Buscar

PORTIFÓLIO TECNOLOGIA E ESCOLA 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLAYTABLE AJUDA ESCOLA COM ALUNOS NA INCLUSÃO 
 
 (FONTE: Playtable 20-8-2017 Google- fotos) 
 Tecnologia e inclusão social
Quando se fala em Educação Especial podemos citar a Inclusão Digital, o quanto é importante esta ferramenta que ganha espaço para ensinar crianças e ou adultos com necessidades especiais, temporária ou passageira. 
Desde 2014 algumas escolas no Brasil já contam com esta novidade. São mesas digitais, com jogos educativos, que tem função lúdica e pedagógica, para o desenvolvimento motor e cognitivo empregado no uso de crianças com deficiências, principalmente.
O lúdico é fundamental na sociabilização e educação daquelas, com necessidades especiais. Desafiador é inserir estas crianças (inclusas) na dinâmica da sala de aula, o sucesso é a interação com adaptações metodológicas. Métodos antigos como lousa, giz, apagador estão ultrapassados, pois a tecnologia invade aos poucos às salas de aulas na Educação especial. Mesa digital, teclado virtual, histórias em áudio, softwares que reconhecem falas, sintetizadores de voz e finalmente a mesa digital, todos usados na Educação Especial Inclusiva. 
A PLAYTABLE é uma mesa digital totalmente brasileira, interativa e multidisciplinar. Não há posicionamentos contrários, até a presente data, que não recomende seu uso para o lúdico em escolas, com crianças especiais. Possui mais de treze aplicativos e jogos para aprendizagem em múltiplas áreas, jogos de tabuleiro digital, sistema de cores para daltônico, todos os programas adequadas ao conteúdo do MEC (ministério da Educação e Cultura). A sensibilidade da tela permite o toque, feita de feltro, metal e plástico, têm diversos níveis para o aprendizado. Não há faixa etária específica. Não foi comprovada nenhuma desvantagem com a mesa, pois ela enriquece toda e qualquer forma de habilidade.
O aplicativo de atividades é voltado para a educação, interferindo na coordenação motora e cognitiva. É interdisciplinar, desenvolvendo assim o raciocínio e habilidade. O preço é acessível.
Todas as crianças e ou adultos com TEA (transtorno do Espectro Autista, problemas cognitivos, sociais, intelectuais e motor podem desenvolver suas capacidades com maior facilidade no PLAYTABLE. Ela engloba a funcionalidade, que se relacionada com suas as atividades, visa inclusive autonomia.
Quando se faz a inclusão do aluno espera-se a inserção deste na escola, com o uso da tecnologia estimula-se o aprendizado destas crianças, ajuda a desenvolver todo um quadro de aprimoramento.
Tenório Basken, doutor em educação, afirma que a tecnologia assistida é de caráter interdisciplinar, na área do conhecimento.
Na Escola Dom Bosco Lisboa, situada em Vila Moemi, São Paulo, nasceu um projeto com uma sala de inclusão onde foram doadas, pelo governador da cidade, o total de dez PLAYTABLE para uma sala de inclusão, a pedido da direção. 
O uso da tecnologia está incluindo os alunos com deficiência garantindo o aprendizado, a estimulação no âmbito escolar de forma lúdica e com ferramentas que asseguram o desenvolvimento com movimentos amplos e motricidade fina. 
Assim sendo, o PLAYTABLE, não substitui a massinha, tampouco as tintas, dobraduras dentre outras práticas. Mas o benefício da tecnologia para inclusão, com o respectivo planejamento pedagógico deve prever o escopo e a duração de cada atividade em tempo integral, com tomadas de decisões, atenção e a paciência.
https://youtu.be/6rWv8spoxCw(vídeo ( Vídeo Sobre Playtable)

Outros materiais