Buscar

maslow 150512020339 lva1 app6892

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
Abraham Harold Maslow;
Nasceu no Brooklin, Nova Iorque, em primeiro de Abril de 1908;
Psicologia Humanista
*
*
 Graduação em 1930;
Mestrado em 1931:
Doutorado em 1934.
*
*
Após se dedicar à administração da faculdade, criou a obra “Motivation and Personality”, aclamada até hoje;
 Na década de 60, Maslow se envolveu com a área de Gestão de Negócios e passou a relacionar seus estudos de gestão com suas teorias motivacionais;
Morreu em 1970, aos 62 anos, vítima de ataque cardíaco.
*
*
*
*
Necessidades fisiológicas: respiração, alimento, sexo, excreção 
Amizade, família, aceitação social
Segurança do corpo, do emprego, de recursos, 
de saúde, da propriedade
Confiança, Auto - estima, 
conquista,
respeito dos outros
 Moralidade, 
 criatividade,
Solução de problemas
Fisiologia
Segurança
Necessidades Sociais
Status e Estima
Auto-realização
Pirâmide de Maslow
*
*
 Maslow apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância e de influencia.
Essa hierarquia de necessidades pode ser visualizada como uma pirâmide:
*
*
Necessidades básicas como abrigo, roupa, comida, melhor remuneração imediata, melhores condições de trabalho, etc.
*
*
Afastamento os diferentes tipo de perigo físico que podem ser obtidos pela ordem e segurança pública, previdência, plano de assistência médica, seguro, poupança, etc.
*
*
Proporcionado pelas amizades com colegas de trabalho, relações interpessoais harmoniosas, etc.
*
*
O desejo de sobressair-se socialmente, oportunidade de crescimento, promoção, reconhecimento de mérito, etc. São estímulos para melhorias comportamentais.
*
*
Após ter conquistado tudo que queria o individuo passa a buscar condições de atingir o potencial máximo e poder contribuir para a sociedade e o país.
*
*
A teoria de Maslow buscava compreender e explicar as necessidades e o comportamento humano, sendo que esse comportamento é composto por necessidades. Algumas fundamentais para a sobrevivência, as fisiológicas e biológicas, como fome, sede e o sono, respiração. Porém a satisfação de uma necessidade sempre traz a outra, ou seja, quando se satisfaz as necessidades fisiológicas, surgem outras como por exemplo a autoestima.
*
*
Para Maslow, as necessidades são motivadas e motivadoras, as quais ele considera como psicofísica, pois buscam um equilíbrio hemostático do organismo.
Maslow afirma que se todas as necessidades estão insatisfeitas e o organismo é dominado pelas necessidades fisiológicas, quaisquer outras tornam-se inexistentes ou latentes.
*
*
As necessidades humanas assumem formas e expressões que variam conforme o indivíduo. Nem todos conseguem chegar ao topo da pirâmide de necessidades. A Frustração de certas necessidades passa a ser considerada uma ameaça psicológica. Quando alguma necessidade de nível mais baixo deixa de ser satisfeita, ela volta a predominar o comportamento, enquanto gerar tensão no organismo.
*
*
Muito utilizada na administração(gestão) de pessoas. A abordagem comportamental na administração propõe a adoção de uma posição humanística, e não normativa. No marketing há uma segmentação psicológica baseada nos desejos e necessidades das pessoas. Ajuda a entender o comportamento, os planos e metas dos consumidores. Reconhece as necessidades e, portanto, o tipo de produto para cada consumidor. 
*
*
Pode se afirmar que a existência de premência ou não de níveis de necessidades, conforme os dispostos por Maslow contribui para a análise do perfil interno do consumidor em termos de subsídios, principalmente para a propaganda.
Reside em propor hipóteses quanto ao real valor da teoria de motivação de Maslow para o estudo do comportamento do consumidor. 
*
*
De uma forma geral, as teorias tem valor para com as áreas em que foram desenvolvidas, pois permitem estudos e análises que ampliam conhecimentos, retificam ou consolidam as mesmas teorias ou ainda desenvolvem outras. Mas ainda se questiona, que além do valor da teoria, ainda desta teoria, ainda discutível, é a sua apresentação como enriquecedora ou passível de ser utilizada pelos profissionais do setor, meramente por ter-se mostrado criativa e acessível. 
Mais do que uma crítica à teoria, pretendeu-se demonstrar as limitações do seu uso, já que a sua aceitação não deve ser atribuída ao autor e sim aos que a difundem e aplicam.
*
*
Vimos que a teoria da hierarquia de Maslow busca compreender as necessidades que devem ser supridas para que a pessoa alcance sucesso pessoal e profissional, com isso ele através de pesquisas selecionou as necessidades em que ele acreditou serem essenciais para o indivíduo e argumentou sobre cada uma delas como se uma dependesse da outra. 
A teoria de Maslow também é muito utilizada pelas organizações, porém há pessoas que discordam de sua eficácia totalmente ou parcialmente, com isso surgiram críticas a essa teoria, mas em geral é uma teoria bem plausível por muitas organizações que a utilizam para melhorar a relação com os empregados e consequentemente aumentar a sua produtividade.
*
*
http://www.ead.fea.usp.br/semead/13semead/resultado/trabalhosPDF/703.pdf
http://br.monografias.com/trabalhos-pdf/gestao-pessoas-motivacao-servico-lideranca/gestao-pessoas-motivacao-servico-lideranca.pdf
http://www.administradores.com.br/producao-academica/a-teoria-da-hierarquia-das-necessidades/5266/
http://consultapsicologo.com.br/2008/03/27/maslow-mcgregor-e-herzberg-teorias-motivacao/
http://www.biografiasyvidas.com/biografia/m/maslow.htm
http://elmaxilab.com/definicao-abc/letra-a/abraham-maslow.php
http://adaomacarioadm.blogspot.com.br/2011/01/biografia-de-abraham-h-maslow-o-pai-do.html
http://www.buscadorerrante.com/wp/2009/biografia-de-abraham-maslow/
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais