Buscar

Av1 organização e politicas de saúde

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0133_AV1_201201377277 » ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DE SAÚDE
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201201377277 - EVELYN QUEIROZ BARDASSON
	Professor:
	FERNANDA MARA CAMPOS DE LEO
	Turma: 9002/KH
	Nota da Prova: 8,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 1  Data: 09/05/2016 16:52:08
	
	 1a Questão (Ref.: 201202038860)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale (V) para verdadeiro ou (F) para Falso: ( ) A definição negativa de saúde está relacionada com a ausência de doença. ( ) Na sociedade atual e com as novas tecnologias para a assistência em saúde, as definições de saúde e doença deverão ser mais flexíveis e amplas, contemplando vários fatores.. ( ) Segundo a OMS, saúde é definida como "completo estado de bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doença". ( ) Garantindo investimento de recursos na organização do sistema de atenção à saúde é possível que a população esteja em estado de completo bem estar físico mental e social. ( ) Saúde deve ser entendida como um direito social, um "bem-comum", um direito de todos, direito este assegurado no exercício e na prática do direito à saúde. A alternativa que apresenta a CORRETA seqüência de letras, de cima para baixo, dos parênteses, é:
		
	
	V, F, V, F, F
	
	V, F, F, F, V
	
	F, V, F, F, V
	 
	V, V, F, V, F
	 
	F, V, V, F, V
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202114997)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	De acordo com a Constituição brasileira, sobre ao direito à saúde, é correto afirmar que "A saúde é direito de todos e dever do Estado..." Assinale a opção FALSA:
		
	
	As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio.
	 
	É permitida a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País. Essa participação está prevista em lei.
	
	Dentre as diretrizes do sistema único de saúde, constam atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais com a participação da comunidade.
	
	As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede descentralizada, regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único.
	 
	O acesso gratuito às ações e aos serviços para sua promoção, proteção e recuperação é assegurado textualmente na Constituição da República. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201983470)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde => Declaração de Alma-Ata, trouxe a discussão da importância da ação internacional e nacional sobre a necessidade urgente para que os cuidados primários de saúde sejam desenvolvidos e aplicados tanto nos países em desenvolvimento quanto nos desenvolvidos. Essa Conferência enfatiza 5 aspectos fundamentais. Assinale o aspecto que é FALSO em relação à essa Conferência:
		
	
	As desigualdades existentes no estado de saúde das populações devem ser alvo de preocupação comum entre todos os países.
	 
	Reforço da ação comunitária - serão efetivas se for garantida a participação popular na direção dos assuntos da saúde, acesso à informação e aprendizagem nesta área. Empowerment comunitário é a aquisição de poder técnico e consciência política para atuar em prol de sua saúde.
	
	Que os cuidados primários de saúde representam o primeiro nível de contato dos indivíduos, família e comunidade com o Sistema Nacional de Saúde. Sendo estes essenciais e devendo ser colocados ao alcance de toda a população.
	
	A saúde como um direito humano fundamental.
	
	A responsabilidade dos governos com a saúde da população através de adoção de medidas sanitárias e sociais.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202116110)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual Conferência Internacional  de Saúde elaborou uma Declaração estabelecendo como meta a Criação de Ambientes Favoráveis à Saúde, com enfoque na interdependência entre saúde e ambiente, em todos os seus aspectos, o ambiente não está restrito apenas à dimensão física, mas também às dimensões: social, econômica, política e cultural.
		
	
	Alma Ata
	
	Ottawa
	
	Adelaide
	
	Jakarta
	 
	Sundsval
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202116117)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	
No início do século XX, o movimento operário organizou greves na busca de conquistar alguns direitos sociais, pois nesta época os trabalhadores não tinham quaisquer garantias trabalhistas. Nasce, então, a previdência social. 
Com base nessa informação, serão elencadas três proposições acerca da previdência social, relacionadas às mudanças ocorridas neste período. Leia as proposições abaixo:
I- O marco inicial da previdência social no Brasil ocorreu em 1923 com a aprovação pelo Congresso Nacional da Lei Eloy Chaves instituindo-se as Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAPs).
II- Através da mobilização e reivindicação dos trabalhadores de determinada empresa é que ocorria a criação de uma Caixa de Aposentadoria e Pensão (CAP).
III- No início do século XX cresce as reivindicações dos operários sobre melhores condições de trabalho e como resposta a estas reivindicações o empresariado e do estado não realizam mudanças sobre as questões sociais.
A alternativa CORRETA após a apreciação das proposições acima é:
		
	 
	 I, II e III
	
	
 I
 
	
	III
	
	II e III
 
	
	I e II
 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202038920)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia as AFIRMATIVAS abaixo: I - No início do século XX a população pobre só dispunha de atendimento filantrópico nos hospitais de caridade mantidos pela Igreja. II - No século XX ocorreu a chegada dos imigrantes nas grandes cidades para o trabalho e a movimentação de pessoas nos portos, facilitou a disseminação de doenças. III - O Instituto Soroterápico de Manguinhos no Rio de Janeiro produz vacinas. O presidente Rodrigues Alves tem o objetivo de sanear e reurbanizar o Rio de Janeiro. A ALTERNATIVA CORRETA é:
		
	
	I
	 
	I, II, III
	
	III
	
	I, II
	
	II, III
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201649183)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Movimento da Reforma Sanitária Brasileira pode ser definido como:
		
	
	Uma articulação de profissionais de saúde dentro das Forças Armadas
	 
	Um movimento ideológico e político que se propunha a apresentar uma tese alternativa à política de saúde vigente no período do golpe militar
	
	Uma iniciativa privada que não se consolidou
	
	Uma iniciativa pública de várias categorias profissionais e do governo
	
	Uma iniciativa de determinadas categorias profissionais como por exemplo: profissionais da saúde
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201649168)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a Reforma Sanitária brasileira, analise as afirmativas abaixo: I. Constitui uma proposta abrangente de mudança social e um processo de transformação sanitária. II. Deve ser entendida simplesmente como uma reforma setorial, uma vez que não propõem mudanças nos paradigmas das práticas de saúde. III. O Conceito ampliado de saúde, Sistema Único de Saúde (SUS) e participação popular foram discutidos na 8ª Conferência Nacional de Saúde. Estão CORRETAS a (s) afirmativa(s):
		
	
	II
	
	I e II
	
	II e III
	 
	I e III
	
	III
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201503354)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A promoção da saúde é o processo de capacitação da comunidade para que esta participe ativamente buscando a melhoria da sua qualidade de vida e saúde. Deve ser reconhecida como uma parte fundamental de um dos princípios do SUS. Sendo este:
		
	
	universalidade
	
	hierarquização
	
	regionalização
	 
	equidade
	
	integralidade
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201504741)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Saúde é um direito de todos e é um dever do poder público a provisãodos serviços e de ações que lhe garanta. Não quer dizer somente a garantia imediata de acesso as ações e aos serviços de saúde. Coloca o desafio da oferta de serviços e de ações de saúde a todos que deles necessitem, todavia, enfatizando a ações preventivas e reduzindo o tratamento de agravos.O texto acima se refere a:
		
	
	descentralização
	
	integralidade
	 
	universalidade
	
	eqüidade
	
	regionalização

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes