Buscar

4 RECONHECIMENTO ANTIGu00CANICO NO SISTEMA IMUNOLu00D3GICO ADAPTATIVO (IG) (Capu00EDtulo 4)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

RECONHECIMENTO ANTIGÊNICO NO SISTEMA IMUNOLÓGICO ADAPTATIVO – ANTICORPOS (Capítulo 4)
Os receptores antigênicos dos LB são menos específicos do que os dos LT. Receptores dos LB reconhecem macromoléculas de natureza diversa, enquanto os receptores dos LT reconhecem apenas pequenos peptídeos ligados ao MHC. 
”Moléculas receptoras de antígenos consistem em regiões (domínios) que estão envolvidas no reconhecimento antigênico – e, dessa forma, variam entre os clones dos linfócitos – e outras regiões requeridas para a integridade estrutural e para as funções efetoras – e, portanto são relativamente conservadas entre os clones.” (Imunologia Básica – p. 72). Clones de uma mesma célula progenitora.
O conjunto associado dos receptores de antígenos da membrana plasmática e as moléculas sinalizadoras (responsáveis pela transdução do sinal), no Linfócito B é denominado BCR (b cell receptor). Nos linfócitos T é chamado TCR (t cell receptor).
Os receptores possuem duas regiões:
Região Variável (v) Possui uma região menor – Região Hipervariável ou Regiões Determinantes de Complementariedade (CDR) – que são os locais onde há a ligação do antígeno.
Região Constante (C) Região que não se altera do receptor. É a região que desencadeia a ação do receptor (transdução do sinal). 
Anticorpos existem de duas formas: Receptores de antígenos ligados à membrana das células B (parte do BCR) & como proteínas secretadas. No entanto, o TCR só existe com receptor.
ANTICORPOS
São compostos por 4 cadeias: duas leves (L) e duas cadeias pesadas (H). Estas cadeias se unem e formam uma molécula em forma e “Y”. 
As cadeias pesadas possuem 3 ou 4 domínios C e 1 domínio V.
As cadeias leves possuem 1 domínio C e 1 domínio V.
O CDR do anticorpo está localizado nos domínios V de ambas as cadeias. 
A região do anticorpo que possui uma cadeia leve (e seus domínios V e C) ligada aos primeiros domínios V e C de uma cadeia pesada, contem a porção do anticorpo requerida para o reconhecimento antigênico. É chamada Região Fab. A região que contem o restante dos domínios constates da cadeia pesada é denominada região Fc.
Cada anticorpo possui uma região Fc, que contém a região C terminal que se liga a membrana plasmática e duas regiões Fab. 
Há dois tipos de cadeias leves e cinco tipos de cadeia pesada. Cada célula B expressa um tipo de cadeia leve, mas não ambos. Cada tipo de cadeia leve pode formar um complexo com cada subtipo de cadeia pesada. 
Classe ou Isotipo são 5 (IgA, IgD, IgE, IgG e IgM). São determinados pelos cinco subtipos de cadeia pesada, independentemente da cadeia leve. 
Cada molécula de anticorpo possui dos sítios de interação com o antígeno. 
Durante a vida de cada clone de Célula B, a região C pode sofrer alterações. No entanto, a especificidade da imunoglobulina permanece inalterada, uma vez que suas regiões V permanecem inalteradas. Além disso, a classe de cadeia leve também permanece inalterada. 
IgM e IgD são os receptores da células B naive.
Epítopos ou Determinantes Antigênicos são as partes dos antígenos que são reconhecidos pelos anticorpos.
Afinidade de interação É a intensidade com que o anticorpo se liga aos epítopos.
Maturação da afinidade É o aumento da afinidade de interação que sofrem os anticorpos com as ligações sucessivas ao seu epítopo. 
Reação Cruzada Anticorpos produzidos contra um antígeno podem se ligar a outro antígeno, desde que esses tenham epítopos similares.
Isotipos de Anticorpos:
IgA 
É secretado na forma de dímero.
Funções: imunidade da mucosa.
IgD
Não possui forma secretada.
Função: receptor antigênico da célula B naive.
IgE
É secretado na forma de monômero.
Funções: Ativação de mastócitos, defesa contra parasitos e helmintos.
IgG
É secretado na forma de monômero.
Funções: Opsonização, ativação do Complemento, citotoxicidade mediada por célula dependente de Ig, imunidade neonatal, inibição por retroalimentação das células B. 
IgM
É secretado na forma de pentâmero.
Funções: Receptor antigênico da célula B naive e ativação do complemento.

Outros materiais