Buscar

5º semestre trabalho 07.05.2017

Prévia do material em texto

�PAGE �4�
 DESENVOLVIMENTO
	
	No cenário do mundo globalizado, o mercado financeiro é o elemento de grande importância, pois influencia a economia de todos os países em todo o mundo, de forma positiva ou negativa.
	Toda empresa, inclusive as pequenas ou médias, exercem grande influência na economia de seus países, não sendo necessário apresentarem sistemas complexos de gestão para tal.  No entanto, a administração financeira, ou seja, o planejamento, a gestão e o controle financeiro, se fazem necessária em empresa de qualquer porte. Na prática, a maior dificuldade, está em descobrir o ponto de equilíbrio entre as ações de administração financeira  e orçamentária e as ações de operação  principal da empresa, pois, se o comércio não vai bem, por certo o caixa da empresa terá conseqüências.
	Uma das formas para conhecer uma empresa é pelo panorama da sua área financeira e, a partir desse olhar é possível mensurar objetivos e discutir aspectos relacionados à maximização de seus lucros. Mas para obter a característica de empresa, ela passa por vários ciclos e um deles é o ciclo de vida inicial que é o de constituir-se , seguido do seu desenvolvimento ao longo dos  anos, isso implica, segundo MEGLIORINI, 2009, em:
	“gastos em instalações, organização, aquisição de ativos fixos  (máquinas e equipamentos) etc. uma vez constituída, a empresa contrata funcionários para suas atividades, para se relacionar com fornecedores de materiais e serviços, com instituições financeiras e com outros ofertastes de recursos e concede créditos a seus clientes..., uma base de clientes e fornecedores é formada, e o relacionamento com eles contribui para a ampliação do negócio.”  ( p. 12)
	Conforme proposto para Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG), foi nos apresentado a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA). A referida SGA constitui-se de um breve histórico da Construtora Edifica, bem como seus ciclos de vida apresentado por meio dos seus demonstrativos financeiros. Nele está evidenciada a situação econômica e financeira, da entidade, como será mostrado no decorrer do trabalho por meio do Balanço Patrimonial e Demonstrativo do Resultado do Exercício da Edifica, no período dos anos de 2011, 2012 e 2013.
	Como diz MEGLIORINE, na citação acima, entendemos que as demonstrações contábeis permitem conhecermos a estrutura do patrimônio da organização e suas modificações ao longo dos anos. Portanto, cremos que a matemática financeira é o elemento norteador e indispensável para uma empresa que trabalha, pois, dela depende para existir e crescer.  Com vistas ao crescimento da entidade, a tributária também é uma importante área para as organizações, uma vez que ela interfere diretamente no balanço das mesmas, causando impactos positivos ou negativos dependendo da operação de seus gestores financeiros.
	Considerando os aspectos de cada área da administração financeira e seu papel no texto das organizações e, apoiados nos balanços  apresentados da EDIFICA, analisaremos seus demonstrativos financeiros e procuraremos responder a problemática: a EDIFICA está apresentando um crescimento econômico financeiro? Visando obter a resposta, analisaremos os demonstrativos financeiros da mesma, desenvolvendo o que se pede por meio de perguntas chaves.
	Porque a Edifica está sendo obrigada a publicar seus demonstrativos financeiros?
 Podemos dizer que demonstrativo financeiro é o mesmo que Balanço Patrimonial que é um relatório importante e também utilizado para tomada de decisões importantes. No balanço patrimonial as contas  deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio para assim facilitar a analise financeira.
	De acordo com o § 1º do artigo 176 da Lei 6.404/76 a demonstração de cada exercício serão publicadas com as indicações de valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior para fins de comparação.
O balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo, Passivo e o Patrimônio Liquido sendo as seguintes funções:
Ativo: compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade capazes de gerar benefícios econômicos.
Passivo: compreende as origens de recursos de obrigações de terceiros, resultantes  de alguns eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.
 Patrimônio Líquido compreende os recursos da própria entidade. Nesse processo cabe também a outro procedimento de muita importância, sendo ele o procedimento para a elaboração  do balanço que consiste também em avaliar o desempenho da entidade, sendo assim feito em todos os meses.
O balancete de verificação tem como o objetivo conhecer os saldos das contas do razão e conferir sua exatidão. No balancete também são  relacionadas todas as contas utilizadas pela empresa , junto com o balancete vem a conciliação que consiste basicamente na comparação do saldo de uma conta com uma informação externa para que possa encontrar a exatidão do saldo na analise temos também  o lançamento de encerramento debitando-se uma conta transitória chamada de operação do resultado do exercício , temos também a classificação das contas remanescente são apenas as contas patrimoniais que devem ser separadas e classificadas em grupos para a elaboração do balanço patrimonial. 
Sabemos que balanço patrimonial é a demonstração contábil distinta a evidenciar as suas especificações qualitativas e quantitativas, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade Edifica, que será analisada a seguir:
            Na analise a seguir vamos identificar  o balanço patrimonial da entidade Edifica nos anos de 2011, 2012 e 2013, sabemos que essa analise refere-se a situação financeira da empresa. O balanço patrimonial e constituído pelo Ativo, Passivo e Patrimônio Liquido, para analisar melhor os componentes observamos que o ativo mostra o que a empresa possui, como bens itens no estoque e aplicações que podem gerar benefícios e  economias futuras. Para a entidade Edifica que em seus ativos contem, ativos circulantes que podem ser convertidos em dinheiro a curto prazo, no entanto teve uma queda considerável a partir do ano 2011 para o ano de 2012 tendo então um pequeno aumento no ano de 2013 já as disponibilidades que são valores disponíveis que estão ao alcance imediato, teve então uma melhora significativa do ano de 2011 para 2012 tendo novamente uma mínima queda no ano de 2013.
               No balanço patrimonial da  empresa Edifica encontramos valores a receber decorrente de vendas efetuadas pela empresa , essas contas são usadas quando o cliente compra e leva o produto ainda sem ter pago o valor total que foram vendas efetuadas no credito como cartão de credito  ou cheque pré-datado, compras parceladas a curto prazo, ou seja são valores ainda não recebidos decorrentes de vendas de mercadorias, os valores no ano de 2011 eram bem mais alto tendo uma queda em 2012 e um pequeno aumento em 2013 a empresa também tem outros ativos circulantes que diminuíram ao decorrer dos anos.
              Temos então uma diferença quando nos referimos aos ativos não circulantes ou seja, eles são um grupo contábil os registros dos bens de permanências duradoura, destinados então ao funcionamento normal da entidade e de seus empreendimentos assim como os direitos exercidos com essa total finalidade, os ativos não circulantes são compostos por Ativo Realizável a Longo Prazo, de uma forma geral são classificadas como longo prazo da mesma natureza do ativo circulante que todavia tenham suas realizações  ou provável após o termino do exercício seguinte o que normalmente significa realização num prazo superior a um ano a partir do próprio balanço, seguindo o raciocínio da tabela do ano de 2011 ao ano de 2012 teve um pequeno aumento, já no ano seguinte teve uma queda considerável, sabemos então que a sociedades coligadas ou controladas, diretores, acionistasou participantes no lucro da empresa que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da empresa serão então classificados como Ativo Realizável a Longo Prazo.
Ativos investimentos, nesse subgrupo o Ativo não Circulante devem ser classificadas as participações societárias permanentes, assim entendidas as importâncias aplicada na aquisição de ações e outros títulos de participação societária com a intenção de mantê-las em caráter permanente, tiveram por tanto poucos investimentos nas variações de anos.
Ativo imobilizado é por tanto formado pelo o conjunto de bens necessários a manutenção das atividades da empresa, caracterizadas por apresentar-se na forma tangível (edifícios, maquinas e etc..) analisando então a tabela da empresa Edifica vimos que entre os anos de 2011 e 2012 não houve grandes modificações tendo então a partir do ano de 2013 uma queda mínima.   
Ativo permanente representam bens e direitos que dificilmente serão transformados em dinheiro, que não serão vendidos, mais serão utilizados como meio de consecução dos objetivos operacionais da empresa. Para ser considerados Ativo Permanente, o Ativo deverá preencher três requisitos concomitantemente natureza relativamente, permanente ser utilizado na operação dos negócios. Não se destinar a venda, considerando a tabela houve então um investimento no ativo permanente.
Partindo para o Passivo circulante podemos defini-lo como as contas que terão que ser pagas durante todo o ano,como por exemplo contas a pagar para os fornecedores de mercadoria ou matéria -prima, o passivo circulante é um tipo de atividade em uma empresa que tem que ser feitas em cima de 12 meses não podendo passar disso, ou seja são contas que feitas a curto prazo. O que já é bem diferente do passivo não circulante que é um subgrupo do passivo exigível  do Balanço Patrimonial que por sinal é composto das contas antes agrupadas  no Passivo Exigível a Longo Prazo, ou seja de registro de todas as obrigações que devem ser quitadas cujos vencimentos ocorrerão após o final do exercício seguinte, diferentemente do passivo circulante o passivo não circulante representa as obrigações com prazo de vencimentos após 12 meses, que podem ser por exemplo os empréstimos, alguns tributos.
                     Patrimônio Líquido, ele é formado pelo grupo de contas que registra o valor contábil pertencente aos acionistas quotistas, o Patrimônio Líquido é um dos componentes mais importantes dentro de um balanço patrimonial, bom para esclarecer melhor podemos fazer a seguinte divisão, o patrimônio líquido é por tanto divido então no grupo do ativo e passivo, ou seja o primeiro representa  os bens e direitos da empresa, enquanto o segundo reúne suas obrigações, podemos dizer então que o patrimônio Líquido faz parte do passivo, porém é considerado como um passivo não exigível, pois trata-se da dívida da pessoa Jurídica perante as demais pessoas  que compõem a entidade, seja um empresário individual ou uma sociedade ou um grupo de acionistas.
Conceitualmente falando o patrimônio líquido é a representação da riqueza  efetiva da empresa , nesse grupo são reunidas as informações como o valor que foi investido, no negócio os lucros que foram gerados.
É  de grande importância o Patrimônio Líquido, o empresário deve está sempre atento a esse detalhe é o que faz a empresa se desenvolver, trata-se da saúde do negócio..
Sistema de Ensino Presencial Conectado
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
CONTABILIDADE APLICADA À ADMINISTRAÇAO 
Vilhena
 Maio de 2017
CONTABILIDADE APLICADA À ADMINISTRAÇAO 
Trabalho multidisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Matemática Comercial e Financeira, Contabilidade Aplicada à Administração, Planejamento Tributário.
Professores:
 Profa. Alessandra Petrechi
 Profa. Luisa Maria Sarábia Cavenaghi
 Prof. Aroldo Salviato
 Profa. Milene Rocha Lourenço
 Prof. Carlos Eduardo de Lima 
 Prof. Eduardo Cardoso Júnior 
 Prof. Régis Garcia 
Vilhena
 Maio de 2017

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes