em 966 e tornou então o catolicismo como religião oficial da Polônia. No século XII, a Polónia dividiu-se em diversos Estados de menor tamanho, que foram destruídos pelos exércitos mongóis da Horda Dourada em 1241, 1259 e 1287. Em 1320, Ladislau I foi consagrado rei de uma Polónia reunificada. Seu filho, Casimiro III, é tido como um dos maiores reis da Polônia de todos os tempos. A Peste Negra, que dizimou com grande parte da Europa em 1347 a 1351, não afetou à Polónia. 
É adotado na Polónia uma democracia liberal que adota o sistema parlamentarista de governo. O presidente é o chefe de Estado e o primeiro-ministro, chefe de governo. O governo é composto pelo conselho de ministros. Se tem eleição para presidente a cada cinco anos. Os membros do Sejm (câmara baixa do parlamento) são eleitos a cada quatro anos por voto direto.
O parlamento polaco é constituído de duas câmaras: o senado com 100 cadeiras, e o Sejm, com 450 cadeiras. Este se tem eleição por representação proporcional. Excluindo casos de partidos de minorias étnicas, apenas as instituições que ultrapassem 5% dos votos nacionais podem ter representantes no Sejm. Quando em sessão conjunta, o senado e o Sejm formam a Assembleia Nacional, convocada quando o presidente assume, é indiciado pelo Tribunal de Estado ou é declarado incapaz devido a sua saúde.
O poder Judiciário inclui o Supremo Tribunal da Polónia (Sad Najwyzszy), o Supremo Tribunal Administrativo, o Tribunal Constitucional e o Tribunal de Estado.
INICIO DA IMIGRAÇÃO POLONESA EM SANTA 
O início da ocupação dos primeiros imigrantes de Santa Catarina, iniciando com os italianos, logo após os poloneses e alemães, no sul da província iniciou-se em 1877. Eles chegavam em navios na cidade de Desterro (Florianópolis) e iam até Laguna e Tubarão, firmando-se próximo aos rios, onde fundaram as primeiras pequenas colônias. Mesmo se tendo municípios e vilas, por toda a extensão do litoral sul e de núcleos coloniais mais no interior do estado, a região começou a ter um destaque econômico somente com o início das atividades carboníferas e com a construção da ferrovia pós-1880. A entrada de imigrantes em Santa Catarina no século XIX acelerou-se após 1875, com a criação da política imigratória financiada pelo governo imperial, principalmente de imigrantes da Alemanha e da Itália, em menor quantidade da Polônia, Áustria, Arábia (emirados árabes) , Espanha 
Gastronomia polonesa
Os pratos poloneses têm como base preparação simples, mas de sabores muito agradáveis, o clima frio do país favorece uma cozinha quente, na qual as carnes e as batatas são ingredientes essenciais. As comidas se desfrutam como acontecimentos sociais ou familiares, são abundantes, de mais de três pratos com a sobremesa com os cafés e licores costumam alargar-se, sobre tudo nos dias festivos e as grandes celebrações.
Para escolher um restaurante de qualidade com um serviço esmerado nada melhor que procurar nas portas o distintivo da “Frigideira de Prata” que unicamente ostentam os melhores estabelecimentos e que se têm participado num concurso que se realiza todos os anos. Embora os preços são mais elevados a cozinha é excelente. O regime de comidas diário costuma ser abundante, o almoço e o jantar não sofrem variação, se tomam vários pratos mais sobremesa, ao igual que o café da manhã que é também forte. Na primeira refeição do dia os poloneses costumam comer ovos duros, presunto york, queijo, sucos de laranja, limão ou pomelo, acompanhado de café ou chá. Tanto no almoço como no jantar se degustam como primeiro prato, pratos frios nos que se pode encontrar, presunto, queijo e inclusive caviar. A continuação se costuma servir uma sopa, as mais populares são barszcz, de caldo de beterraba, choldnik, de beterraba fria que se serve sobre tudo no verão (ambas podem ir acompanhadas de almôndegas de carne ou creme ácido), a sopa fria pode levar pedaços de hinojo e pepino, zurek, sopa de farinha com pedaços de salchichas, grzybowa, a base de champinhon, krupnik, de verduras com sêmola de cereais ou a flaki, de tripa de porco e de vitela com verduras. Um dos pratos mais típicos é o bigos, repolho cosido e choucrut picado com diferentes tipos de carne que em sua modalidade de sopa leva cebola, couve flor branca, solve ácida, pedaços de carne de porco, toucinho e creme fresco. Simplesmente deliciosa. Como segundo prato a carne é um elemento essencial, sobre tudo a de porco e de vaca. Destacam as chuletas de porco, o golabki, folhas de repolho recheadas de carne picada com salsa de tomate ou setas, o pierogi, tortas bem recheadas de carne, requeijão picante ou repolho de setas, o golonka, joelho de porco salgado, cozido e depois passado pelo forno, o kotlet, rolos de carne de porco, frango ou boi recheados de queijo e manteiga, zrazy, carne de novilho cortada em pedaços e os kolduny, almôndegas de carne. estes pratos costumam ir acompanhados de batatas fritas ou cozidas, cenouras, ervilha, pepinos, tomates, champinhon ou outras verduras. O peixe mais apreciado é a carpa (karp) à polonesa, preparada com passas, mel, castanhas e um molho com pão de especiarias alfajores. Na zona do Báltico o peixe mais popular é o arenque, preparado de diferentes formas, bem assado, salgado ou com molho de nata. Os poloneses são amantes do queijo. Comem como aperitivo, sobremesa, no café da manhã ou na preparação de pratos. Para finalizar as abundantes comidas se degustam frutas do tempo, sorvetes, tortas e bolos preparados com fruta, creme ou sementes de amapola. A mais apreciada é a torta malakow que têm como ingredientes a manteiga, açúcar, ovos, castanhas e nata fresca.
Culinária Polonesa
Diz a lenda que uma linda sereia pediu ao pescador Wars e à sua mulher Sawa que construíssem uma cidade junto ao rio Vistula, e assim nasceu Varsóvia. E, deste então, a Polónia, país que tanto sofreu ao longo da história com as inúmeras invasões e anexações, tornou-se famoso pela sua hospitalidade e culinária. Caça, Arenque do Báltico, Borscht de beterraba, salsichas Kielbasa, pastelaria à base de sementes de papoila, são uma constante na mesa polaca. No Verão abundam os morangos silvestres, as cerejas, mirtilos e todo o tipo de frutos silvestres são servidos frescos ou usados em “Paczec”, ou seja, como recheio ou compota. A Nação Polaca resistiu, até os dias de hoje, a todas as guerras, invasões e perdas de identidade que lhe foram infligidas, muito embora todas estas vicissitudes tenham influenciado, em larga medida, o seu povo, os seus costumes, a sua língua e, como é natural, a sua cozinha. A culinária polaca é, deste modo um misto de influências alemãs, húngaras, austríacas, russas e judaicas. Por isso muitos dos nomes usados na culinária polaca são de origem italiana: assim, por exemplo, em polaco couve-flor é Kalafior, e em italiano é Cavolfiore; tomate em polaco é Pomidor, e em italiano é Pomodoro. Na base da culinária polaca estão sempre carnes, vegetais e sementes variadas. São quase sempre pratos que procuram confortar o corpo e a mente, sobretudo na rigidez do Inverno. Umbom exemplo disso é o Kluskiz Kapusta Polski (noodles e couve). No Verão, come-se o Chlodnik, sopa fria de pepino e beterraba. A carne de porco é, sem dúvida, o ingrediente mais utilizado na culinária polaca, sendo uma das suas principais produções: sendo os aditivos, químicos e hormonas tabu para os polacos, o seu gado suíno é alimentado à base de sementes, leite e batatas, o que faz com que a sua carne seja extremamente tenra. Os seus presuntos sem gordura, os seus mais de 90 tipos de salsichas e enchidos são mundialmente conhecidos, preparados de muitas e variadas formas: servidos frios, com mostarda ou rábano, cozidos em cerveja, ou usados como ingrediente de suculentos guisados. Os cogumelos são usados à descrição nos pratos polacos, e podemos encontrar uma enorme variedade de formas e cores de cogumelos comestíveis neste país, que acompanham normalmente os tradicionais guisados feitos à base de caça, nomeadamente o Bigos. 
 
HISTÓRIA E PRODUÇÃO DE BLUEBERRY(MIRTILO)
O mirtilo é uma fruta pertence à família Ericaceae e é nativo de várias regiões da Europa e dos Estados Unidos. A planta tem porte arbustivo ou rasteiro e apresenta hábito caducifólio. Para a produção comercial, é fundamental a presença de abelhas para a realização da polinização, pois algumas cultivares não são auto férteis e necessitam de polinização cruzada. O fruto é uma baga de cor azul-escuro, de formato achatado, coroada pelos lóbulos persistentes do cálice e com aproximadamente 1 a 2,5 cm de diâmetro e 1,5 a 4 g de peso. Sua aparência é semelhante ao araçá, porém com coloração azul e tamanho de um grão de uva. Apresenta em seu interior muitas sementes e tem sabor doce- ácido a ácido. Esta fruta ganhou destaque devido às suas muitas propriedades medicinais.
O mirtilo é conhecido como blueberry, em inglês, e arándano, em espanhol, incluindo-se no grupo das pequenas frutas, junto com a amora, morango, framboesa e fisalis. É uma das frutas frescas mais ricas em antioxidantes já estudadas. Tem um conteúdo particularmente elevado de poli fenóis tanto na casca quanto na polpa, os quais conferem funções de proteção sobre as paredes das células.
É uma espécie ainda pouco conhecida no Brasil. A sua introdução foi realizada no ano de 1983, através de uma coleção de plantas trazidas pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS), realizada pelo pesquisador Alverides Machado dos Santos, e a primeira iniciativa comercial no País deu-se a partir de 1990, em Vacaria (RS). Atualmente o Brasil produz mais de 150 toneladas do produto, numa área de 150 hectares, segundo dados da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas-RS. A instituição, aliás, foi a responsável pela implantação das primeiras mudas do arbusto no Brasil, em 1983.
O diretor presidente da NiceBerry, Milvo Zancanaro, estima que Santa Catarina deverá produzir cerca de 45 toneladas nesta safra, que iniciou em outubro e vai até o início de janeiro. Somente a NiceBerry terá um aumento de 80% na produção em Itá. No ano passado houve um problema climático e foram colhidas apenas 10 toneladas. Zancanaro disse que a produção superou a expectativa inicial que era de 16 toneladas. A safra só não foi maior devido a frustração de algumas lavouras em Bom Retiro, que foram atingidas por uma geada tardia. O Mirtilo é uma planta que gosta de frio inferior a 7,2 graus, mas a geada pode estragar os frutos.
Existem muitas espécies de mirtilo, sendo que as principais espécies com expressão comercial são divididas em três grupos, de acordo com o genótipo, hábito de crescimento, tipo de fruto produzido e outras características. As práticas de manejo são diferenciadas para cada um dos grupos, desde a produção de mudas até a colheita e utilização dos frutos. Estes grupos são: a) "highbush" (mirtilo gigante), tetraploide, originário da costa oeste da América do Norte. Sua produção, dentre os demais grupos, é a de melhor qualidade, tanto em tamanho quanto em sabor dos frutos. A principal espécie deste grupo é Vaccinium corymbosum  originário do sul da América do Norte. Compreende a espécie Vaccinium ashei Reade. Em relação ao grupo anterior, produz frutos de menor tamanho e de menor qualidade. Apresenta maior produção por planta, e seus frutos têm maior conservação em pós-colheita. Apresenta maior importância comercial em regiões com menor disponibilidade de frio, por causa da sua tolerância a temperaturas mais elevadas e à deficiência hídrica; e c) "lowbush", diploide, tem hábito de crescimento rasteiro e produz frutos de pequeno tamanho, cujo destino é a indústria processadora. Para a maior parte das regiões de clima frio do Sul do Brasil, onde o mirtilo tem maior possibilidade de adaptação, a espécie Vaccinium ashei é a mais promissora. Os frutos podem ser consumidos in natura ou após processamento por congelamento, desidratação, enlatamento ou fabrico de geleias ou licores, sucos, sorvetes e doces em geral. As características ornamentais do mirtilo contribuem para que esta seja uma alternativa adicional de utilização. Os blueberries da Polônia são considerados muito saborosos, e isso se deve a experiência e a capacidade de cooperação de seus produtores. Entretanto, do momento da colheita, a qualidade começa a decair, e embora este processo possa ser desacelerado, é irremediável, assim, quanto antes consumir, melhores produtores afirmam que os mirtilos são atualmente a produção mais rentável da Polónia, de acordo com Michael Chubb, presidente da Appoloni. Esta empresa até há pouco tempo dedicada à produção de maçã, começou recentemente com uma linha dedicada a este fruto vermelho. 
 
CONCLUSÃO
Neste trabalho foi abordado o assunto do início da colonização polonesa em Santa Catarina bem como a sua gastronomia e culinária típica, seu método de governo, além do ingrediente escolhido que foi o mirtilo (Blue Berry) que foi selecionado por ser utilizado na gastronomia polaca e por ter um grande crescimento, no cultivo e também no comercio em Santa Catarina e no Brasil todo, e foi concluído que apesar de poucos núcleos ainda existentes a cultura polonesa é muito influente e muito importante, tanto por ser um povo com raça onde houveram guerras e mesmo assim conseguiram erguer o país de novo com muito trabalho porem com muita persistência também.
Este trabalho teve uma importância enorme pois o povo polaco não tem muito conhecimento quando se fala em imigrantes no estado de Santa Catarina, e aqui mostra-se que suas raízes persistem até hoje, além de ter a compressão mais aprofundada da cultura de um país completamente diferente do Brasil 
�
REFERÊNCIAS
ZEN, e.r.g. IMIGRAÇAO E REVOLUÇAO - LITUANOS, POLONESES ed. Edusp- 2010
http://www.culturapolonesasp.com.br/index.php/site-map
http://www.portalsaofrancisco.com.br/culinaria/culinaria-polonesa
http://www.comezainas.clix.pt
http://www.agroprojectos.com/pt/noticias/52-produ%C3%A7%C3%A3o-de-mirtilo-na-pol%C3%B3nia-aumento-mais-de-45-nos-%C3%BAltimos-5-anos.html
http://ushbc.com.br/polonia-os-produtores-de-blueberries-promovem-um-novo-padrao/
http://wp.clicrbs.com.br/diariodooeste/2010/12/22/mirtilo-ganha-espaco-em-sc-fruta-tera-uma-producao-de-45-toneladas/?topo=67,2,18,,,67&status=encerrado

Outros materiais