Buscar

psicologia aplicada no direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201702008180)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O conhecimento científico é um conhecimento que compreende, elucida e altera o cotidiano. Uma das características que NÃO pertence a este tipo de conhecimento é: 
		
	
	d) ser formado pela emoção.
	
	a) ter a linguagem precisa.
	
	c) ter um método específico.
	
	b) ter objetividade.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701577624)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Quais foram as principais teorias que fundamentaram a Psicologia enquanto ciência?
		
	
	(C) Humanismo, Gestalt, Estruturalismo
	
	(B)Behaviorismo, Gestalt, Psicanálise
	
	(E)Associacionismo, Humanismo, Psicanálise.
	
	(D)Psicanálise, Behaviorismo, Hipnose
	
	(A) Behaviorismo, Gestalt, Humanismo
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702198019)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	TEXTO
A psicologia, ao participar do desafio contemporâneo do diálogo inter, multi e transdisciplinar, tem sua definição precária de identidade dissolvida, revelando seu potencial de olhar para a complexidade de seu objeto. Tal situação tem o potencial de propiciar a construção de novas formas e práticas de se pensar o saber psicológico. Todavia, convida à realização de atividades cada vez mais em sintonia com outros saberes. Assim, uma dupla tarefa impõe-se: dialogar, ultrapassando fronteiras antes demarcadas, e sustentar um discurso construtor de uma identidade específica do saber psicológico.
Considerando-se o texto, assinale a afirmação CORRETA:
		
	
	O diálogo inter, multi e transdisciplinar dificultam a definição formal da psicologia como ciência, pois dissolve a identidade já bem constituída do saber psicológico, propondo uma identificação com outras formas do saber sobre o homem.
	
	O psicólogo tem sido convidado a realizar diálogos que o desafiam a construir uma linguagem inter, multi e transdisciplinar, centrada no discurso epistemológico das ciências exatas, como a física quântica, e das ciências biológicas, como a genética.
	
	A psicologia como ciência foi marcada pela tensão dos projetos de sua constituição, estabelecendo uma epistemologia única que se expressa em múltiplos métodos, que podem dialogar com outros saberes
	
	A identidade emergente da psicologia contemporânea supera as suas dicotomias epistemológicas, ao dialogar com outros saberes, referendando-se neles, pois esses saberes possuem uma maior segurança metodológica.
	
	A psicologia, ao participar do diálogo inter, multi e transdisciplinar, tem reconstruído as fronteiras de sua identidade, pois, no contato com saberes diversos, revela sua característica: a complexidade epistemológica e metodológica.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702225816)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	A Psicologia da Gestalt é uma das abordagens da Psicologia que propõe sua forma particular de compreensão da subjetividade humana. Neste sentido, é INCORRETO afirmar:
		
	
	O cérebro tem como tarefa a apreensão da estimulação à qual é submetido e, a partir daí, utilizar essas informações para compreender melhor o ambiente, através da percepção.
	
	A Psicologia da Gestalt compreende o estudo dos processos perceptivos, os quais são construídos a partir das sensações possibilitadas pelos órgãos dos sentidos.
	
	Tendo como base a sensação, no cérebro são desencadeados processos psíquicos muito refinados e complexos, dos quais a percepção é o principal.
	
	As informações do meio externo são processadas por meio da sensação (dado não processado) e da percepção (atribuição de significado à informação recebida pelos sentidos). 
	
	A Psicologia da Gestalt originou-se do Estruturalismo, do Funcionalismo e do Behaviorismo.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702210007)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(FCC - AL (ALERN) / ALERN / Psicologia / 2013) Objeto da Psicologia que corresponde à síntese singular e individual que cada indivíduo vai constituindo conforme vai se desenvolvendo, e vivenciando as experiências da vida social e cultural; ao mundo das ideias, significados e emoções construídos internamente pelo sujeito a partir de suas relações sociais, de suas vivências e de sua constituição biológica. Trata-se da: 
		
	
	exterioridade. 
	
	objetividade. 
	
	circularidade
	
	representatividade
	
	subjetividade

Outros materiais