Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO I REDAÇÃO INSTRUMENTAL (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201604050442)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A respeito da tipologia textual na produção do texto jurídico, NÃO é possível afirmar que:
		
	
	"Dos fatos", da petição inicial, é um texto predominantemente narrativo.
	
	A Fundamentação de um determinado ponto de vista exige do argumentador, muitas vezes, que alguns fatos motivadores de sua tese sejam narrados.
	
	Narração, descrição e dissertação podem compor, juntas, um só texto e sua separação só se justifica por razões acadêmicas.
	
	A narração e descrição podem estar a serviço da argumentação.
	 
	A descrição consiste em enumerar os fatos e as características que decorrem na linha do tempo para constituir um enredo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603995951)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Identifique o tipo de argumento utilizado no parágrafo abaixo: Anísio cometeu um crime doloso inaceitável, repudiado com veemência pela sociedade, porque desferiu três facadas certeiras no peito de sua companheira, e também porque agiu covardemente contra uma pessoa desarmada e fisicamente mais fraca. Além disso, ele já estava desconfiado do caso extraconjugal da mulher, o que afastaria a hipótese de privação dos sentidos.
		
	
	Senso Comum.
	 
	Pró-tese.
	
	Oposição.
	
	Autoridade.
	
	Analogia.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201604047799)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	3. Assinale a opção que analisa corretamente a tipologia textual usada no parágrafo a seguir: Carlos integrou a chapa de candidatos ao Conselho Seccional que obteve a maioria dos votos válidos e tomou posse em 1º de janeiro do ano seguinte ao de sua eleição. Um ano após o início do mandato, Carlos passou a ocupar um cargo de direção no Conselho de Administração de uma empresa, controlada pela Administração Pública, sediada em outro estado da Federação. https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/prova/arquivo_prova/47536/
		
	
	Descrição
	
	Exposição
	
	Argumentação
	
	Injunção
	 
	Narração
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603995940)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Identifique o tipo de argumento utilizado no parágrafo abaixo: A Constituição é muito clara quando diz que a vida é um bem inviolável. Uma sociedade democrática defende esse direito e recorre a todos os meios disponíveis para que a vida seja sempre preservada e para que qualquer atentado a esse direito seja severamente punido. No caso em questão, Tereza foi atacada de maneira covarde e violenta, porque não dispunha de meios para ao menos tentar preservar sua vida. Portanto o réu desrespeitou a Constituição Brasileira e incorreu no crime de homicídio doloso previsto no artigo 121 do Código Penal Brasileiro.
		
	
	Oposição concessiva.
	
	Oposição restritiva.
	
	Causa e consequência.
	
	Pró-tese.
	 
	Autoridade.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201604016930)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A mudança de posição dos termos em destaque, proposta na versão à direita, PREJUDICA o sentido pretendido no texto original apenas em...
		
	 
	e) TEXTO ORIGINAL Com essa aquisição, a Saraiva, que ocupava o quarto lugar no ranking das editoras de livros didáticos, deu um passo largo para dominar o mercado. (A GAZETA - 27/8/98) ALTERAÇÃO PROPOSTA Com essa aquisição, a Saraiva deu um passo largo para dominar o mercado, que ocupava o quarto lugar no ranking das editoras de livros didáticos.
	
	c) TEXTO ORIGINAL Apesar de os atiradores estarem sem capacete, ninguém conseguiu ver seus rostos, que estavam em uma moto Honda XL250. (A GAZETA - 12/8/98) ALTERAÇÃO PROPOSTA Apesar de os atiradores, que estavam em uma moto Honda XL250, estarem sem capacete, ninguém conseguiu ver seus rostos.
	
	d) TEXTO ORIGINAL Victor dá posse amanhã a Rômulo Penina, para a casa civil, que acumulará os dois cargos. (A GAZETA - 1/4/98) ALTERAÇÃO PROPOSTA Victor dá posse amanhã, para a casa civil, a Rômulo Penina, que acumulará os dois cargos.
	
	b) TEXTO ORIGINAL A informação da polícia é de que alguns dos aparelhos teriam chegado até os presos escondidos dentro de galinhas assadas. (A GAZETA - 12/8/98) ALTERAÇÃO PROPOSTA A informação da polícia é de que alguns dos aparelhos teriam chegado, escondidos dentro de galinhas assadas, até os presos.
	
	a) TEXTO ORIGINAL Itamar disse que espera mudanças nas regras dos debates a serem promovidos em Minas. 'É impossível falar sobre a desorganização administrativa que se instalou no Estado em apenas um minuto', justificou,... (ESTADO DE MINAS - 1/8/98) ALTERAÇÃO PROPOSTA Itamar disse que espera mudanças nas regras dos debates a serem promovidos em Minas. "É impossível, em apenas um minuto, falar sobre a desorganização administrativa que se instalou no Estado", justificou,...

Outros materiais