Buscar

RESPOSTAS EMPRESARIAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1- a) A Junta comercial não vai poder aceitar o nome, pois na firma social não pode conter o objeto da sociedade, terá que apresentar o nome ou nomes dos sócios.
b) O âmbito geográfico é o artigo 1166, caput, cc. Não há necessidade de outro arquivamento. A proteção se dá automaticamente com o arquivamento do ato constitutivo junto à junta comercial.
2- a) Sim. Tendo em vista que possui a personalidade jurídica, pois o ato constitutivo foi levado a registro no prazo de 30 dias e seus efeitos retroagirão ao momento da assinatura do ato.
b) Não. Mas poderá cobrar até o limite do capital não integralizado, tendo em vista que os sócios de uma sociedade limitada responde solidariamente pela integralização do capital social.
3- a) Sim. Porém deverá estar representado ou assistido.
b) A junta comercial deverá observar os seguintes requisitos. O capital social deverá estar integralizado, os incapazes não poderão exercer a administração da sociedade, o sócio Bruno deverá ser assistido, Pedro representado e João representado ou assistido, conforme se deu sua interdição
4- a) A constituição do conselho fiscal, para sociedade limitada é facultativa. A primeira deliberação(aprovação das contas dos administradores) é ilegal, pois invade a competência da Assembleia ou reunião, bem como a instituição do conselho fiscal não pode prejudicar os poderes conferidos a assembleia ou reunião dos sócios.
A segunda deliberação(convocação de reunião extraordinária) é perfeitamente válida, porque na competência do conselho fiscal, inclui-se a prerrogativa de convocar reunião sempre que ocorrerem motivos graves e urgentes.
5-a) A justificativa será o excesso do capital social em relação ao objeto da sociedade. Em relação ao procedimento, deverá ser realizado a modificação do contrato social, por meio de deliberação dos sócios, em reunião ou assembleia, respeitando o quórum de no mínimo 3 / 4 do capital social e deverá ser arquivado na junta comercial.
b) Sim. Mesmo que a sociedade não possua dívidas em mora e pague pontualmente aos seus credores, a redução somente se tornará eficaz se no prazo de 90 dias contados da data da publicação da ata da assembleia ou reunião que aprovar a redução não for impugnada por credor quirografário, por título líquido anterior a essa data ou se provado o pagamento da dívida ou depósito judicial do respectivo valor.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes