Buscar

Trabalho Análogo ao escravo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

BREVES APONTAMENTOS HISTÓRICOS DO TRABALHO ESCRAVO NO MUNDO
A princípio a história indica que há indícios que a escravidão tenha surgiu na Mesopotâmia por volta do ano 3000 a.C., ampliou-se progressivamente existindo também na Assíria, na Babilônia, no Egito, na Pérsia e em outras sociedades do Oriente Médio.
A escravidão foi praticada por diversos povos durante toda a história, de modos diferentes e específicos, em algumas civilizações, como no Egito que aos escravos cabia o trabalho doméstico e militar. Diferente da Roma Antiga, toda produção das fazendas, todo serviço nas obras cabia aos escravos. 
A expansão da escravidão se dá por vários motivos, pelos quais destacam-se dois, no Egito, Grécia e Roma, os prisioneiros de guerra, assim como sua descendência eram considerados escravos. Destaca-se também a expansão do comercio, havendo assim a necessidade de força de trabalho na produção de bens.
A escravidão prática social em que um ser humano assume direitos de propriedade sobre outro, o dono poderia usar o escravo de qualquer maneira sem que o mesmo possa exercer qualquer direito ou contestação pessoal, porém não era em toda sociedade que o escravo era bem de consumo possível, em Espartas na idade antiga, os hilotas não podiam ser vendidos pois eram propriedade do Estado
2.0 ELEMENTOS DO CRIME
Conceito: consiste na submissão total de uma pessoa a domínio de outra.
Objeto jurídico: o bem jurídico protegido é a liberdade individual, e a dignidade individual da pessoa humana. Pois reduzir alguém a condição análoga à escravo é suprimir os direitos individual deixando à submissa a vontade de outrem.
Objeto material: pessoa que sofreu a privação do seu direito. 
Sujeito ativo: trata-se aqui de um crime comum, pois este pode ser praticado por qualquer pessoa. Porem se apresentar a condição de funcionário público, e praticado fato típico no exercício de suas funções, pode esse caracterizar o crime de abuso de autoridade (Lei n. 4.898/65).
Sujeito passivo: pode esse ser qualquer pessoa. Deve, esse sujeito está na condição de contratado, empregado do sujeito ativo.
Elementos do tipo: Reduzir nesse contexto significa submeter alguém a estado de servidão. Os meios para a pratica desse crime são os mais diversos possíveis,a exemplo:
Submetendo alguém a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva.
Sujeitar alguém a condições degradantes de trabalho.
 Restringir, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto
Entre outros meios possíveis de caracterização desse tipo penal.
Consumação e tentativa: consuma-se quando e reduzido a vítima a condição semelhante a de escravo, tornando a vítima totalmente submissa a outrem. A tentativa é admitida.
Classificação doutrinaria 
crime comum unissubjetivo 
matéria plurissubsistente 
comissivo
atualmente a uma portaria do ministério do trabalho que tenta muda as regras para caracterização do trabalho análogo ao escravo

Outros materiais