Buscar

DIR. CONST. AVALIANDO 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIR. CONSTITUCIONAL – 01
	 1a Questão (Ref.: 201607864642)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um órgão da Administração direta de determinado Município efetua contratação de serviços que poderiam ser prestados por servidores públicos, sem realizar licitação e sem que o ato que determinou a contratação tivesse sido precedido de justificativa razoável e plausível. Nessa hipótese, poderia:
		
	
	uma associação de servidores públicos municipais, por meio de habeas data, requerer a anulação da contratação e a determinação de que seja realizado concurso público para contratação de novos servidores, com vistas ao desempenho das atividades.
	
	um servidor público integrante dos quadros do órgão municipal, por meio de mandado de segurança, requerer a anulação do ato praticado pelo dirigente do órgão, por abuso de poder.
	
	o Procurador-Geral de Justiça, por meio de mandado de injunção, requerer que fosse declarada a omissão do Poder Público municipal no cumprimento de sua obrigação de prestar serviços.
	 
	um cidadão, alistado eleitoralmente em pleno gozo dos direitos políticos, por meio de ação popular, requerer a anulação do contrato, por ser lesivo ao patrimônio público e à moralidade administrativa, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.
	
	o Ministério Público, por meio de mandado de segurança coletivo, requerer que fosse declarada a ilegalidade da contratação, por ofensa aos princípios constitucionais de realização de licitação e motivação dos atos administrativos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607864351)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O princípio da assistência jurídica integral e gratuita constitui-se em garantia fundamental de caráter processual que assegura a assistência jurídica integral e gratuita aos hipossuficientes, bem como a gratuidade das despesas processuais. Segundo orientação jurisprudencial perfilhada pelo Supremo Tribunal Federal, referida garantia constitucional poderá ser empregada pelo jurisdicionado quando:
		
	
	recolher as custas processuais para, após a comprovação do recolhimento, apreciar a situação de hipossuficiência declarada pelo jurisdicionado.
	
	após a instrução do processo, o juiz verificar que realmente o jurisdicionado se apresenta como pessoa hipossuficiente.
	
	após comprovar, mediante declaração do imposto de renda, a insuficiência de recursos.
	 
	mediante simples declaração de hipossuficiência do jurisdicionado de que não está em condições de pagar as custas do processo e os honorários advocatícios de sucumbência, sem prejuízo próprio ao sustento próprio ou de sua família.
	
	comprovar, mediante provas documentais, a insuficiência de recursos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607884573)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em julgamento histórico realizado no Supremo Tribunal Federal, em sede de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF nº 54), observou-se elevada discussão ética, científica, jurídica e religiosa acerca do direito fundamental à vida viável e digna, bem como sobre a liberdade da mulher sobre seu próprio corpo. Nesse sentido, observou-se que o Supremo Tribunal Federal perfilhou o seguinte entendimento:
		
	
	O Supremo Tribunal Federal, diante do julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF nº 54), viabilizou a prática da eutanásia e ortotanásia, tornando-os fatos atípicos materialmente quando relacionados ao nascituro anencéfalo.
	
	O direito fundamental à vida compreende apenas a pessoa já nascida viva, pois o nascituro possui apenas expectativa de direito, segundo a Teoria Natalista, amplamente adotada pelo Supremo Tribunal Federal, inexistindo direitos patrimoniais ou extrapatrimoniais conferidos ao nascituro.
	
	Os juízes singulares poderão, mesmo após o o julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF nº 54), criminalizar a prática de aborto nas situações envolvendo antecipação terapêutica de feto anencéfalo.
	
	A partir do julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF nº 54), verificou-se que o nascituro não possui quaisquer direitos ou garantias fundamentais, já que a mãe poderá, a qualquer tempo, realizar aborto, bastando o consentimento materno.
	 
	Não obstante o Supremo Tribunal Federal ter descriminalizado o aborto de feto anencéfalo, possibilitando a antecipação terapêutica de parto nas situações de anencefalia, observa-se que a proteção do nascituro, ainda, persiste no ordenamento jurídico pátrio, seja em plano constitucional, seja no plano infraconstitucional.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607986226)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre a classificação da Constituição Federal de 1988 podemos afirmar, quanto a sua origem: I - É classificada de Dualista, pois o art. 1º da Constituição Federal ao garantir o pacto federalista, estabeleceu compromisso entre as várias ideologias sociais. II- Também conhecida como autocrática, recebe essa denominação por expressa previsão constitucional baseada na Soberania Nacional (art. 1º, I, da CF). III- Justifica-se como Democrática, uma vez a Constituição Federal estabelece que sua criação se dá pela participação popular que constitui através do voto legisladores para sua elaboração. IV- Embora haja a participação popular, é outorgada pelos legisladores que, mesmo eleitos, não traduzem a vontade popular. V- Considerada Promulgada pela doutrina, dada a participação popular individual e direta na propositura e votação das Emendas Constitucionais. VI- É considerada Cesarista excepcionalmente quando determinada lei for alvo de referendo popular. VII-Não pode ser considerada Dualista por derivar do compromisso instável de forças antagônicas. VIII- Somente poderia ser considerada outorgada se seu processo legislativo resultasse de um ato unilateral de uma pessoa ou classe dominante. IX- É considerada Cesarista excepcionalmente quando determinada lei for alvo de plebiscito. X- Também chamada de Popular, necessita de um processo democrático. XI- Não podem ser classificada como autocrática.
		
	
	Todas as assertivas estão erradas, exceto a III, VI, X e XI.
	 
	As assertivas I, V, VI, IX estão erradas.
	
	As assertivas I, IV, V, VII, VIII, IX estão erradas.
	 
	Somente as assertivas III, VII, X e XI estão corretas
	
	Somente as assertivas I, V, VI, IX estão erradas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607796362)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA É DEFINIDA COMO RÍGIDA PORQUE:
		
	
	classifica como inafiançáveis os crimes de racismo e tortura, entre outros.
	 
	prevê, para sua reforma, a adoção de procedimento mais complexo, em tese, do que o adotado para a modificação das leis.
	
	não admite a mutação constitucional.
	
	estabelece a pena de prisão para o depositário infiel.
	
	possui um controle de constitucionalidade exercido exclusivamente pelo STF.

Outros materiais