Buscar

QUESTÕES DE MARKETING 2017 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

QUESTÕES DE MARKETING – 2017-2
1 - Dentro de sua organização, você foi questionado quanto à existência de 4 pilares que sustentam um dos tipos de orientação. Estes pilares são: (1 ponto)
1 – Mercado-alvo 
2 – Necessidades do cliente 
3 – Marketing integrado 
4 – Lucratividade 
	Informe abaixo a que tipo de orientação estes pilares estão relacionados e explique, ainda o que representa e como deve ser definido o “Marketing Integrado”.
R: Orientação para Marketing. Significa que toda a organização deve estar voltada para o cliente alvo atendendo, desta forma, suas necessidades e desejos. 
2 - Leia e interprete a definição de Marketing, segundo Kotler:
“ atingir metas organizacionais depende de determinarem-se as necessidades e desejos do público-alvo e oferecer as satisfações desejadas mais eficientes e eficazmente que os competidores”.
Antes de se definir metas, devem-se determinar quais são as necessidades do público alvo. Desta forma, as metas devem estar focadas, necessariamente em seu público alvo e a empresa deve ser mais eficaz que a concorrência para que alcance um “market Share” maior que os competidores.
3 - Existem oito estágios na evolução do Marketing. Você é candidato a Gerente de Marketing da empresa ABC Desenvolvimento Ltda e foi questionado quanto ao estágio da “Simples Troca”. Depois de raciocinar sobre o tema você respondeu que:
R.: Neste estágio as sociedades descobriram que não podiam, internamente, atender às suas necessidades , passando a se especializar. Com essa especialização o mercado inicia um período de trocas, para que as necessidades pudessem ser atendidas.
4 - O Vice-Presidente de Marketing de sua organização, necessitando entender perfeitamente a diferença entre as funções Marketing, Vendas e Propaganda informou que:
PROPAGANDA - é o contato um a um com clientes em potencial; sem Vendas a base de dados de clientes em potencial não é produtiva e não gera receita. 
VENDAS - no contato individualizado, detectar todas as possibilidades de negócios com estes clientes dos nichos alcançados por Marketing e assegurar que estes negócios serão fechados e o cliente surpreendido na satisfação.
MARKETING - é tudo o que você faz para despertar os desejos nos clientes, é alcançar e conquistar nichos de mercado.
Analisando o posicionamento de seu Vice-Presidente afirmou:
( ) Todas as afirmativas estão corretas
( ) Todas as afirmativas estão incorretas
( ) Apenas a afirmativa 1 é correta
( X ) As afirmativas 2 e 3 estão corretas
( ) Apenas as afirmativas 1 e 3 estão corretas
5 – Existem versas filosofias de orientação para o mercado. Você, empreendedor que é, descobriu que orientação por PRODUÇÃO é: 
“Sustenta que os consumidores dão preferência a produtos fáceis de encontrar e de baixo custo. Concentram-se em alcançar alta eficiência de produção, baixos custos e distribuição em massa. Essa orientação faz sentido em países em desenvolvimento, onde os consumidores estão mais interessados em obter o produto do que em suas características. Esse conceito também é utilizado quando se deseja expandir o mercado.”
Analise e redefina esta orientação:
R.: A empresa deve focar seus esforços na eficácia da produção pois esta visão leva a baixos custos e grande distribuição, aumentando, inclusive sua parcela de mercado. É utilizado para realizar, naturalmente, uma expansão de mercado.
6 – A empresa “Fui e Já Volto Ltda” deseja melhor seus processos e analisou diversas possibilidades. Como existem problemas entre a empresa e o mercado consumidor, determinou que sua equipe estudasse o problema e você trouxe um conceito bastante inovador: 
“Agora ele é considerado em sua forma mais ampla, sendo o processo de construir e manter um relacionamento lucrativo com o cliente, entregando-lhe valor superior e satisfação.” 
Tecnicamente desenvolvendo este conceito, pode-se afirmar que ele representa:
( ) B2B – Business to Business
( ) B2C – Business to consumer
( ) Tanto B2B quanto B2C
( ) CRM – Costumer relationship Management
( X ) Refere-se diretamente a CRM mas como trata-se de relacionamento com o cliente, todas estão corretas
7 – Existem diversas formas de classificação de Produtos de Consumo, as definições exatas para estas classificações são:
1 – PORDUTOS DE CONSUMO - são produtos e serviços de consumo que o consumidor geralmente compra com frequência, rapidez, comparação e esforço mínimo. –Geralmente tem preço baixo e são colocados em muitos lugares para que estejam à vista.
2 – PRODUTOS DE CONVENIÊNCIA - são os produtos e serviços comprados por consumidores finais para uso próprio.
3 – PRODUTOS DE COMPRA COMPARADA - são produtos e serviços de consumo comprados com menor frequência e cujas características de adequabilidade, preço, qualidade e estilo são comparadas cuidadosamente pelo consumidor. Geralmente o consumidor gasta mais tempo e esforço na busca por informações e realiza comparações. – Carros, móveis, eletrodoméstico, hotelaria.
4 – PRODUTOS DE ESPECIALIDADE - são produtos de consumo que o consumidor ou não conhece ou conhece mas normalmente não pensa em comprar. Inovações são produtos não procurados até que o consumidor se conscientize de sua existência por meio da propaganda. Seguros de vida, serviços de funeral pré-planejados, doação de sangue.
Após análise minuciosa, você informou que:
( ) Todas as classificações acima existem porém suas explicações não são corretas
( ) Todas as classificações acima existem e suas explicações estão corretas
( ) Todas as classificações acima existem mas apenas a explicação da 4 está correta 
( ) Todas as classificações acima existem mas apenas a explicação da 2 está correta 
( X ) Todas as classificações acima existem mas apenas a explicação da 3 está correta 
8 – Em diversos noticiários televisivos você, sempre atento, percebeu que existem conceitos que desconhecia e buscou informações pertinentes, para que pudesse agregar valor à sua organização. Dois destes conceitos são “Core Business” e “Bens de Capital”. Defina abaixo o que é:
“Core Business – É o negócio principal de sua empresa.
“ Bens de Capital” – São máquinas e equipamentos e instalações industriais.
9 – “Entram no produto acabado com pouca modificação na forma, como pequenos motores para aspiradores de pó e pneus para automóveis. A maioria das peças componentes é vendida diretamente aos usuários empresariais, sendo os pedidos realizados com um ano ou mais de antecedência. Preço e serviço são as considerações principais de MKT enquanto a gestão de marca e a propaganda tendem a ser menos importantes”. 
Este é um conceito claro de Produtos organizacionais: 
( ) Material componente
( ) Instalações
( ) Suprimentos organizacionais
( X ) Peças componentes
( ) Todas estão incorretas
10 – Você é Diretor de Marketing da empresa “DPG Company” e desenvolveu o seguinte raciocínio quanto ao mix de produtos de sua organização.
- “Possuímos um Mix de produtos compatível com o mercado e nosso público alvo, determinando, após estudos, que trabalhamos com a abrangência de 3 linhas, conforme abaixo:
- Creme dental com extensão de 6 marcas
- Sabão em pó com extensão de 4 marcas
- Lenços de Papel com extensão de 3 marcas
Desejamos aumentar a profundidade de 3 marcas de creme dental. Hoje suas profundidades são diversas.
Creme dental – Limpo Bem – Atual: Mentol e Neutro. Aumentar sua profundidade em mais duas opções – Cítrico e Baunilha
Creme dental – Infantil – Atual: Apenas mentol. Aumentar sua profundidade para em mais duas opções – Frutas vermelhas e “chiclete”
Creme dental – Sorria – Atual: Neutro, Mentol e Cítrico. Aumentar sua profundidade em mais uma opção – Frutas vermelhas
Com isso podemos aumentar nosso “Market Share” agregando valor para o cliente com maior rentabilidade para nossa organização. Os estudos de viabilidade estão realizados e serão apresentados a seguir....” 
Analisando o relatório, sua equipe definiu claramente:
( ) Profundidade no Mix deproduto é a quantidade de opções de cada produto
( ) Abrangência do Mix de produto é a quantidade de linhas de produto
( ) Extensão da linha representa a quantidade de marcas de cada linha
( ) Consistência do Mix de produto representa: Refere-se à proximidade com que as várias linhas de produtos estão ligadas quanto ao uso final, às exigências de produção, aos canais de distribuição ou a algum outro critério.
( X ) Todas as afirmativas acima estão corretas 
11 – Desejando criar um comércio destinado a oferecer produtos exclusivamente de alto custo, com vista a maior lucratividade você escolheu um local para a instalação deste comercio perto de um grande centro comercial, normalmente, visitam e realizam suas compras clientes de classe C, gerando um grande fluxo (aproximadamente 30.000 pessoas por dia).
Analise esta decisão, dentro do que estudamos:
R.;A decisão esta incorreta, uma vez que produtos diferenciais devem ser ofertados em locais calmos e “refinados”. 
12 – A Companhia Cresce e Desenvolve S/A, determinou que seus produtos sejam exclusivos e com um grande diferencial mercadológico. Com isso seus custos são, naturalmente, mais elevados, mas de difícil comparação. Esta estratégia lhe trouxe grandes benefícios, principalmente no que tange a “sensibilidade ao preço”. Esse relatório foi disponibilizado pela empresa e diz respeito ao aspecto tático PREÇO – inserido nos 4 P`s ou Mix Marketing. Identifique abaixo o que é correto, analisando a “sensibilidade ao preço”. Coloque V para verdadeiro ou F para Falso.
( V ) CONSCIÊNCIA DA EXISTÊNCIA DE SUBSTITUTOS - Quanto menor a consciência dos consumidores quanto a produtos substitutos, menos existe a sensibilidade a preços.
( F ) DIFICULDADE DE COMPARAÇÃO - Quando o produto é exclusivo, os clientes são menos sensíveis
( F ) VALOR ÚNICO - Menos sensíveis a preços são os consumidores que não conseguem realizar comparações de qualidade de substitutos.
( V ) VALOR ÚNICO - Quando o produto é exclusivo, os clientes são menos sensíveis
(V ) DISPÊNDIO TOTAL - Quanto menor o dispêndio total em relação à renda do cliente, menor a sensibilidade ao preço.

Outros materiais