Buscar

saude mental 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201703051564)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com a Reforma psiquiátrica e o processo de reinserção da pessoa portadora de transtorno mental na vida familiar, a assistência de enfermagem domiciliar vem sendo cada vez mais utilizada. Com exceção de uma, essa assistência domiciliar de enfermagem em saúde mental visa à possibilidade de dar suporte a:
		
	
	Egressos de internação que, por problemas clínicos graves requeiram um suporte emocional, entendendo que a saúde mental é essencial em qualquer área de atendimento de enfermagem;
	 
	Pessoas que precisam ser rigorosamente controladas e vigiadas, a fim de que diminuam os riscos que elas representam para sociedade.
	
	Sujeitos em primeiro episódio psicopatológico, evitando a tradicional internação e possibilitando outra trajetória de vida a essas pessoas;
	
	Pessoas que em determinado momento necessitem de um acompanhamento mais sistemático, seja em situação de crise psicopatológica ou familiar;
	
	Quaisquer destas drogas, uma vez que esta sintomatologia não é específica de nenhum tipo de droga
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703051907)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A portaria n° 336, de 2002, do Ministério da Saúde define as seguintes modalidades de CAPS: CAPS I, CAPS II e CAPS III, por ordem crescente de porte/complexidade a abrangência populacional. Os três cumprem a mesma função no atendimento publico em saúde mental, devendo estar capacitados a realizar prioritariamente o atendimento de clientes com transtornos mentais severos e persistentes.
		
	
	(E) Nenhum CAPS pode ter leitos em suas dependências.
	
	(B) A equipe multiprofissional do CAPS e composta por Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Psicólogos, Assistentes Sociais e Terapeutas Ocupacionais
	
	(C) O CAPS i II destina-se ao atendimento de usuários de drogas e dependentes químicos.
	 
	(D) As atividades realizadas nos três níveis de CAPS incluem atendimento individual e em grupo, oficinas terapêuticas, visitas e atendimento domiciliares e atendimento às famílias.
	
	(A) O CAPS I destina-se ao atendimento em municípios com população ente 20mil e 200 mil habitantes.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703051610)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A atuação do movimento de luta antimanicomial tem tido um importante papel na efetivação da Reforma Psiquiátrica com o consequente fim dos hospitais psiquiátricos e fortalecimento da rede de atenção à saúde mental de base comunitária e atenção à saúde, em conformidade com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse sentido a marca do movimento social é a luta pela(s):
		
	
	Propõe o rompimento com o encarceramento social da loucura, com transformação das formas institucionalizadas para um cuidar em liberdade, isto é, uma crítica à própria constituição da modernidade.
	
	Desospitalização e desmedicalização promovida por ambulatório especializado de saúde mental.
	
	Garantia dos direitos trabalhistas dos trabalhadores médicos das instituições psiquiátricas
	
	Mudanças no modo de cuidar do chamado louco, mantendo a alternância de modelos diferenciados de cuidar, tanto fundamentado no modelo asilar quanto no modelo dos novos serviços
	 
	Transformação das práticas e concepções sobre a relação sociedade e loucura no Brasil, na garantia de seus direitos e de sua reinserção social, sobretudo no que diz respeito às denúncias da violação de tais direitos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703051693)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O relacionamento terapêutico é uma tecnologia do cuidado necessária no desenvolvimento do atendimento por equipe multidisciplinar, sobretudo pela possibilidade de entendimento das experiências de vida do portador de sofrimento mental. Sobre esta temática, é possível afirmar, EXCETO:
		
	
	(B) O relacionamento terapêutico deve propiciar o reconhecimento de limitações pessoais e potencialidades.
	
	a enfermeira deverá chamar o médico assistente para administrar medicação SOS
	 
	(C) O relacionamento terapêutico é um instrumento exclusivo de cuidado das necessidades psicossociais do portador de sofrimento mental.
	
	(D) O relacionamento terapêutico fornece a possibilidade para troca de experiências, saberes e saneamento de dúvidas relativas ao tratamento.
	
	(A) Relacionamento terapêutico é um instrumento de ajuda e de entendimento do outro.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703051727)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Ministério da saúde criou os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), por meio da Portaria 106/2000. Com referência a este serviço, assinale abaixo as alternativas corretas.
		
	 
	Estes serviços são exclusivamente de natureza pública, vinculados diretamente ao gestor estadual.
	 
	Os SRT são moradias inseridas preferencialmente na comunidade, destinadas a cuidar dos portadores de transtornos mentais, egressos de internações psiquiátricas de longa permanência e/ou que não possuam suporte social e laços familiares que viabilizem a sua inserção social.
	 
	Os SRT não precisam estar vinculados ao SUS e podem estabelecer convênios com entidades filantrópicas, associações e ONGs para a implementação e acompanhamento destes. .
	 
	O SRT deve estar vinculado ao CAPS ou programa de SM.
	 
	Garantir um Projeto Terapêutico individual centrado na reinserção social.

Outros materiais

Outros materiais