Buscar

simulado 3(geriatria)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MÁRCIA BATISTA PESSOA
	201307341233       VIA CORPVS
		
	Voltar
	 
	 
	
	Processando, aguarde ...
		
		
	   NUTRIÇÃO EM GERIATRIA
	Simulado: SDE0408_SM_201307341233 V.1  
	Aluno(a): MÁRCIA BATISTA PESSOA
	Matrícula: 201307341233 
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 16/10/2017 11:18:40 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201307559444)
	2a sem.: Políticas e Assistência à Saúde
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Muitos foram os avanços no campo da saúde do idoso no Brasil nos últimos anos. Com relação a esse tema, julgue os itens seguintes.
I O envelhecimento populacional foi uma conquista do século XX, entretanto é um grande desafio social para o nosso país.
II A Caderneta do Idoso é um documento importante somente para os profissionais de saúde, pois permite conhecer a história de saúde do idoso.
III A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa considera todo idoso com idade superior a 75 anos e, situação de fragilidade.
IV A equipe de Saúde da Família deve reconhecer os idosos da sua região e propor atividades de educação para promoção da saúde.
 
É correto apenas o que se afirma em:
 
		
	
	I e III
	
	I, II e III 
	
	I, III e IV
	
	II e IV
	
	I e II
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308475888)
	1a sem.: Envelhecimento da população
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O envelhecimento é um processo natural, dinâmico, progressivo e irreversível, que provoca alterações orgânicas. Sobre os termos autonomia e capacidade funcional que se relacionam com o envelhecimento, marque a alternativa correta.
		
	
	A capacidade funcional é a capacidade de determinar e executar suas próprias vontades;
	
	Autonomia e capacidade são termos de significados iguais, podem ser empregados como sinônimos.
	
	A capacidade funcional é definida pela ausência de dificuldades no desempenho de certos gestos e de certas atividades da vida cotidiana;
	
	O termo autonomia relaciona-se a todo idoso que chega aos 60 anos capaz de decidir sobre sua vida, trabalho, lazer e convívio social.
	
	A autonomia é a perda ou alteração da estrutura ou função sejam elas psicológicas ou fisiológicas;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308040607)
	2a sem.: Assistência ao idoso
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A assistência ao idoso deve prezar pela manutenção da qualidade de vida, considerando o processo de perdas próprias do envelhecimento e as possibilidades de prevenção, manutenção e reabilitação do seu estado de saúde. Sobre o conhecimento do envelhecimento, leia as afirmativas abaixo e escolha a correta.
		
	
	No ser humano esse fenômeno progressivo apenas desencadeia o desgaste orgânico, mas não provoca alterações nos aspectos culturais, sociais e emocionais que contribuem para que se instale em diferentes idades cronológicas.
	
	A assistência ao idoso deve prezar pela alteração da qualidade de vida, preservando os processos de perdas próprias do envelhecimento.
	
	Considerando que o processo saúde-doença é um fenômeno complexo, socialmente determinado e modulado por condicionantes biológicos, psicológicos, culturais, econômicos e políticos, as necessidades de saúde dos idosos referem-se a múltiplas dimensões do real e dizem respeito à singularidade dos fenômenos de saúde ou doença que afetam os indivíduos e suas famílias.
	
	Não é função das politicas de saúde contribuir para que mais pessoas tenham idades menos avançadas com o melhor estado de saúde possível, ou seja, o envelhecimento inativo e saudável é o grande objetivo.
	
	Conhecer o cotidiano dos idosos tem sido um desafio para os profissionais de saúde para implementar programas e ações que visem alcançar a manutenção do equilíbrio no processo saúde-doença.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308489764)
	6a sem.: Enfermidades comuns no grupo geriátrico
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	A doença de Parkinson é uma doença degenerativa crônica que acomete 1% da população mundial maior que 65 anos. Os pacientes acometidos por esse agravo podem apresentar algumas manifestações clínicas, exceto:
		
	
	Marcha festinada
	
	Taquicinésia
	
	Tremor de repouso
	
	Pouca expressão facial
	
	Rigidez muscular
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308219246)
	6a sem.: DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	A doença de Parkinson, descrita por James Parkinson em 1817, é uma doença neurodegenerativa caracterizada por sintomas motores (rigidez, bradicinesia, tremor de repouso e instabilidade postural) e não-motores (distúrbios neuropsiquiátricos, do sono, autonômicos e sensitivos). De acordo com as suas leituras sobre doença de Parkinson, leia as alternativas abaixo e escolha a correta. 
		
	
	d)O tremor é tido como o sintoma inicial da DP. Em cerca de 50% tem início nas extremidades distais, em decorrência de oscilações involuntárias de uma parte do corpo. 
	
	b)Entre os fatores de risco, estudos mostram que, por conta da maior liberação de dopamina, a ausência de tabagismo aumenta em duas vezes a chance de desenvolver a doença, enquanto a ingestão de cafeína, por aumentar os níveis de dopamina, contribui para reduzir a taxa de risco em 25%.
	
	a) A incidência diminui com a idade, variando entre as idades de 17, 4/100.000 indivíduos entre 50 e 59 anos, a 1/100.000 para aqueles nas idades de 70 a 79 anos.
	
	c)À medida que a doença progride e os neurônios se regeneram.
	
	e)Pacientes com DP apresentam anormalidades de postura e equilíbrio, assim a habilidade para manter uma postura estável pode não estar comprometida em condições de equilíbrio sem perturbação e com atenção plena, e à medida que a base de apoio se estreita ou as demandas de atenção variam, a instabilidade postural diminui.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes