Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO III REDAÇÃO INSTRUMENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603987435)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise o fragmento extraído de uma Petição Inicial e indique a que tipo textual pertence: DOS PEDIDOS: Ante o exposto, requer a Vossa Excelência: a) A procedência da ação para condenar a ré a efetuar o pagamento ao autor na importância de R$ 10.000,00 (dez mil reais), acrescidos de juros e correção monetária; b) A condenação da requerida ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios na forma da lei; c) A citação do representante legal da pessoa jurídica que figura no polo passivo para, querendo, no prazo legal, contestar a ação;
		
	
	Narrativo.
	
	Dissertativo-argumentativo.
	
	Descritivo.
	 
	Injuntivo.
	
	Dissertativo-expositivo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201604052067)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa que demonstra o texto corretamente adequado e relacionado às três valências em que a escrita jurídica é realizada (descritiva, valorativa e normativa):
		
	
	A funcionária de uma determinada farmácia foi ferida porque, enquanto ela trabalhava, a escada que utilizava para pegar remédios quebrou. (DESCRITIVO - QUALIFICAÇÃO); A quebra da escada foi causada por negligência da empresa (VALORATIVO - ENQUADRAMENTO LEGAL); A administração da farmácia se comportou negligentemente e deve, por isso, indenizar a funcionária (NORMATIVO - QUALIFICAÇÃO DO FATO).
	 
	A funcionária de uma determinada farmácia foi ferida porque, enquanto ela trabalhava, a escada que utilizava para pegar remédios quebrou. (DESCRITIVO - FATO); A quebra da escada foi causada por negligência da empresa (VALORATIVO - QUALIFICAÇÃO DO FATO); A administração da farmácia se comportou negligentemente e deve, por isso, indenizar a funcionária (NORMATIVO - ENQUADRAMENTO LEGAL).
	
	A administração da farmácia se comportou negligentemente e deve, por isso, indenizar a funcionária (DESCRITIVO - FATO); A quebra da escada foi causada por negligência da empresa (VALORATIVO - QUALIFICAÇÃO DO FATO); A funcionária de uma determinada farmácia foi ferida porque, enquanto ela trabalhava, a escada que utilizava para pegar remédios quebrou. (NORMATIVO - QUALIFICAÇÃO DO FATO).
	
	A quebra da escada foi causada por negligência da empresa (DESCRITIVO - FATO); A administração da farmácia se comportou negligentemente e deve, por isso, indenizar a funcionária (VALORATIVO - QUALIFICAÇÃO DO FATO). A funcionária de uma determinada farmácia foi ferida porque, enquanto ela trabalhava, a escada que utilizava para pegar remédios quebrou. (NORMATIVO - ENQUADRAMENTO LEGAL).
	
	A funcionária de uma determinada farmácia foi ferida porque, enquanto ela trabalhava, a escada que utilizava para pegar remédios quebrou. (NORMATIVO - ENQUADRAMENTO LEGAL). A quebra da escada foi causada por negligência da empresa (VALORATIVO - QUALIFICAÇÃO DO FATO); A administração da farmácia se comportou negligentemente e deve, por isso, indenizar a funcionária (DESCRITIVO - FATO).
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201604025109)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Todos os alunos da Estácio são estudiosos. Diogo é aluno da Estácio, logo:
		
	
	Diogo é estudioso, sendo que essa é a premissa menor do silogismo apresentado.
	
	Diogo não é aluno da Estácio, sendo essa uma premissa negativa que concluímos do silogismo apresentado.
	 
	Diogo é estudioso, sendo essa a conclusão do silogismo apresentado.
	
	Nenhuma das respostas acima.
	
	Diogo é estudioso, sendo essa a premissa maior do silogismo jurídico apresentado.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201604004846)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Leia o trecho, analise os elementos constitutivos da narrativa e marque a alternativa correta: Trata-se de  negligência ao dever de cuidar de Maria de Lurdes Silva, 27 anos, a que expôs sua filha Carla Silva de dois anos. O fato ocorreu em Botafogo, Rio de Janeiro.
		
	 
	É possível extrair do parágrafo o elemento "quando".
	
	Não é possível extrair do parágrafo o elemento "onde".
	
	É desconhecido o agente da ação.
	
	O parágrafo informa o porquê do conflito.
	 
	O fato gerador do conflito não se encontra identificado nesse parágrafo, somente sua valoração.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201604008303)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa correta relativamente ao seguinte parágrafo jurídico contido em petição escrita por procurador, em nome da parte, ao Juiz: ¿Vossa Excelência indeferiu meu pedido porque não aceitou a minha tese argumentativa¿:
		
	 
	C ¿ o uso da terceira pessoa seria o adequado
	
	D ¿ o uso da primeira pessoa é adequado
	
	B- o procurador não pode peticionar ao juiz
	
	E - ao juiz não cabe indeferir pedidos das partes
	
	A¿ a falha está no uso do pronome de tratamento

Outros materiais