Buscar

Tópicos de Atuação Profissional3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Leia o seguinte trecho. 
“Educar não é só alfabetizar. Educar é ajudar a desabrochar as potencialidades individuais, as quais só podem ser cultivadas pelo contato entre o indivíduo dotado de uma attention a la vie (como viu Bergson) e outros indivíduos de seu meio, todos inseridos na sua cultura, na sua história, no seu meio. Educar é criar um terreno fértil para a elaboração harmoniosa e culturalmente contextualizada do indivíduo (e não apenas fazer que ele se encaixe dentro de um papel social predeterminado pela sociedade)” (MORAIS, 2001, p. 3).
A citação apresentada nos leva a pensar na atuação do pedagogo, que deve ampliar o seu conceito de docência. Tendo isso como premissa, indique, a partir da listagem a seguir, quais são os conceitos-chave na área da educação que são desenvolvidos nesta disciplina:.
E) Todas as alternativas citadas. 
Leia o enunciado e considere as afirmativas que seguem.
A educação não se pauta na simples transmissão de conhecimentos e teorias: o foco é o aluno, que necessita sentir-se íntegro em relação à sua condição, sendo considerado por suas potencialidades e não por suas dificuldades de saúde. Portanto o pedagogo deve se valer da utilização de diferentes estratégias, entre elas, podemos citar:
I - A livre circulação da aprendizagem, proporcionando a todos os alunos a oportunidade de manejar significativamente o conhecimento. 
II - A contação de histórias e a continuação dos estudos no hospital. 
IV - Oficinas de arte, dramatização, brincadeiras e jogos.
Assinale a alternativa correta:.
D) As afirmativas I,II e IV estão corretas.
Em nossos estudos sobre a pedagogia empresarial, o texto apresenta alguns elementos que permitem pensar nas dimensões do sentido e do contexto de surgimento da pedagogia empresarial, bem como no aspecto das razões que justificam a expectativa de que o mercado empresarial absorverá cada vez mais o pedagogo. Em relação às duas dimensões apontadas (contexto de surgimento e expectativas para o futuro da profissão), bem como no tocante a atuação do pedagogo nas empresas, propriamente dita, considere as seguintes afirmações:
I - A pedagogia empresarial tem seu surgimento na ideia da necessidade de formação ou preparação dos recursos humanos nas empresas.
II - Acredita-se que a atuação de pedagogos no treinamento de pessoal possa elevar a produtividade e a qualidade das organizações. 
IV - A atenção do pedagogo empresarial é voltada à educação integral, isto é, ao processo de influenciar e sugestionar positivamente os funcionários em todos os aspectos da sua personalidade, propiciando o desenvolvimento da produtividade pessoal nas mais diversas atividades.
V - O pedagogo é um especialista em aprendizagem e é capaz de conduzir o comportamento das pessoas, buscando uma mudança: a aprendizagem. 
Assinale a alternativa correta:
D) Somente as afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
 Leia o enunciado e considere as afirmativas a seguir. 
Motta e Enumo (2004) realizaram uma pesquisa com crianças hospitalizadas, na qual a pergunta-chave para elas foi: “O que você gostaria de fazer no hospital?” e a resposta foi: “Brincar.”, isso porque, segundo os autores, a atividade lúdica é a ponte entre o momento anterior à doença e o período em que a criança se encontra em tratamento, muitas vezes penoso e longo. Junqueira (2003) também pesquisou sobre o tema e diz que a hospitalização da criança leva-a a se confrontar com um estado de desamparo, ao perceber sua fragilidade corporal que resultou no adoecimento,originando reações diversas, como regressões, estados depressivos, fobias e transtornos de comportamento. Assim, podemos dizer que brincar representa:
I - Um facilitador ao acesso simbólico para as crianças.
II - O elemento de interação social, possibilitando tanto à família quanto ao doente um momento de comunicação que não remete à doença. 
III - Uma forma de diminuir o sofrimento e o trauma trazidos pela vida no hospital.
Assinale a alternativa correta:
D) As afirmativas I,II e III estão corretas.
 Por muito tempo, a origem do mundo e a evolução dos seres vivos, sejam eles humanos ou não, pautaram-se pela explicação religiosa, e as teorias dogmáticas que colocavam em Deus as respostas para todas as perguntas prevaleciam. Essa corrente de pensamento denomina-se:
B) Criacionismo.
 A educação social deve realizar-se em todos os contextos nos quais se desenvolve a vida do ser humano, dentro e fora da instituição escolar, por exemplo. Nesse sentido, a educação ganha força nos espaços não formais, pois diferentes espaços e contextos educam. Leia as afirmações a seguir e indique aquela que estabelece uma concordância com o texto deste enunciado:
E) A sociedade de hoje é pedagógica.
 Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, por meio da Resolução do Conselho Nacional de Educação, o profissional de pedagogia deve ser capaz de trabalhar em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo.
Além disso, o estágio curricular deverá contemplar a experiência de exercício profissional em ambientes escolares e não escolares (BRASIL, 2006), o que exige uma formação do pedagogo extremamente sólida. 
Diante do exposto, reforça-se que é necessária e muito importante uma formação que prepare o futuro professor para lidar com as diferenças e as mudanças que ocorrem no mundo. Assim:
B) É preciso levar para a escola e sala de aula as nuances do mundo em que se vive, o que exige uma formação-ação de boa qualidade, com fundamentação teórica sólida, pertinente e real, que permita interpretar e analisar a realidade de sua prática
Complete esta frase, que aborda uma reflexão sobre os rumos da pedagogia hospitalar: “A pedagogia hospitalar é uma necessidade, mas, na realidade...” 
A) É ainda difícil perceber e identificar o surgimento desses novos espaços educativos.

Outros materiais