Buscar

fundamentos do marketing disc.01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O comportamento do consumidor é definido por etapas de um processo onde o mesmo toma a decisão de compra, processo este onde o consumidor assume papeis distintos, iniciador, influenciador, decisor, comprador e usuário. Vejamos a seguir conceitos e exemplos de papéis assumidos pelos consumidores.
 O iniciador é o individuo que reconhece a necessidade de obter um produto, ele percebe e imagina a utilidade de um produto ou a capacidade que o mesmo lhe irá proporcionar, podendo ter como exemplo um indivíduo que fica horas na parada esperando pelo ônibus e percebe a necessidade de comprar um automóvel.
 O Influenciador é uma pessoa próxima ao iniciador que lhe dará sugestões sobre o produto o qual o mesmo reconhece a necessidade de adquirir, sugerindo marcas, tipos, locais de compra, preços e outros, como exemplo de influenciador podemos citar um amigo que por já possuir automóveis dá dicas de lojas de compras, tipo de carros, marcas e preços dos veículos.
 O decisor é o sujeito que toma a decisão de onde, como e porque comprar, momento onde às informações para a aquisição do produto já foram levantadas e analisadas, como exemplo de decisor podemos citar um iniciador que após analisar as sugestões do influenciador e pesquisa-las toma a decisão do local da compra, valor que irá pagar e o tipo de produto que o mesmo irá adquirir.
 O comprador será o indivíduo que paga pela compra, podendo não ser a mesma pessoa que decide pela compra, mesmo tendo papel vital na tomada de decisão, podendo ter como exemplo o comprador de um veículo que por não dispor do recurso para fazer o pagamento do produto, pede para que o pai faça esse pagamento, o mesmo irá ajudar na tomada de decisão, mas não será quem irá utilizar o veículo.
 O usuário é quem irá usufruir do produto, aquele que vai consumir o mesmo, tendo como exemplo um indivíduo que usa um automóvel para se deslocar para o trabalho, podendo não ser exatamente quem o comprou, quem decidiu comprar, vendo a necessidade de minha esposa não ficar por horas na parada esperando pelo ônibus, comprei um veículo para ela, a mesma será quem irá utilizar o veículo a caracterizando como usuária.

Outros materiais