Buscar

CONST. AVANÇADO [Salvo automaticamente]

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO CONSTITUCIONAL AVANÇADO
REVISÃO AV2
PROF. JOÃOZINHO RIBEIRO
01. Declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva a norma constitucional, o Supremo Tribunal Federal requisitará ao Presidente da República a edição de decreto para suspender a eficácia do ato impugnado, se essa medida bastar ao restabelecimento da normalidade.
(	) CERTO			( X	) ERRADO
02. Em relação ao Mandado de Segurança Coletivo, podemos afirmar que a impetração de MS coletivo por entidade de classe em favor dos associados independe da autorização destes, na forma do estatuto.
( X	) CERTO			(	) ERRADO
03. A arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF), regulada pela Lei nº 9.882/99, tem por objeto evitar ou reparar lesão a preceito fundamental, resultante de ato do Poder Público. De acordo com a Lei nº 9.882/99, vige o princípio da subsidiariedade quanto ao cabimento da ADPF.
( X	) CERTO			(	) ERRADO
04. A obrigatoriedade ou necessidade de deliberação plenária dos tribunais, no sistema de controle de constitucionalidade brasileiro, significa que somente nas sessões plenárias de julgamento dos Tribunais Superiores é que a matéria relativa a eventual inconstitucionalidade da lei ou ato normativo pode ser decidida.
(	) CERTO			( X	) ERRADO
05. O Conselho Nacional de Justiça exerce função jurisdicional, por ser integrante da estrutura do Poder Judiciário
(	) CERTO			( X	) ERRADO
06. O caso Marbury vs Madison, julgado pela Suprema Corte Americana em 1803 deu origem ao tipo de controle de constitucionalidade concentrado concreto:
(	) CERTO			( X	) ERRADO
07. Diante das notícias que assolam o país sobre a prática de crimes violentos, o Deputado José Justiceiro, conseguiu coletar assinaturas de um terço de seus colegas parlamentares e assim apresentou a Proposta de Emenda Constitucional, PEC – para mudar a redação do art. 5º inciso XLVII para permitir a pena de prisão perpétua no Brasil. Já o Deputado Antônio Direito lamentou apresentação de tal PEC, pois segundo ele a mesma viola o disposto no inc. IV do §4º do art. 60 da CRFB. Mas se disse estar tranquilo pois tem certeza que a CCJ - comissão de constituição e justiça dará parecer desfavorável ao prosseguimento da referida PEC. 
07. (cont.)
Entretanto, José Justiceiro também se diz tranquilo, porque segundo ele o guardião da Constituição é o STF, portanto, mesmo que o parecer da CCJ seja pela inconstitucionalidade ele é meramente opinativo, porque esta comissão não pode ter a última palavra sobre constitucionalidade, quem a tem é o STF. Responda:
qual dos dois deputados está correto sobre a CCJ; 
Jose justiceiro
b) Há alguma medida que o Deputado Antônio Direito possa tomar para impedir a criação de tal norma inconstitucional? Antes de ir a votação ao congresso Ele pode propor Ação direta de inconstitucionalidade  um instrumento utilizado no chamado controle direto da constitucionalidade das leis e atos normativos, exercido perante o Supremo Tribunal Federal brasileiro
08. No mês de março, um projeto de emenda constitucional foi rejeitado logo no primeiro turno de votação, realizado na Câmara dos Deputados. Em agosto do mesmo ano, esse projeto de emenda foi novamente porto em votação na Câmara dos Deputados. Na sequência, determinado Deputado Federal, contrário ao projeto de emenda e decidido a impedir sua tramitação, afirmou que iria acessar o Poder Judiciário. Discorra sobre a possibilidade de o Poder Judiciário exercer controle sobre a tramitação da emenda, bem como sobre a possível medida cabível no caso em tela.
Há possibilidade de o Poder Judiciário controlar a constitucionalidade do processo legislativo do projeto de emenda constitucional. No caso em tela o controle mostra-se viável em função da violação da limitação procedimental constante no art. 60, parágrafo 5º da CRFB.
A única medida cabível ao caso é a impetração do mandado de segurança perante o Supremo Tribunal Federal.
09. Com o objetivo de incrementar a arrecadação tributária, projeto de lei estadual, de iniciativa parlamentar, cria uma gratificação de produtividade em favor dos Fiscais de Rendas que, no exercício de suas atribuições, alcancem metas previamente estabelecidas. O projeto é aprovado pela Assembleia Legislativa e, em seguida, encaminhado ao Governador do Estado, que o sanciona. Com base no cenário acima, responda aos itens a seguir, empregando os argumentos jurídicos apropriados e a fundamentação legal pertinente ao caso. 
09. (cont.)
Indique a inconstitucionalidade formal que a lei apresenta e informe se a sanção da Chefia do Poder Executivo teve o condão de saná-la.
A inconstitucionalidade formal decorre da não observância das regras de processo legislativo previstas na Constituição da República, que são, consoante jurisprudência firme do Supremo Tribunal Federal, de reprodução compulsória pelas Constituições Estaduais, uma vez que corolário do princípio da separação funcional de poderes. Na situação proposta, o projeto de lei de iniciativa parlamentar vulnera a norma do artigo 61, §1º, inciso II, alínea “a” da CRFB, aplicável, por simetria, aos Estados-membros. No que tange à sanção governamental, a jurisprudência do STF é pacífica em reconhecer que a sanção do Governador não tem o condão de convalidar o vicio de iniciativa, estando superado Enunciado n. 05 daquele Tribunal.
b) Supondo que a lei seja questionada perante o STF por meio de ADI, deque forma poderia o Sindicato dos Fiscais de Rendas daquele Estado atuar no feito em defesa da lei? Teria legitimidade para interposição de embargos declaratórios contra a decisão final adotada na ADI?
O Sindicato dos Fiscais de Rendas do Estado poderia requerer a sua admissão no feito na qualidade de amicus curiae, nos termos do artigo 7º, §2º, da Lei  9.868/99. Em sendo deferido o pedido, poderia o Sindicato manifestar-se por escrito e realizar sustentação oral, mas não poderia interpor recurso, conforme precedentes do STF.
10. O deputado federal Alfredo Rodrigues apresentou projeto de lei prevendo o estabelecimento de penas de prisão perpétua e de trabalhos forçados para os condenados pela prática de crimes considerados hediondos pela legislação brasileira. Outro deputado, Silmar Correa, decide consultá-lo(a) acerca da possibilidade de questionar perante o Poder Judiciário uma suposta inconstitucionalidade do referido projeto de lei antes mesmo que ele venha a ser submetido a votação pelo Congresso Nacional. Como deverá ser respondida a consulta?
Neste caso devera ser ajuizado em mandado de segurança para trancament o da 
pauta, conforme art. 30 §4, da constituição federal exercendo, assim o controle 
preventivo. E apesar de o controle jurisdicional de constitucionalidade realizar -se, via 
de regra, em caráter repressivo, ou seja, após a entrada em vigor da norma 
impugnada, a jurisprudência do STF reconhece uma possibilidade de questionamento 
preventivo, neste caso tratando se do MS, sendo assim, só poderá ser impetrado por 
outro membro do Congresso Nacional e, necessariamente, deverá ser julgado antes de 
o referido projeto ser convertido em lei (sob pena de tornar o MS um substitutivo da ADI)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais