Buscar

ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DA MULHER TEÓRICO 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DA MULHER TEÓRICO
	
	 1a Questão (Ref.: 201505211778)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma mulher dá entrada no Serviço de Pronto Atendimento. Ela informa que está no último trimestre de gravidez e apresenta queixas de sonolência, escotomas, diplopia, cefaléia, vômitos, epigastralgia, proteinúria e edema. Esse é o quadro de:
		
	
	placenta prévia
	
	epilepsia;
	
	coma pós-epilepsia
	
	eclampsia
	 
	iminência de eclampsia
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505211470)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Uma paciente de 19 anos de idade, primípara, história de 1 abortamento, IG (idade gestacional) de 38 semanas, acompanhada de seu marido, foi admitida no centro de parto normal pela enfermeira obstetra de plantão. A parturiente referiu contrações uterinas de intensidades variáveis e perda de líquido de cor clara. Na admissão, a enfermeira iniciou a anamnese com a avaliação do cartão pré-natal, prosseguindo com o exame físico-obstétrico, que revelou: apresentação cefálica com dorso à esquerda, dinâmica uterina 3/45¿/10¿, BCF (batimentos cardiofetais) de 148 bpm; ao toque vaginal: dilatação cervical de 6 cm, no plano zero de De Lee e bolsa íntegra. De posse dos achados clínicos, a enfermeira pôde concluir que a parturiente se encontrava em fase ativa do trabalho de parto de baixo risco e orientou o uso de métodos não farmacológicos para alívio da dor, de acordo com o período clínico do parto. Nessa situação, avalie as seguintes intervenções relativas à situação descrita acima. I. Realizar a amniotomia e registrar no partograma o acompanhamento do trabalho de parto. II. Deambular livremente com a ajuda do acompanhante, em espaço reservado, para ativar o trabalho de parto e auxiliar a descida e rotação do feto. III. Massagear a região cervical e lombar para ativar o córtex primitivo, liberando ocitocina e endorfina e relaxando a musculatura tensionada. IV. Oferecer a bola suíça para que a parturiente possa realizar movimentos de contração perineal embaixo do chuveiro, para aumentar as contrações uterinas. São corretas apenas as intervenções apresentadas em:
		
	
	I, II e IV
	 
	II e III
	
	I e IV
	
	I e III
	 
	II, III e IV
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505211652)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A lesão de períneo é um dos traumatismos mais freqüentes durante o parto, mesmo em partos e trabalhos de parto com evolução normal. A técnica de proteção do períneo durante a expulsão do pólo cefálico é conhecida como:
		
	
	Manobra de Kristeller
	
	Manobra de Fabre
	
	Manobra de Schultze
	 
	Manobra de Ritgen
	
	Manobra de Leopold
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505211748)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A prematuridade é decorrente de circunstâncias diversas e imprevisíveis, em todos os lugares e classes sociais. Acarreta às famílias e à sociedade em geral um custo social e financeiro de difícil mensuração. Exige da estrutura assistencial capacidade técnica e equipamentos nem sempre disponíveis. Afeta diretamente a estrutura familiar alterando as expectativas e anseios que permeiam a perinatalidade. É difícil avaliar os componentes que influenciam e são influenciados pelo complexo processo do nascimento prematuro. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o recém-nascido é considerado prematuro abaixo de:
		
	 
	37 semanas de idade gestacional
	
	Acima de 37 semanas de gestação
	
	38 semanas de idade gestacional
	
	35 semanas de idade gestacional
	
	39 semanas de idade gestacional
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505211455)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Paciente com 45 anos e com 35 semanas de gestação deu entrada em uma maternidade com Pa:180x120mmHg relatando distúbios visuais,mal estar,diplopia,cefaléia.A enfermeira de plantão avaliou a gestante a qual realizou atendimento de enfermagem imediato com:
		
	 
	encaminhar paciente para sala de pré-parto
	
	prescrição de hidralazina
	
	administração de sulfato ferroso IM
	
	instalar imediatamente sob sua prescrição hidratação venosa com unificação de sulfato de magnésio
	 
	monitorização cardíaca de imediato,instalação de bomba de infusão proximo ao leito

Outros materiais