Buscar

ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DA CRIANÇA E ADOL 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DA CRIANÇA E ADOL. TEÓRICO
	
	 1a Questão (Ref.: 201505211912)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Nos recém-nascidos com apresentação cefálica, além dos calvagamentos de suturas, também são comuns as presenças de sufusões hemorrágicas de couro cabeludo, que podem ser representadas pelo cefalohematoma ou bossa serossangüínea. O acúmulo de líquido e sangue entre o perióstio e o couro cabeludo, sem limites específicos, decorrente da pressão da cabeça sobre o canal de parto e que geralmente desaparece em 2 a 3 dias, denomina-se:
		
	
	Manchas mongólicas
	 
	Bossa serossanguínea
	
	hemangioma.
	 
	Cefaloematoma
	
	Sindactilia
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505212240)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É uma infecção predominantemente de neonatos e, tipicamente, manifesta-se como uma celulite superficial que progride para fasciite necrotizante, mionecrose ou doença sistêmica. Pode ser reduzida com simples cuidados de higienização da área em questão com uma gaze limpa e humedecida com o produto recomendado pelo pediatra, normalmente álcool a 70%. Esta higiene por se tratar de recém-nascido deve ser realizada delicadamente abrangendo o também a região circundante. Estamos falando de:
		
	
	Vernix
	
	( ) A criança está com mucosas levemente hipocorada, está tolerando ingesta de líquidos.
	 
	Onfalite
	
	Lanugem
	
	Ictiose Lamelar
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505212249)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Amamentar é um ato natural e constitui a melhor forma de alimentar, proteger e cuidar do recém-nascido, assim sendo, desde 1991, a Organização Mundial de Saúde, em associação com a UNICEF, tem vindo a empreender um esforço mundial no sentido de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno. Marque a alternativa que se mostra comprometida com este esforço:
		
	
	As crianças devem fazer aleitamento materno exclusivo até aos 9 meses de idade. Ou seja, até essa idade, o bebé deve tomar apenas leite materno e não deve dar¿se nenhum outro alimento complementar ou bebida.
	
	O leite de transição aparece a partir do 20º ao 34º dia de puerpério, apresenta aumento de volume e estabilização de sua composição.
	
	O colostro leite secretado no pós-parto tardio, até cerca de três semanas é um fluído amarelado: rico em proteínas, vitaminas A e E, carotenóides e imunoglobulinas. Confere proteção contra vírus e bactérias.
	
	O leite de transição surge no pós-parto imediato e permanece ate o aparecimento do colostro que é o leite rico em proteínas que tem a função de engorda dos rns.
	 
	A partir dos 6 meses de idade as crianças devem receber alimentos complementares e manter o aleitamento materno que até então era exclusivo, devendo continuar a ser amamentadas, pelo menos, até completarem os 2 anos de idade.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505212066)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A limpeza concorrente de uma unidade de internação em pediatria deve ser realizada:
		
	
	após a alta do paciente
	
	semanalmente
	
	apenas nos casos de infecção respiratoria
	 
	diariamente
	
	antes da admissão do paciente
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505212040)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Pelo menos metade dos recém-nascidos têm icterícia visível durante os primeiros dias de vida. Porém, todas as crianças apresentam nesta fase da vida bilirrubina plasmática mais alta que a do adulto normal, fato já observado no sangue de cordão. Com relação à icterícia no período neonatal é correto afirmar:
		
	
	A princípio, toda icterícia que incide após as primeiras 24 horas de vida deve ser considerada decorrente de doença hemolítica do recém-nascido.
	 
	A icterícia tem progressão crânio caudal e a classificação zona V de Kramer é realizada quando atingiu mãos e pés, condição mais perceptível em neonatos de cor branca e que não estejam em fototerapia
	
	Entre os prematuros, a icterícia própria do recém-nascido inicia-se nas primeiras horas de vida, faz pico antes do terceiro dia após o parto e desaparece até o final da primeira semana de vida
	
	A icterícia própria do recém-nascido inicia-se nas primeiras 24 horas de vida, faz pico nos recém-nascidos de termo entre o terceiro e quinto dias de vida e desaparece até o décimo dia de vida.
	
	A icterícia própria do recém-nascido inicia-se nas primeiras 80 horas de vida, faz pico nos recém-nascidos de termo entre o terceiro e quinto dias de vida e desaparece até o décimo dia de vida.

Outros materiais