Buscar

APOL 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina(s):
Comunicação Organizacional
Sistemas de Informações Gerenciais
Questão 1/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto a seguir, o qual aborda sobre as formas de comunicação:
A globalização e os cenários de alta mudança trazem também impactos nas formas de comunicação organizacional. Cada vez mais, os líderes precisam compreender os ambientes em que suas empresas estão inseridas para saberem como lidar com as questões de seu dia-a-dia. Suas estratégias de comunicação interna e externa deverão levar em consideração a situação econômica em que sua empresa está inserida, local e globalmente. Desafios e obstáculos como o gerenciamento de horários de reuniões entre colaboradores que estão em diferentes países, idioma a ser escolhido para suas conversações, aspectos culturais e até mesmo legais devem ser considerados.
A seguir, você encontra algumas formas de comunicação, analise-as e as relacione com as suas respectivas explicações.
Formas de comunicação:
I ­ Comunicação Institucional
II ­ Comunicação de Produto
III ­ Comunicação Financeira
IV ­ Comunicação de Crise
Explicações:
( ) Esta forma de comunicação estabelece a interação com clientes, fornecedores, acionistas e parceiros, com objetivos comerciais ou de negócios. Quanto mais estruturada e bem elaborada for esta comunicação, melhores serão os resultados.
( ) Este tipo de comunicação trabalha com a possibilidade de que nenhuma empresa está livre de se ver envolvida em alguma polêmica ou notícia negativa. Acidentes aéreos, de trânsito, ambientais, denúncias de desvio de verbas, incêndios e desabamentos são alguns exemplos de acontecimentos que podem acontecer a qualquer momento, pondo em cheque a imagem da organização.
( ) É aquela que se ocupa de construir a boa imagem e reputação de uma organização, bem como de divulgar essa imagem aos públicos interno e externos da organização.
( ) Não ocorre somente por meio da Publicidade em si, mas também por outras estratégias de marketing e comunicação, como a Assessoria de Imprensa, que irá divulgar as novidades junto à Imprensa. Hoje em dia as redes sociais também são importantes canais deste modelo de comunicação, pois promovem a interação direta com o público, sem intermediários.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	A	IV, II, I, III.
	B	III, IV, I, II.
Você acertou!
A sequência correta é III, IV, I, II. I. Comunicação Institucional: É aquela que se ocupa de construir a boa imagem e reputação de uma organização, bem como de divulgar essa imagem aos públicos interno e externos da organização.?II. Comunicação de Produto: Não ocorre somente por meio da Publicidade em si, mas também por outras estratégias de marketing e comunicação, como a Assessoria de Imprensa, que irá divulgar as novidades junto à Imprensa. Hoje em dia as redes sociais também são importantes canais deste modelo de comunicação, pois promovem a interação direta com o público, sem intermediários. III. Comunicação Financeira: Esta forma de comunicação estabelece a interação com clientes, fornecedores, acionistas e parceiros, com objetivos comerciais ou de negócios. Quanto mais estruturada e bem elaborada for esta comunicação, melhores serão os resultados.?IV. Comunicação de Crise: Este tipo de comunicação trabalha com a possibilidade de que nenhuma empresa está livre de se ver envolvida em alguma polêmica ou notícia negativa. Acidentes aéreos, de trânsito, ambientais, denúncias de desvio de verbas, incêndios e desabamentos são alguns exemplos de acontecimentos que podem acontecer a qualquer momento, pondo em cheque a imagem da organização. (Aula 2, páginas 32 a 35).
	C	
II, I, IV, III.
	D	I, III, IV, II.
	E	III, I, II, IV.
Questão 2/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto abaixo:
“Guerras Robóticas: Cirurgia de joelho é o novo campo de batalha para empresas
Robôs prometem menos trauma para os pacientes e recuperações mais rápidas, embora ainda precisem ser testados em estudos clínicos definitivos.
As principais empresas de tecnologia médica do mundo estão se voltando para o desenvolvimento de robôs para ajudar nas complexas cirurgias de joelho, prometendo procedimentos mais rápidos e resultados melhores em operações que frequentemente deixam os pacientes insatisfeitos.
A demanda por articulações artificiais está crescendo rapidamente, com a geração do pós-Segunda Guerra sofrendo com o desgaste de joelhos e quadris. Mas nos últimos 15 anos as empresas não conseguiram atingir um avanço tecnológico que permita conquistar uma parcela significativa de mercado.
A Stryker, sediada nos EUA, e a britânica Smith & Nephew acreditam que isto está presentes a mudar, com os robôs se apresentando como um avanço.
Os robôs devem significar menos trauma para os pacientes e recuperações mais rápidas, embora ainda precisem ser testados em estudos clínicos definitivos.
Fares Haddad, um cirurgião consultor nos hospitais da University College de Londres, é um dos primeiros no Reino unido a utilizar os novos robôs e tem ficado impressionado. No entanto, ele concorda que os planos de saúde precisam de dados conclusivos para provar que valem o investimento, que pode ser de até 1 milhão de dólares para cada robô”.
Fonte: Reuters. Guerras Robóticas: Cirurgia de joelho é o novo campo de batalha para empresas. 07jul2017. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/guerras-roboticas-cirurgia-de-joelho-e-novo-campo-de-batalha-para-empresas.ghtml. Acesso em 09/07/2017. (Trecho do artigo).
Assinale a alternativa que indica corretamente a função de linguagem que predomina no texto “Cirurgia de joelho é o novo campo de batalha para empresas”, destacado na questão:
Nota: 0.0
	A	
Emotiva.
	B	
Fática.
	C	
Denotativa.
Justificativa:
A alternativa correta é a letra “C”. Através da compreensão do conteúdo do tema 05 da rota da aula 01 (intervalo entre as páginas 26 e 29) observa-se que a função de linguagem que predomina no texto “Cirurgia de joelho é o novo campo de batalha para empresas” é a denotativa (também chamada de referencial). É a linguagem utilizada geralmente nas reportagens, cujo objetivo é expor as informações, sem envolvimento com quem a produziu o vai ler. A linguagem é direta, impessoal, sem juízo de valor, não empregando vocábulos em sentido figurado para evitar duplicidade de interpretações do leitor.
	D	
Poética.
	E	
Conativa.
Questão 3/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Leia e analise o texto abaixo:
Os dados são geralmente coletados em grandes volumes e em formatos inadequados para serem usados diretamente pelas pessoas. Para que se tornem úteis, é necessária a sua conversão por meio de algum tipo de formatação ou configuração que permita sua interpretação.
De acordo com o exposto, podemos exemplificar uma situação, onde José é um gerente de vendas e recebe uma planilha de vendas na região Sul no semestre corrente. Como constam todas as vendas, José decide fazer uma análise separando as vendas por cidade.
Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de transformação de dados em informação, realizada por José:
Nota: 20.0
	A	
Cálculo
	B	
Condensação
	C	
Categorização
Você acertou!
A divisão de vendas por cidade é categorização, pois José quer saber como está sendo a venda de cada uma delas, ou seja, saber um componente essencial. Assim, precisa classificar as vendas de acordo com as cidades. Não é cálculo, pois este se refere explicitamente a alguma operação matemática ou estatística sobre os dados. Não é condensação; na condensação tende­se a aglutinar os dados. Não caracteriza correção; a correção faz o filtro dos dados. Também não caracteriza contextualização, os dados para José já estão contextualizados na região analisada (Aula 02, p. 08­09).
	D	
Correção
	E	Contextualização
Questão 4/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Conforme visto em aula, “ as atividades gerenciais, nas grandes corporações ou nas pequenas e médias empresas, envolvem a busca e o tratamento de informações” (ELEUTÉRIO, 2015, p. 17).
Neste sentido, e a partir do conteúdo abordado em aula, leia e analise as afirmativas a seguir:
I. As informações permeiam os níveis operacional, tático e estratégico, formando a base do processo decisório.
II. O sucesso das ações organizacionais independe da qualidade das informações utilizadas no dia a dia empresarial.
III. No nível operacional as informações são tratadas de maneira detalhada e analítica, combinando-se fontes diversificadas e produzindo-se efeitos mais amplos.
IV. As informações são também um elo de sinergia entre as equipes e um fator de motivação dos colaboradores.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	A	
Somente as afirmativas I e II estão corretas;
	B	
Somente as afirmativas I, II e III estão corretas;
	C	
Somente as afirmativas I e IV estão corretas;
Você acertou!
Justificativa:
- Verdadeira: “As informações permeiam os níveis operacional, tático e estratégico, formando a base do processo decisório e determinando, muitas vezes, o curso das ações de uma organização” (ELEUTÉRIO, 2015, p. 17).
- Falsa: “A qualidade das informações que recebemos determina, em grande parte, o sucesso das nossas ações” [...] (ELEUTÉRIO, 2015, p. 17).
- Falsa: “No nível tático as informações são tratadas de maneira detalhada e analítica, combinando-se fontes diversificadas e produzindo-se efeitos mais amplos” [...] (ELEUTÉRIO, 2015, p. 18).
- Verdadeira“Além de apoiar as tomadas de decisão, as informações são também um forte elo de sinergia entre as equipes e um importante fator de motivação dos colaboradores” (ELEUTÉRIO, 2015, p. 18).
	D	
Somente as afirmativas III e IV estão corretas;
	E	Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Questão 5/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Leia e analise o texto abaixo:
As informações organizacionais são tratadas em um processo cíclico envolvendo, antes de qualquer coisa, a identificação da sua necessidade, passando pela sua aquisição, organização, armazenamento, distribuição e utilização (Choo, 2003). A cada etapa em que as informações são manipuladas, elas tendem a circular entre pessoas e sistemas, seguindo os denominados fluxos informacionais. Relativo às regras de circulação das informações, os fluxos podem ocorrer de maneira formal ou informal.
Considerando os fluxos que ocorrem de maneira FORMAL, analise as afirmações abaixo, considerando (V) para as verdadeiras e (F) para as Falsas e na assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Estão na base da gestão da informação, refletindo as regras de circulação e proteção das informações.
( ) São iniciados de forma espontânea pelas pessoas, sem regras específicas e trafegando por múltiplos canais de comunicação.
( ) O envio de um relatório pelo gestor de um projeto aos seus participantes, conforme previsto no termo de abertura e em conformidade com a política de comunicação da organização.
( ) Seguem normas e procedimentos bem definidos, previstos, estruturados e documentados nas políticas da organização.
( ) São as informações trocadas em ambientes interativos, como as salas de chat online, os fóruns de discussão e os ambientes de relacionamento.
Nota: 20.0
	A	
F – F – V – V – F
	B	
V – F – V – V – F
Você acertou!
V – F – V – V – F Fluxos formais são os que seguem normas e procedimentos bem definidos, previstos, estruturados e documentados nas políticas da organização. Os fluxos formais estão na base da gestão da informação, refletindo as regras de circulação e proteção das informações. Apesar disso, uma grande parte das informações seguem os fluxos informais, iniciados de forma espontânea pelas pessoas, sem regras específicas e trafegando por múltiplos canais de comunicação (Aula 01, p. 6­7)
	C	
V – V – F – V – F
	D	
F – F – V – F – F
	E	F – V – V – V – F
Conheça o novo AVA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais