Buscar

Filosofia: Temas e Reflexões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 7
 
1-A Filosofia é um ramo do conhecimento que pode ser caracterizado de três modos: seja pelos conteúdos ou temas tratados, seja pela função que exerce na cultura, seja pela forma como trata tais temas. Com relação aos conteúdos, contemporaneamente, a Filosofia trata de conceitos tais como bem, beleza, justiça, verdade. Mas, nem sempre a Filosofia tratou de temas selecionados, como os indicados acima. No começo, na Grécia, a Filosofia tratava de todos os temas, já que até o séc. XIX não havia uma separação entre ciência e filosofia. Assim, na Grécia, a Filosofia incorporava todo o saber. No entanto, a Filosofia inaugurou um modo novo de tratamento dos temas a que passa a se dedicar, determinando uma mudança na forma de conhecimento do mundo até então vigente. Isto pode ser verificado a partir de uma análise da assim considerada primeira proposição filosófica..Reflexão rigorasa,reflexão de conjunto,reflexão radical,reflexão crítica
 2- Nas reflexões de Miguel Reale , a Filosofia do Direito é a própria Filosofia voltada para a realidade jurídica, esta área de saber pode ser estudada do ponto de vista filosófico, por filósofos de formação ou por juristas, focalizando temas como Justiça, Propriedade, Liberdade, Igualdade, o conceito de Direito, Legitimidade das normas e o papel do Direito nas sociedades, isso porque o Direito é um fenômeno universal que decorre da existência humana e o jurisfilósofo problematiza o que para o operador do Direito se configura como seguro. E nos sugere algumas indagações típicas dos jurisfilósofos: “Por que o Juiz deve apoiar-se na lei? Quais as razões lógicas e morais que levam o juiz a não se revoltar contra a lei, e a não criar solução sua para o caso que está apreciando, uma vez convencido da inutilidade, da inadequação ou da injustiça da lei vigente? Por que a lei obriga? Como obriga? Quais os limites lógicos da obrigatoriedade legal?” .
3-É o campo de investigação da política e das relações humanas. Seus objetivos de investigação são: Segundo Aristóteles, do bem comum, ou seja, o homem político poderia discutir assuntos que poderia beneficiar e ser de interesse de todos, e o homem político estava em uma posição privilegiada, pois ele analisava e discutia as questões em relação as leis e a estrutura da sociedade. Portanto a filosofia da política estuda a legitimação e a justificação do Estado e do governo, isso porque é necessário a Filosofia política para que seja analisada a ética e a moral entre as relações humanas. 
 4-Tanto a ética quanto a política, tal como concebemos hoje, nasceram nas cidades gregas, entre os séculos VI e IV antes da era corrente. Os homens livres eram considerados iguais como absolutamente livres, dessa forma, não há, sobre aqueles que são iguais nenhum poder superior: nem rei, nem patrão nem deus. Com eles se devem apresentar as razões pelas quais se ordena deve-se argumentar para convencê-los. Tudo era debatido e resolvido pela assembleia dos cidadãos, dessa forma deu-se o nascimento de novas formas de pensamento, dentre as quais a Ética e a Política tais como conhecemos desde então. 
 5- Platão, admirável discípulo de Sócrates, articulava em suas inspirações teóricas a ideia de se encontrar a felicidade no centro das questões Éticas. A sabedoria para Platão, não se identifica o sábio pela sua grandeza de conhecimentos teóricos, mas pela sua grandeza de virtudes. O homem virtuoso tende a encontrar e contemplar o mundo ideal. Aristóteles não descarta a relação entre Ser e o Bem, porém enfatiza que não é um único bem, mas vários bens, e que esse bem deve variar de acordo com a complexidade do ser. Para o homem por exemplo, há a necessidade de se ter vários bens, para que este possa alcançar a felicidade humana. A Virtude em Aristóteles, está entre os melhores dos bens. 
6- O jusnaturalismo moderno é caracterizado pela ideia racional de um Direito original fundante e universal conhecido como Direito de Natureza. Esse Direito pressupõe a existência originária de homens que vivem em um estado pré-social conhecido como estado de natureza, no qual os homens gozam de direitos inalienáveis. Para garantir esses direitos ameaçados pelo estado de guerra ou pelos apetites humanos devido à fragilidade do estado de natureza, foi necessário aos homens, por meio de uma espécie de contrato, ingressarem em uma ordem civil na qual esses direitos seriam invioláveis. 
7- Thomas: 
 Estado de Natureza Ambiente de guerra, no qual dominam as paixões, situação de total insegurança e incerteza.Domínio do mais forte. Sociedade de “paz relativa”, pois havia um certo domínio racional das paixões dos interesses. Existência de direitos naturais. 
 Hobbes:
 Homem é bom por natureza, mas a sociedade o corrompe. A propriedade privada é o eixo nuclear do seu pensamento. 
 John Locke Rousseau
 Estado Civil Sociedade ende-se a uma autoridade absoluta e soberana para garantir a sobrevivência da espécie. O instituidor político não pode entrar em contradição com direitos naturais O homem não é livre, mas deve garantir leis que o aproximem a essa liberdade.

Outros materiais