Buscar

Trabalho em Grupo

Prévia do material em texto

Como um professor pode fazer a diferença diante de uma dificuldade de aprendizagem? Qual a importância das reflexões do professor, a partir da sua percepção dos aspectos do desenvolvimento e do percurso de vida escolar dos alunos?
Um professor que esteja buscando transmitir um ensino de qualidade, ele precisa não somente busca qualificações no seu desenvolvimento, mas também uma significativa mudança em seu profissionalismo e formação. 
Nos dias de hoje, grandes mudanças vêm ocorrendo na educação pelo mundo globalizado, requerendo do professor muitos conhecimentos, várias ideias, muitas habilidades e práticas nos procedimentos, na forma de ensinar, em suas atitudes ao lidar com os alunos. Saber, fazer, ser, esse é o verdadeiro conhecimento.
Para que o professor trace novos rumos na prática pedagógica, é de suma importância sua educação, seu desempenho e o conhecimento. Quanto maior for sua carreira profissional, maiores serão as habilidades, conhecimentos e desempenho de um ensino significativo. Educar é ajudar a outra pessoa se conhecer, conhecer os outros e a sociedade, fornecer instrumentos para que a pessoa possa escolher entre vários caminhos, aquele que condiz com seus valores e com situações que cada um irá enfrentar.
O professor reflexivo não para de refletir quando as suas necessidades são sanadas, ele continua avançando em sua profissão até quando não passa por dificuldades ou por crises. Pois nesse caso, a reflexão se transforma em identidade e satisfação profissional, construindo novos conhecimentos. 
Esse profissional reflexivo não se limita apenas sobre aquilo que aprendeu em sua formação, constantemente ele reexamina seus procedimentos, objetivos e seus saberes. Aquele professor que deseja trabalhar produtivamente com seus alunos, avalia as características e necessidades de cada um. Atenta-se em ouvir aquilo que os alunos oferecem. Para que o professor possa ensinar, ele precisa revisar sua maneira de aprender. É durante o ensino que o educador transmite sua sabedoria por meio do seu conhecimento.
A maestria em ajustar suas ações em um contexto que facilite a aprendizagem demonstra a competência do professor. Por isso, o desenvolvimento de competências no aluno possibilita que ele se torne apto a aprender, pensar por si, tirar suas próprias conclusões e não simplesmente imitar.
O aluno precisa de motivação e inspiração para encarar o trabalho que é proposto. É indispensável que o professor conheça a relação do aluno consigo mesmo e depois com os demais. Sendo necessário oferecer conhecimentos que o ajude a ultrapassar os desafios. 
O alcance dos objetivos por parte do aluno é um propósito que requer conhecer os resultados e as etapas de ensino que os alunos seguem.
Educadores devem colaborar para a construção e avanço de uma ação educativa consciente, que instigue no aluno seu potencial e capacidade de produzir.
Operar esse papel só é eficaz se o professor for um profissional reflexivo, estimulando o educando a se tornar sujeito participante ao meio em que está inserido.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes