Buscar

Aula 01 - Sociologia da Educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
AULA 1: INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 
PEDAGOGIA – PROF. FRANCISCO GILSON R. OLIVEIRA
RIO DE JANEIRO 10 DE AGOSTO DE 2011
OBJETIVOS DA AULA:
1. apresentar as ciências sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política);
2. Compreender os diferentes tipos de educação (sistemática e assistemática);
3. Refletir sobre a relação entre Sociologia e Educação. 
*
*
*
CIÊNCIA
A ciência moderna caracteriza-se por:
1. possuir um objeto de estudo
2. possuir um método.
 
*
*
*
OBJETO DE ESTUDO
É o pedaço, o fragmento da realidade sobre o qual a ciência se debruça. É um recorte (analítico) que o cientista faz na realidade ao observá-la. Portanto, cada ciência particular tem o compromisso de estudar um aspecto específico da realidade.
*
*
*
MÉTODO
O método “é um conjunto de concepções sobre o homem, a natureza e o próprio conhecimento, que sustentam um conjunto de regras de ação, de procedimentos, prescritos para se construir conhecimento científico” (ANDERY...et a, 2001, p. 14 – grifo nosso), passíveis de serem reproduzidos. 
*
*
*
TIPOS DE CIÊNCIA:
NATURAIS: dedicam-se ao estudo dos fenômenos naturais (Física, Química, Biologia etc.); dimensão da realidade sobre a qual o ser humano busca explicar, a partir de leis universais, como funciona a natureza. 
SOCIAIS: dedicam-se ao estudo dos fenômenos produzidos pelo próprio ser humano (Economia, Sociologia, Antropologia etc.). Preocupam-se em compreender a dimensão cultural da realidade. 
*
*
*
CIÊNCIAS SOCIAIS
Sociologia: estuda os mecanismos e processos que permitem, garantem e impõem a socialização entre os indivíduos, representados pelas instituições sociais. Foca a interdependência entre os membros de uma sociedade e o conformismo, os conflitos e as contradições daí advindos, materializados nas questões sociais. 
*
*
*
Antropologia: divida em três grandes ramos, temos a Antropologia Física (preocupa-se com a evolução biológica da espécie humana e com caracteres específicos de diferentes grupos humanos); temos a Arqueologia (preocupa-se em compreender as civilizações passadas, apoiando-se nos elementos materiais deixados por elas), e temos a Antropologia Social. Esta última dedica-se ao estudo da diversidade cultural; buscando compreender a forma particular que cada sociedade (e cada grupo social) expressa, através de sua cultura, a sua humanidade. A cultura de cada povo é sua forma particular de reafirmar o seu pertencimento a humanidade. 
*
*
*
Ciência Política: preocupa-se com a origem, o exercício e as relações de poder, com as organizações políticas e com as formas de governo. Estuda os mecanismos de dominação dos seres humanos uns sobre os outros e os processos de legitimação e manutenção do poder. 
*
*
*
EDUCAÇÃO
A educação, enquanto prática social, pode ser de dois tipos.
1. assistemática: chamada também de informal, envolve o processo de aprendizagem desenvolvido no cotidiano das relações sociais, pelo qual os membros da sociedade se socializam, incorporando os valores, as regras, os costumes etc. considerados fundamentais pelo grupo social do qual participam. Não necessita de instituições específicas para este fim (escolas): as diferentes instituições sociais são os agentes formadores. 
*
*
*
2. Sistemática: de um modo geral, é um tipo de educação que exige uma instituição específica para este fim e estabelece explicitamente as suas intenções e objetivos. Ela subdivide-se em não formal e formal. 
a) Não formal: define explicitamente a intencionalidade da ação educativa que pretende desenvolver, e apoia-se em uma instituição social, que não necessariamente, é uma escola no sentido tradicional que empregamos esta palavra (por exemplo, igrejas, empresas, movimentos sociais). Entretanto, não há exigências pedagógicas e legais estabelecidas pela sociedade e pelo estado para o seu funcionamento (por exemplo, a exigência de um currículo e de uma formação específica para quem ministra as aulas). 
*
*
*
b) Formal: também define explicitamente a intencionalidade da ação educativa que desenvolve, e realiza-se na instituição escolar no sentido tradicional que empregamos esta palavra (colégios, escolas, universidades etc.). Submete tais instituições às exigências pedagógicas e legais estabelecidas pela sociedade e pelo estado, como, por exemplo, a exigência de um currículo reconhecido legalmente pelo estado, uma formação específica mínima para quem ministra as aulas etc. A educação formal permite à instituição que a exerce a expedição de diplomas reconhecidos por toda a sociedade, requisito necessário para o exercício de inúmeras atividades na vida social e meio de obter prestígio social. 
*
*
*
SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO
A Sociologia parte da seguinte pergunta: Qual(is) a(s) influência(s) do processo educativo na vida social? Várias são as possibilidades de respostas.
A educação faz parte da condição humana: de caráter mais filosófico, entende que o ser humano não está submetido ao determinismo biológico, ele é um ser que aprende. Portanto, através de um processo de aprendizagem o homem torna-se humano, ao incorporar a herança cultural do grupo do qual faz parte.
*
*
*
A educação é um mecanismo de reprodução da vida social: como prática social, ela tem a função de transmitir os valores, as normas, as regras, as tradições às novas gerações, contribuindo decisivamente para manter a harmonia e a estabilidade social. 
A educação é um mecanismo de produção da vida social: mas do transmitir valores, normas e regras, a educação deve refletir sobre as práticas sociais, desvelando suas tensões, conflitos e contradições e expondo os interesses particulares de determinados grupos sociais por trás das instituições sociais. Nesse sentido, a educação é uma arma nas mãos dos grupos sociais subalternizados na luta por uma sociedade que contemple os interesses de todos. Em outras palavras, a educação é meio de transformação social. 
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais