Buscar

Tipos de terapia - saúde mental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FORMAS DE TRATAMENTO DE TRANSTORNOS MENTAIS
ETE de Saúde Hebert José de Souza
Alunas : Marisol Oliveira e Camila Bonfin
Docente : Célia Jorgiana
Disciplina : Saúde Mental
O que é ?
É preciso saber também que existem tratamentos adequados para cada tipo de transtorno, o que não é só feito através de medicamentos.
Tratamento medicamentoso é um valioso instrumento da psiquiatria para o controle dos sintomas e tem conseguido uma melhora da qualidade de vida da pessoa com transtorno mental;
A criatividade e dedicação dos profissionais neste campo permite conhecer e perceber a cada momento diferentes facetas da mente humana, o que resulta em novas nuanças no tratamento
2
Terapia Medicamentosa
Terapias medicamentosas que são utilizadas frequentemente para tratar doenças,controlar e amenizar sintomas. 
A prescrição de medicamentos para pacientes portadores de transtorno mental é a forma de tratamento mais conhecida, porém uma das mais criticadas.
3
O que é um psicofármaco?
Os psicofármacos são drogas cujo principal uso é modificar as funções psíquicas, normais ou alteradas. Portanto, não curam o doente mental, apenas diminuem seu sofrimento.
É muito importante que um profissional de Saúde Mental conhecer cada droga em particular, é entender os princípios gerais do grupo, pois a ação e efeitos colaterais são semelhantes dentro de cada um deles
.
Os tipos de psicofármaco
 Grupo dos Psicolépticos são drogas que atuam diminuindo a atividade psíquica normal ou alterada.
Hipnóticos: Induzem o sono (Flurazepan,Trazolan)
Efeitos colaterais : sensação de torpor e sonolência (ressaca)
contra-indicadas, para quem faz uso de hipnóticos, atividades que exigem maior concentração
Ansiolíticos: aliviam ansiedade e tensão (Diazepan, Lorazepan)
Efeitos colaterais: dos benzodiazepínicos não são numerosos e são :sonolência e perda de coordenação, podendo surgir também fadiga, lentidão ou confusão mental. 
Contra-indica seu usuário para atividades que exigem concentração. É importante que as mulheres usuárias sejam orientadas ao planejamento familiar, pois há relatos de mal formações fetais quando utilizados durante a gravidez, assim como de sua passagem no leite materno.
“ podem causar tolerância e dependência, podendo induzir a vícios e produzir reação de abstinência”
Antipsicóticos ou neurolépticos: reduzem sintomas psicóticos como alucinações e ideias delirantes (Clorpromazina, Haloperidol )
Efeitos colaterais : oculares, hematológicos, gastrointestinais, dermatológicos, sistemas termo-regulador, cardiovasculares, endócrinos, Sistema Nervoso Central (SNC)
**Os efeitos colaterais dos neurolépticos são inúmeros, porém só alguns deles se desenvolvem em dado paciente
Grupo de psicanalépticos são drogas que atuam aumentando a atividade psíquica normal ou diminuída. Podem atuar de duas diferentes formas: 
Psicoestimulantes: estimulando a vigília, combatendo a fadiga ou aumentando o desempenho (Anfetamina, Cafeína, Metanfetamina)
Efeito colateral : suprimem a fome e psicose anfetamínica. Existe um alto índice de incidência de dependência psíquica.
Antidepressivos: combatendo formas patológicas de depressão mental como os antidepressivos (Imipramina)
Efeitos colaterais : mais frequentes são a hipotensão postural que deve ser mais preocupante nos idosos, devido ao risco de um acidente vascular, e nos diabéticos, devido a neuropatia periférica. Também podem apresentar a boca seca, obstipação, ausência de orgasmo (anorgasmia), contrações musculares involuntárias (mioclonias), obesidade, diminuição da libido (desejo sexual), edema de membros, daltonismo e crises hipertensivas espontâneas. 
Grupo dos psicodislépticos são drogas que promovem o aparecimento de estados psíquicos anormais, como alucinações, ideias delirantes ou euforia. Seu uso se dá habitualmente de forma ilegal. 
Euforizantes : Seja produzindo desinibição e euforia (álcool, cocaína)
Álcool :Em baixas doses, promove a euforia e desinibição comportamental; Doses mais altas produzem um efeito hipnótico e incoordenação motora, também conhecido como “pileque”.
Cocaína distúrbios digestivos, anorexia, emagrecimento insônia e até convulsões. 
Psicotogênicos ou psicodélicos : Alterando a percepção, fazendo com que o indivíduo perca muitas vezes o contato com a realidade (cannabis, LSD, mescalina, psilocibina).
Cannabis sativa: efeitos como ambiente, a expectativa, as condições físicas e até a personalidade de quem usa, euforia, alterações da sensopercepção, diminuição do senso de identidade e algumas vezes alucinações visuais e auditivas.
Os sinais que possibilitam identificar os usuários crônicos dessas drogas incluem: olhos vermelhos, diminuição da força muscular, taquicardia, sedação e sono.
LSD :
Efeitos colaterais : euforia, depressão, ansiedade, perda da noção de tempo e espaço, forma e cores, alucinações visuais algumas vezes bastante complexas, ideias delirantes de grandeza ou de perseguição, despersonalização, midríase (dilatação da pupila), hipertermia e hipertensão.
Grupo de normalizadores psíquicos não atuam sobre estados psíquicos normais, mas podem ser utilizados para corrigir os estados psíquicos alterados.
Eutímicos ou normalizadores do humor (sais de lítio) ou energizantes ou estimulantes da memória : Normalizando o humor ou prevenindo distúrbios afetivos
Efeitos colaterais: do lítio podem ocorrer no início do tratamento, traduzindo-se como sonolência, fraqueza, náuseas, vômitos, cansaço, mãos tremulas, polidipsia e poliúria.
Contra indicação no período anterior à gravidez planejada ou durante o primeiro trimestre da gravidez. Bebês nascidos de mães em uso de lítio têm uma incidência maior de anormalidades cardíacas. Essas contraindicações incluem a amamentação. Também são contraindicados na insuficiência renal sev
Atuação e efeitos adversos dos psicofármacos
Os psicofármacos precisam vencer uma série de barreiras até atingir o SNC. A área onde irão atuar está intimamente ligada aos efeitos que produzem, sejam eles desejáveis ou não.
Quando uma criança está utilizando um medicamento, é essencial o controle por parte de todos os responsáveis. O profissional de saúde deve orientar quanto aos sinais de efeitos colaterais que nem sempre a criança informa espontaneamente.
Quando um tratamento é interrompido, podem ocorrer reações de abstinência que podem ser confundidas com uma piora do quadro de ansiedade. 
11
ECT - Eletroculsoterapia.
É um tipo de tratamento que consiste em fazer passar uma corrente elétrica pelo corpo, por meio de eletrodos colocados em uma ou ambas as têmporas, produzindo alterações neuroquímicas e neuroendrócrinas. O tempo de aplicação é de 5 a 15 segundos, não bastando apenas uma sessão. 
O eletrochoque é aplicado por uma equipe composta de psiquiatra, enfermeiro, anestesista e auxiliar ou técnico de enfermagem
A ECT é prescrita sempre pelo psiquiatra, e hoje em dia seu uso se restringe a casos de depressão grave que não respondam a outras formas de tratamento e estados de grande agitação e desorganização
Quando a risco de vida para o paciente, e estes costumam responder a tal tipo de terapia.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes