Buscar

TECIDO CARTILAGINOSO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FACULDADE DOM PEDRO II
LAÍS BARBOSA – 1BN
TECIDO CARTILAGINOSO
Diferencie morfológica e funcionalmente condroblasto e condrócito.
Condroblastos são células arredondadas, com citoplasma abundante, capacidade mitótica e são ativas na síntese da matriz cartilaginosa.
Condrócitos são células ovóides, com núcleo grande e nucléolo bem evidente. São responsáveis pela síntese e renovação dos elementos da matriz cartilaginosa. Os condroblastos são as células precursoras dos condrócitos. 
Um condroblasto é uma célula do tecido cartilaginoso, originária das células mesenquimais, que dará origem aos condrócitos. 
Qual é a estrutura e a importância da molécula de agrecana?
As moléculas de agrecana são um agregado molecular muito importante para manter a rigidez da matriz cartilaginosa, interage com as fibrilas colágenas. 
Diferencie os tipos cartilaginosos hialino, fibroso e elástico quanto a composição, aspecto histológico, propriedades e localização ( citando sua função no local onde é encontrada ).
Hialina: constituída por colágeno tipo II, sulfato de condroitina e forma o primeiro esqueleto do embrião e servirá como molde cartilaginoso para formação dos osso durante o desenvolvimento embrionário.
Ex: Encontrada no nariz, na laringe, nas extremidades ventrais das costelas, na traqueia, nos brônquios.
Fibrosa: constituída por fibrilas colagenosas do tipo II, colágeno tipo I, que confere maior resistência à tração.
Ex: Nos discos intervertebrais, na sínfise pubiana, nos meniscos das articulações dos joelhos.
Elástica: constituída por fibrilas colagenosas do tipo II, imersas na sustância fundamental da matriz cartilaginosa e fibras elásticas.
Ex: No pavilhão auditivo, no conduto auditivo externo, na tuba auditiva, na epiglote e na laringe
Definir matriz territorial e interterritorial e explicar a diferença na intensidade de coloração observada entre ambas.
A matriz territorial possui alto teor de condroitinosulfato e pequena quantidade de fibrilas colagenosas, fica ao redor de cada lacuna ocupada pelos condrócitos.
A matriz interterritorial é mais rica em fibrilas colagenosas e pobre em proteoglicanos.
Sobre o pericôndrio: 
a) O que é quais as camadas constituintes e funções desempenhadas? 
Membrana de tecido conjuntivo denso na sua maior parte, que reveste todas as cartilagens hialinas, exceto as cartilagens articulares. Rico em fibras colágenas tipo I. Por ser vascularizado, é responsável pela nutrição, oxigenação e eliminação dos resíduos metabólicos da cartilagem.
b) Qual é o tipo de crescimento no qual participa e como isso ocorre?
As células do pericôndrio são semelhantes aos fibroblastos, porém as situadas mais profundamente, isto é, próximo a cartilagem, podem facilmente multiplicar-se por mitose e originar condrócitos, caracterizando-se assim, funcionalmente, como condroblastos.
Sobre os grupos isógenos : 
a) O que é? 
Organização dos condrócitos em pequenos grupos de até 8 células que são originados de uma única célula precursora (condroblastos).
b) Qual é o tipo de crescimento no qual participa e como isso ocorre?
Há duas maneiras de crescimento das peças cartilaginosas. Crescimento intersticial, que ocorre por divisão mitótica dos condrócitos. Crescimento por aposição, que ocorre por diferenciação de células situadas na superfície das peças cartilaginosas que têm potencialidade para se desenvolver em condrócitos. Estas células, chamadas condroblastos, se comportam como células-tronco de cartilagem. Após a sua diferenciação estes novos condrócitos são adicionados à superfície da cartilagem, razão do nome crescimento por aposição.
Como é feita a nutrição das células cartilaginosas? Em que isso interfere nas capacidades de degeneração e regeneração deste tecido? Por que a cartilagem é considerada um tecido excelente para a realização de enxertos?
Através do pericôndrio. É essencial para a sobrevivência da cartilagem, além de fornecer novas células cartilaginosas. 
A cartilagem vem sendo usada para enxerto de cartilagem em áreas desgastadas, como no joelho e para reconstrução de ossos. Os enxertos da cartilagem hialina produzem o tecido novo que é muito similar ao próprio osso da pessoa.
Qual a implicação da cartilagem fibrosa não apresentar pericôndrio no seu crescimento e nutrição?
A cartilagem fibrosa ou fibrocartilagem é um tecido com características intermediárias entre o conjuntivo denso e a cartilagem hialina. Ela não está envolta pelo pericôndrio, os discos cartilaginosos fibrosos praticamente não se regeneram. Esse tecido é bem mais resistente e é encontrado em locais onde essa resistência maior é necessária.
Por que os condroblastos (lacunas) são considerados artefatos de técnica?
Artefato de técnica é quando algo está atrapalhando o procedimento, ou seja, em histologia quando falamos em um artefato é quando encontramos algo na lamina que não faz parte do estudo. 
Nos tecidos vivos e nos cortes cuidadosamente preparados os condroblastos ocupam totalmente as lacunas. A superfície dos condrócitos parece regular ao microscópio óptico, porém o eletrônico mostra reentrâncias e saliências maiores e mais freqüentes em condrócitos jovens.
Como ocorre o controle hormonal sobre a atividade das células cartilaginosas? 
 Através do hormônio do crescimento, o GH.

Outros materiais