Buscar

Conceitos Fundamentais da Psicanálise

Prévia do material em texto

1-Qual (is) método (s) da Psicanálise apreende (m) o material do inconsciente?
Hipnose
Interpretação dos sonhos 
As alternativas B e C estão corretas - 
Superego
Associação livre
2-A primeira tópica do aparelho psíquico, estabelecida por Freud, é organizada em:
R: Inconsciente, pré-consciente, consciência.
3-Qual a estratégia terapêutica utilizada por Freud, no início de sua prática clínica,  para obter a origem dos sintomas da histeria?
R: Hipnose
4-A prática profissional da psicanálise refere-se à forma de tratamento em que o psicanalista utiliza a associação livre para que o paciente se conscientize de seus processos psíquicos. A forma de tratamento da psicanálise chama-se:
R: Análise
5- Bertha Pappenheim, conhecida na literatura psicanalítica pelo pseudônimo Anna O., foi paciente do médico Josef Breuer que, juntamente com Freud, escreve Estudos sobre a histeria, em 1893.
Atribui-se a Anna O. a expressão talking cure ou "cura pela fala", também "limpeza da chaminé" para referir-se ao tratamento utilizado por Breuer. Freud considera a técnica utilizada com Anna O. o primeiro caso de tratamento pela psicanálise.
A chamada "cura pela fala" é a precursora do método clínico conhecido por:
R: associação livre
6- A ideia ligada às excitações muito intensas provenientes tanto de fonte exógena como de fonte endógena, denomina-se:
R: trauma
7- A perspectiva psicanalítica freudiana admite a hipótese da existência de processos inconscientes que levam em conta não só os acontecimentos exteriores, concretos, experienciados diretamente, como experiências construídas a partir da interação de percepções advindas do mundo externo e de fantasias originadas do mundo interno, constituindo o mundo experiencial subjetivo do sujeito. O conceito que melhor resume esta concepção freudiana é:
R: Realidade Psíquica
8- O processo de expressão dos desejos inconscientes através de imagens é denominado de:
R: Figurabilidade
9- Freud postulou diversos mecanismos de defesa. Entendemos por repressão ou recalque:
R: Um afastamento involuntário de conteúdos da consciência de algo que nos traz sofrimento ou que nos constrange.
10- Sobre a teoria freudiana dos sonhos escolha a alternativa incorreta:
R: O sonho é um desejo que não se realiza.
11- Sobre o inconsciente e sua conceituação na Psicanálise, é correto afirmar que:
R: É o depositário dos desejos recalcados que retornam à consciência, por exemplo, enquanto formações sintomáticas.
12-A figura abaixo é apresentada por Freud no importante Capítulo VII da Interpretação dos sonhos (1900), à página 574.
A figura procura representar esquematicamente o modelo do aparelho psíquico que viria a ser conhecido por "primeira tópica".
Com relação a este modelo, considere as seguintes afirmativas:
I -Pcs refere-se ao sistema pré-consciente, situado na extremidade motora;
II - O sistema inconsciente (Ucs) não tem acesso à consciência, exceto pela via do pré-consciente;
III - Toda a atividade psíquica tem um sentido ou direção, em geral, da extremidade motora para a extremidade perceptual;
IV - Mnem são os traços de memória, modificações permanentes dos elementos do sistema.
Assinale a alternativa correta:
R: apenas as afirmativas I, II e IV são corretas
13-Com relação às frases abaixo marque a alternativa correta I A sexualidade infantil é perverso polimorfa. II A amnésia infantil é similar à amnésia histérica. III Toda pulsão se satisfaz quando encontra um objeto.
R: Os itens I e II estão corretos
14- A Psicanálise, enquanto método de investigação, busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias, como os sonhos, os delírios, as associações livres, os atos falhos. O método de investigação da psicanálise consiste em:
R: Método interpretativo
15- A ideia ligada às excitações muito intensas provenientes tanto de fonte exógena como de fonte endógena, denomina-se:
R: trauma
16- A fase anal é um momento do desenvolvimento psicossexual, ou seja, uma etapa do processo de estruturação do sujeito. Sobre esta fase é CORRETO afirmar que:
R: Nesta fase a criança começa a obter o controle dos esfíncteres e começa, também, a ter uma noção inicial de controle.
17- O termo psicanálise é usado para se referir a uma teoria, a um método de investigação e a uma prática profissional. Enquanto teoria, caracteriza-se por um conjunto de:
R: conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da vida psíquica.
18- Quando se submete à análise um paciente que sofre do que se descreve como perturbações nervosas, deseja-se de antemão estar certo "conforme a certeza possa ser alcançada" de que ele se presta a essa espécie de tratamento, de que se pode ajudá-lo por esse método.
O termo empregado para designar uma doença nervosa cujos sintomas simbolizam um conflito psíquico recalcado, de origem infantil é chamado:
R: Neurose
19- A pulsão é o modo pelo qual a sexualidade comparece na vida psíquica. Acerca do conceito de pulsão escolha alternativa incorreta.
R; A pulsão é o modo pelo qual a sexualidade comparece na vida psíquica.
20- Na concepção freudiana, a estrutura do aparelho psíquico que está em contato com a realidade interna e externa e, dentre outras, tem a função de garantir as funções adaptativas é:
R:EGO
21- Indique qual é a única qualidade do Id, instância psíquica da segunda tópica? 
R: Inconsciente
22- Eleonor é muito exigente consigo. Seu analista está trabalhando com ela as altas cobranças que ela se impõe. Ela é juíza da Vara da Infância e da Juventude e se dedica muito ao trabalho, tendo pouquíssimo tempo para a família e para o lazer. Ela relata que ultimamente tem ficado muito estressada e ansiosa. De acordo com a visão psicanalítica, é correto afirmar que: 
R: Eleonor comporta-se dessa forma em função da internalização de proibições, limites e autoridade, valorizando a moral e os ideais.
23- Maria teve pouco carinho da sua mãe, que foi muito ausente e repressiva. Ao chegar na adolescência desenvolveu bulimia: comia e vomitava repetidas vezes. Sua compulsão por comer e a culpa por ter comido demais foi relacionada em análise com a necessidade do afeto de sua mãe. De acordo com a teoria freudiana, a compulsão:
R: Está para além do princípio de prazer: Maria sofre com o desprazer da bulimia, mas também tem prazer em preencher um vazio com a comida.
24- Freud, em sua segunda tópica, divide o aparelho psicológico nas seguintes instâncias: 
R: Id, Ego e Superego
25- Pedrinho tem 5 anos e fala para todo mundo que sua mãe é sua namorada. Seu pai explica para ele que: você saiu de dentro da mamãe e por isso ela não pode ser sua namorada, além disso ela é casada com o papai. Pedrinho se comporta assim porque:
R: Está na fase de elaboração do complexo de Édipo.
26- O inconsciente tem seu próprio modo de atuar que é caracterizado por um conjunto de processos primários dentre os quais podemos citar:
R: Ausência de cronologia, linguagem simbólica e princípio do prazer.
27- Todo esforço da psiquiatria, no séc. XIX, ainda estava voltado no sentido de se distinguir a loucura da simulação. Sei que não sou louco e sei quem é louco, mas não sei o que é loucura. Esta permanecia sendo a diferença absoluta
R: HISTERIA
28-Sobre a descoberta da psicanálise analise as questões a seguir e escolha a alternativa correta: I- os sintomas neuróticos resultam de processos inconscientes II- Freud começou a usar o método de Breuer, ambos discutiam os casos dos pacientes de Freud, as técnicas e os resultados do tratamento. III- O livro sobre a Histeria é o marco da descoberta da 
psicanálise. IV- O texto dos Três ensaios deixou a comunidade médica da época estupefata ;
R: TODAS SÃO CORRETAS
29-Sobre a relação Freud/Descartes, no que se refere à concepção da subjetividade humana, temos uma relação de oposição, ou seja:
R: DESEJO E VONTADE
30-Freud definiu cartase com:
R: EXPRESSÃO DAS EMOÇÕES QUE SE ESPERA QUE LEVE À REDUÇÃO DOS SINTOMASPERTUBADORES
31- Acerca do tratamento psicanalítico escolha a alternativa correta. (0,5) I Freud abandona a hipnose como método de intervenção devido ao seu efeito de sugestão. II Na teoria da fantasia elaborada por Freud há uma prevalência da realidade psíquica em detrimento da realidade objetiva. III É a partir do caso de Ana O., que Freud descobre os conceitos de complexo de Édipo e de transferência. IV A técnica da associação livre é ensinada à Freud por sua paciente Emny.
R:TODAS SÃO CORRETAS
32-Ao mecanismo de transformação da carga em afeto em sintomas corporais, Freud denominou:
R:CONVERSÃO
33-Freud definiu Associação Livre como:
R: Técnica que permite o paciente expressão o que vem a mente.
34-A cerca do conceito de histeria é INCORRETO afirmar que:
R: Não há componente sexual em sua etiologia.
35-A função da hipnose era:
R: Remeter o paciente ao seu passado, de modo que ele encontre o fato traumático e produza a ab-reação.
36-Duas afirmações de Freud:
R: Os sonhos não são absurdos, mas possuem sentidos - Os sonhos são realizações dos desejos.
37-Há dos registros dos sonhos: 
R: Conteúdos manifestos e Pensamentos latentes
38-Para Freud o conceito de trauma esta sempre associado a uma experiência:
R: Fantasística.
39- Ao eliminar os sintomas pelo método cartático, revivendo as emoções traumáticas qual o fenômeno Breuer observou?
R: Ab- reação

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes