Buscar

SIMULADO DE DIREITO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SIMULADO DE DIREITO AMBIENTAL
	
	 1a Questão (Ref.: 201001572124)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O princípio pelo qual devem ser pesadas todas as implicações de uma intervenção no meio ambiente, buscando-se adotar a solução que melhor concilie um resultado globalmente positivo, sendo voltado para a Administração Pública, que deve pensar em todas as implicações que podem ser desencadeadas por determinada intervenção no meio ambiente, devendo adotar a solução que busque alcançar o desenvolvimento sustentável, é o princípio
		
	
	Do limite.
	
	Do poluidor-pagador /usuário-pagador.
	
	Da responsabilidade /responsabilização.
	 
	Do equilíbrio.
	
	Da participação.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201001462820)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	São instrumentos da Política Nacional do Mio Ambiente, todas as alternativas, exceto:
		
	 
	Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental- TCFA.
	
	O zoneamento ambiental.
	
	O licenciamento e a revisão de atividade efetiva ou potencialmente poluidoras.
	
	A avaliação dos impactos ambientais.
	 
	O Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumento de Defesa Ambiental.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201001479388)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	(OAB/CESPE 2008.1) Com relação à disciplina constitucional no âmbito do meio ambiente, assinale a opção correta.
		
	
	As usinas que operem com reator nuclear devem ter sua localização definida em leis estadual.
	
	a Constituição Federal não consagra o meio ambiente ecologicamente equilibrado.
	 
	Por disposição constitucional, o Atol das Rocas é considerado patrimônio nacional, devendo sua utilização obedecer às condições de preservação do meio ambiente.
	 
	A Constituição consagra o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado fora do Título II, que se refere aos direitos e garantias fundamentais.
	
	O estudo prévio de impacto ambiental para instalação de obra potencialmente lesiva ao meio ambiente, embora não tenha sido expressamente consagrado na Constituição, tornou-se obrigatório em virtude da jurisprudência pacífica do Supremo Tribunal Federal (STF).
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201001555018)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Considere as afirmativas:
I Doutrinariamente, pode-se afirmar que, num conceito de meio ambiente latu sensu, ingressam não apenas os elementos naturais ( os chamados recursos naturais), mas também, elementos culturais ( compreendendo, latu sensu, a paisagem, o patrimônio histórico e artístico, etc );
II O artigo 3º da lei 6938/81, define meio ambiente de forma muito ampla, pois este é formado pelo conjunto de condições, leis, influências e alterações, interações de ordem física, química e biológica, que permite , abriga e rege a vida em todas as suas formas;
III No direito brasileiro, o meio ambiente é matéria conceitual que abriga os recursos naturais e seus aspectos biodiversos;
IV O nosso direito positivo indicou como elemento caracterizador do meio ambiente a vida em geral, não apenas a humana, mas de todas as espécies animais e vegetais, abrangendo ainda os aspectos culturais e artificiais.
Assinale a afirmativa CORRETA:
		
	
	I, II, III e IV
	 
	I,III e IV
	
	I,II e III
	
	II,III e IV
	 
	I, II e IV
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201001573383)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Considerando a importância do licenciamento ambiental, qual a competência para licenciar uma plataforma de petróleo na bacia do Município de Campos?
		
	 
	Estadual e Municipal
	
	Estadual
	
	Municipal
	 
	Federal
	
	Federal e Estadual
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201001573425)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Art. 1º da Resolução CONAMA nº 001/86, conceitua impacto ambiental "Considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que direta ou indiretamente afetam":
I- a saúde, a segurança e o bem-estar da população, as atividades sociais e econômicas;
II- a biota, a qualidade dos recursos ambientais;
III- a qualidade dos recursos ambientais; a energia solar
É(são) verdadeiro(s) o que se afirma em:
		
	
	Somente I
	
	Somente II
	
	somente I e III
	
	Somente II e III
	 
	Somente I e II
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201001556615)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O estudo de impacto ambiental, no decorrer do licenciamento, serve para dar à administração pública informações quanto aos interesses envolvidos para que a decisão seja tomada tendo em vista uma finalidade superior. Marque a alternativa CORRETA. No curso de processo de licenciamento ambiental, o estudo de impacto ambiental e seu respectivo relatório:
		
	
	são sempre exigíveis pelo órgão licenciador já que o impacto ambiental é sempre significativo
	
	são em princípio exigíveis, podendo ser dispensados por livre decisão do órgão licenciador
	
	não são em princípio exigíveis e o estudo do impacto ambiental pode ser dispensado por livre decisão do órgão licenciador
	 
	não são em princípio exigíveis, mas podem sê-lo pelo órgão licenciador se o impacto ambiental for significtivo
	 
	são em princípio exigíveis, podendo ser dispensados pelo órgão licenciador se o impacto não for significativo
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201001573249)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Considerada como o marco inicial do direito ambiental brasileiro, o primeiro documento legal ambiental que disciplina de forma sistematizada o meio ambiente, a Lei 6.938 de 31 de agosto de 1981, torna-se o mais importante instrumento de amadurecimento da questão, ao instituir a Política Nacional sobre Meio Ambiente que consolida uma política ambiental para o país. Maraque a alternativa Correta a respeito da PNMA:
		
	
	Preserva a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscaliza as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético.
	
	Conceitua o Direito Ambiental comociência jurídica que estuda, analisa e discute as questões e os problemas ambientais e sua relação com o ser humano, tendo por finalidade a proteção do meio ambiente e a melhoria das condições de vida no planeta
	 
	Dispõe sobre princípios gerais da tutela ambiental, traçando diretrizes para orientação da ação dos governos na preservação da qualidade ambiental e manutenção do equilíbrio ecológico. Organiza e orienta o Poder Público sobre o poder de polícia ambiental, através do SISNAMA
	 
	Eleva o meio ambiente à categoria de direito fundamental, bem de uso comum, de natureza jurídica difusa. Um direito ao meio ambiente saudável, ecologicamente equilibrado como direito fundamental indispensável à vida, à saúde individual, social e pública, à segurança, ao bem-estar da pessoa humana.
	
	Estabelece a Competência material constitucional que atribui a uma esfera de poder o direito de fiscalizar e impor sanções, em caso de descumprimento da lei, na tutela dos bens ambientais.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201001573367)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA) emitiu em março de 2013, em Brasília, a licença para a dragagem de aprofundamento do Porto de Paranaguá. De acordo com o estabelecido na Política Nacional do Meio Ambiente, marque a alternativa CORRETA:
		
	
	O estabelecimento dos padrões de qualidade ambiental visa fundamentalmente o controle de substâncias potencialmente prejudiciais à saúde humana, (padrões de qualidade da água, do ar, dos níveis de ruídos). Esses padrões são estabelecidos através de Resoluções do IBAMA em consonância com o CONAMA
	
	Aos órgãos seccionais - órgãos ou entidades estaduais- cabem estabelecer normas, critérios e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade do meio ambiente com vistas ao uso racional dos recursos ambientais, principalmenteo licenciamento de usinas hidrelétricas, localizados ou desenvolvidos em 2 (dois) ou mais Estados.
	 
	a Política Nacional do Meio Ambiente visa à definição de áreas prioritárias de ação governamental relativa à qualidade e ao equilíbrio ecológico, atendendo aos interesses da União, uma vez que compete a este ente a competência exclusiva para exigir o licenciamento ambiental
	 
	A Lei 6.938/81 dispõe que o Licenciamento Ambiental é um dos instrumentos da PNMA e é considerado como uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente.
	
	Compete ao IBAMA propor ao MMA - Ministério do Meio Ambiente- normas e padrões para implantação, acompanhamento e fiscalização do licenciamento ambiental.

Outros materiais