Buscar

Artigo JANETE SILVA Ciclo I Módulo C Fase I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

���
���
 �PAGE \* MERGEFORMAT�1�
		
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER
CURSO BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL – EaD
Polo Santo Ângelo 
Tutora: Glaucia Tonetto
A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL BRASILEIRA
 
	Janete de Fátima Silva.
Resumo: 
Depois de estudar as disciplinas ofertadas nesta fase do curso: Fundamentos de Filosofia e Formação Sócio Histórica do Brasil. Conforme solicitado pela EAD, o trabalho a ser elaborado faz as seguintes perguntas: Quando fala se em identidade, em que características pensamos? O que o autor do texto indicado esta chamando de identidade Nacional? Que fatores históricos marcaram a formação Nacional Brasileira? Há diversidade na identidade Brasileira? Qual você identifica? Qual a importância de compreender esse processo para sua formação acadêmica e profissional?
Palavras-chave: História; Governo; Brasil. 
1. Introdução
Este trabalho tem a pretensão de responder as perguntas mencionadas anteriormente. Também uma sinopse que fala do Brasil da sua construção e a origem da sua identidade. Assim os períodos que marcaram a história do Brasil Imperial e o Brasil República. Assim como, as transformações ocorridas, desde os períodos que iniciavam as legislações Nacionais. As principais mudanças e modificações de seu domínio, até os dias atuais. A gênese da Nação Brasileira, a diversidade, as Políticas Públicas e Sociais. Denotar o reconhecimento do profissional Assistente Social, seu trabalho prestado na sociedade, dando apoio e assistencialismo aos cidadãos. Com as leis institucionais como base de apoio.
2. O Brasil Protagonizando sua História e Identidade Nacional 
Entende se por identificação um conjunto de características que comprovem a qualidade de idêntico. A identidade nacional foi um processo de construção histórica, cultural e política. O Brasil é um país de extensa área territorial, diversidade linguística: italiana, alemã, indígena, portuguesa e outras. Assim como, diversidade étnica composta de miscigenação de vários povos. Também a diversidade religiosa, que diz respeito ao direito na escolha de determinada convicção ou tradição religiosa, quanto à de não proferir religião alguma. E por fim a diversidade cultural que é a multiplicidade de tradições, crenças, costumes de um grupo de pessoas envolvendo seus conhecimentos, experiências e atitudes.
Os fatores históricos que marcaram a formação da identidade brasileira iniciam no descobrimento, colonização, independência do Brasil e proclamação da República. Em consequência, o governo é instaurado mostrando a capacidade de um Estado autônomo.
Historiadores refurtam a ideia de que o governo Português, apreensivo em revisar os limites coloniais com a assinatura do Tratado de Tordesilhas. Enviou uma esquadra liderada sob o comando do jovem capitão Pedro Álvares Cabral que surpreendentemente descobre o Brasil.
Depois de um primeiro contato com índios, decidiu aportar em uma região segura, Cabral desmembrou sua esquadra e partiu para as índias. Gaspar de Lemos recebeu ordens para retornar a Portugal portando notícias contadas no relatório de Pero Vaz de Caminha, neste documento havia informações, gerais sobre a região explorada e algumas prospecções sobre o potencial econômico local. Porém somente três décadas mais tarde os portugueses iniciaram as atividades regulares de colonização no Brasil.
O processo da construção do Brasil como Pátria, País e Nação deu início com chegada da família real no Brasil, ainda que provisória, mas importantíssima. Posteriormente o filho de Dom João VI, Dom Pedro I, que já desde criança mostrava forte espírito de liderança, aos 22 anos de idade, assumiu o governo na condição de príncipe regente e agiu como brasileiro, visando os interesses do povo. Por isso quando a corte portuguesa o chamou de volta, Dom Pedro I, recusou. Demonstrando assim, o grande amor que sentia pelo Brasil, nesta ocasião conhecida como o dia do Fico. Posteriormente, Dom Pedro I com um grito audacioso de independência ou morte. Conquista então para o Brasil a independência do domínio de Portugal e a liberdade e autonomia. Inegavelmente a história reconhece que D. Pedro I foi um dos nomes mais importantes da trajetória do País. 
Mais uma transformação marcante no Brasil ocorre em maio do ano de 1888: o fim da escravidão. Visto que naquele tempo 80 % dos habitantes do território, eram escravos. Mas isso não significa que escravos que foram livres virariam trabalhadores, assalariados ou pequenos proprietários, pois o regime de trabalho opressivo era similar à escravidão prevaleciam no campo fazendo com que muitos libertos fossem para as cidades.
No ano seguinte, em 1889, proclama-se a República e a economia primaria. Então dá se inicio a exploração do Pau-brasil, depois que tirava se as árvores colonizavam as terras, principalmente a cana de- açúcar e o café. Posteriormente, o ouro que une as diversas províncias de norte a sul.
Observa se que no Brasil Imperial (1822-1889) foi governado por dois monarcas. Posteriormente, passou para o Regime Republicano. Que teve seu final com a revolução de 1930 e o inicio da Era Vargas, expulsou a oligarquia cafeeira. Foi dividida em três momentos: Governo provisório (1930-1934), Governo Constitucional (1934-1937) e Estado Novo (1937-1945). 
Esse período da história ficou marcado, pelas inúmeras transformações econômicas no Brasil, as indústrias que no século passado apareciam isoladas, ganharam maiores repercuto. O governo decide investir na economia e aprimorar as condições de milhares de trabalhadores que passam a possuir salários. Que utilizaram para comprar roupas, alimentos enfim para a sua sobrevivência, afinal a indústria produzindo e vendendo é um círculo virtuoso, seguindo a substituição da importação em industrialização.
A forma encontrada de incentivo para o aquecimento da economia do governo Vargas, foi a forte intervenção do poder público, criando empresas estatais, regulamentando e normatizando o setor produtivo. Houve grande crescimento no País. Pela primeira vez, na Bahia, foi descoberta a jazida de petróleo a partir desse acontecimento seguiram anos de Nacionalismo, o Estado sob o controle da produção de petróleo e a produção de algarismos, que permitiam ampliar a variedade de produtos agrícolas para a exportação.
Um dos carros chefes do governo Vargas foi a criação das leis trabalhistas a Consolidação das Leis do trabalho- CLT. Houve mudanças também na esfera cultural, na infraestrutura, desenvolvendo o parque industrial do País. Foi na área do trabalho que deixou sua marca registrada. A Política econômica gerou empregos e suas medidas a favor dos trabalhadores eram benéficas. 
Posteriormente, a morte de Getúlio Vargas em 1954, o Brasil chega o período da República Liberal, ocorreram mudanças sociais e culturais. A intelectualidade brasileira participava ativamente de debates sobre os rumos do país, especialmente no tocante aos projetos de desenvolvimento a começar do governo Vargas, mas sobre tudo com Juscelino Kubitschek e João Goulart, a sociedade produziu diversos movimentos artísticos e culturais, teatro, músicas, cinema, poesias e outros.
A valorização nacional popular de efervescência cultural surgimento da Bossa Nova, da Jovem Guarda, do teatro Arena a construção de Brasília em 1945-1964. Além do que a imagem do Brasil neste período ficou marcada no exterior, por conquistas, como a vitória de duas copas do mundo de futebol seguidas no ano de 1958-1962. Havia um clima de otimismo no ar e o desenvolvimento econômico. 
Em seguida nos anos de 1964 a 1985 acontece no Brasil o período da Ditadura Civil Militar, a crise política se arrastava desde a renúncia de Janio Quadros. Logo após, João Goulart assumiu a presidência em um clima adverso. Para evitar uma guerra civil Jango deixa o país e refugia se no Uruguai.
Então foi eleito pelo congresso Nacional Brasileiro o general Humberto de Alencar Castelo Branco, ele assume com uma posição autoritária, osmilitares governavam através dos Atos Institucionais, desconsiderando a constituição. O governo adquiriu poderes para perseguir, reprimir, os opositores do regime. Passaram a intervir nos Estados e municípios, cassar mandatos, suspender direitos políticos. Censuras a todos aos meios de comunicação jornais, revistas, filmes e livros. Repressão e tortura existiam de todas as formas.
As medidas do governo para a ampliação do seu regime criou os seguintes órgãos: Departamento de Ordem Policial e Social (DOPS), Operação Bandeirante (OBAN) e o Destacamento de operações de informações de defesa interna (DOI CODI).
Apesar dessa página horrível na história do Brasil dos acontecimentos de tortura, assassinatos e sumiços de inimigos da ditadura. Felizmente a ditadura chega ao final com um conjunto de movimentos sociais e políticos. 
Assim o Brasil mesmo que sendo por eleição indireta escolhe para o cargo de presidente Nacional, Tancredo Neves, que não usou a faixa presidencial, devido sua morte. Assumiu o vice-presidente, Jose Sarney. Posteriormente, Fernando Henrique Collor de Mello que foi eleito por voto direto. Seu sucessor foi Itamar Franco, depois na sequencia Fernando Henrique Cardoso. Que também prestou um trabalho excelente para o País e contribuindo na construção da identidade Brasileira.
Posterior a estes nomes citados o presidente Luis Inácio Lula da Silva assumiu a presidência do Brasil. Diferente dos demais, ele surgiu da base dos operários, sindicalistas, de uma ideologia que na época abrange vários seguimentos da sociedade. De uma liderança forte quando eleito presidente do sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo. Seu entusiasmo por mudanças e transformações sociais na vida dos trabalhadores aconteceu durante seu mandato.
Lula chegou ao poder implantou e ampliou projetos e programas que ficou sua marca como o Bolsa Família, a destinação de recursos para as pessoas que estão em situações de extrema pobreza com objetivo de combater a fome e a miséria. Assim como a criação do programa Luz para Todos que contribui para as comunidades, principalmente, as carentes com energia elétrica para os cidadãos. Também a Inclusão dos jovens pobres nas universidades através do Programa Universidade para Todos- PROUNI. Bem como o programa de habitação Minha Casa Minha Vida. Inclusive na organização da estrutura Fundiária Brasileira com maiores investimentos no orçamento anual do Instituto Nacional Agrário- INCRA. 
A importância de compreender a identidade nacional para a formação do profissional assistente social é basear-se na constituição federal do Brasil, em seu trabalho profissionalizante encontra-se princípios fundamentais que devem nortear a efetivação de princípios que dão suporte para vencer os desafios do cotidiano. 
Conforme está determinado na Constituição Federal do Brasil, o Estado é responsável pelas Políticas Publicas e Políticas Sociais, para Cumprir com as obrigações e formas de estabelecer a efetivação da Assistência Social, contribuindo para o exercício de cidadania e para enfrentamento da gestão social.
A cobertura da Política de Assistência Social dá se por meio de um conjunto de programas e projetos, serviços e benefícios que são organizados em níveis de complexidade, subdividindo em: Proteção Social Básica, Proteção Social de Média Complexidade e Proteção Social Especial de Alta Complexidade.
No que se refere à Proteção Social Básica são ofertadas de forma territorializada, prioritariamente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Já a Proteção Social de Média Complexidade é ofertada de forma prioritária nos centros de referencia especializados da Assistência Social (CREAS). E por fim, a Proteção Social Especial de alta complexidade é ofertada, principalmente, nas instituições de acolhimento prestando serviços de acolhimento a famílias ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados a fim de garantir proteção integral. 
O Brasil possui uma área geográfica ampla que possui culturas e costumes diferenciados, existem mudanças de uma região para outra no modo de falar, vestir e até mesmo na maneira de se alimentar. Mas a unificação das pessoas e das ideias é que constituem uma inter-relação.
3. Considerações finais
Visto que no Brasil desde seu início sua história é marcada de uma miscigenação. Os nativos indígenas que habitavam no princípio da construção do país brasileiro, começam a dividir espaço com os imigrantes, europeus, suíços, italianos, alemães e outros; que em procura de melhor oportunidade de trabalho migravam para o Brasil. Deste modo estreia as diversidades brasileiras com variada as cultura linguísticas, étnica e religiosa.
Em suma é necessário entender que o Estado é o administrador da Nação que possui a constituição Federal como base de apoio e sustentação. Portanto, é ele o responsável pela produção e distribuição da economia existente sob seu domínio. Por isso, existe uma inter-relação com a finalidade de promover o bem comum, efetivar Políticas Públicas e Políticas Sociais. É uma esfera para a promoção da cidadania a sociedade. Por fim, é mister salientar a importância para o cidadão de suas raízes para preservação de sua própria história.
4. Referências Bibliográficas
Livro; OLIVEIRA, de Dennison. História do Brasil: política e economia. 1ª. Ed. Curitiba: Editora Intersaberes, 2012.
FIORIN, Jose Luiz. A Formação da identidade nacional brasileira. São Paulo: revista Baktiniana, v 1, n 1, p. 115-126, 1º sem, 2009.

Outros materiais