Buscar

Missões e Funções do Direito Penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOVO DIREITO PENAL� INCLUDEPICTURE "http://images.all-free-download.com/images/graphiclarge/scales_of_justice_117108.jpg" \* MERGEFORMATINET ���		PROFESSOR MARCELO PIEROT – DIREITO PENAL
Notas sobre Missões e Funções do Direito Penal - Professor: Marcelo Moita Pierot*
“MISSÕES E FUNÇÕES DO DIREITO PENAL”, o presente tema tem por objetivo ofertar breves noções sobre a distinção dos objetivos do Sistema Penal, para melhor análise técnica-jurídica da matéria. Assim, MISSÃO DO DIREITO PENAL é o oficial objetivo do direito penal no ordenamento jurídico brasileiro, qual seja proteger bens jurídicos relevantes, como vida, patrimônio, dignidade sexual, limitar o “jus puniendi” estatal, evitar a vingança privada, servir de garantia para todos no sentido de acalmar a sociedade ao determinar que todo criminoso seja reprimido devidamente.
Igualmente, temos as FUNÇÕES DO DIREITO PENAL que são os objetivos que o Sistema Penal vem cumprindo, no mundo dos fatos, ou seja, na prática, aí temos as funções legítimas que é o mesmo que a “missão”, já conceituado; e a função ilegítima que são 02 (duas):
FUNÇÃO SIMBÓLICA, qual seja usar as leis penais no sentido de dá uma falsa idéia de que com o aumento da pena ou a criação de novos crimes a criminalidade vai diminuir. Pergunta-se: Será que aumentando a pena do crime de Roubo (157, CP) para 100 anos de reclusão, isso por si só fará com que as ocorrências de Roubo diminuam? No entanto alguns setores da sociedade (políticos, etc...) usam esse “discurso simbólico” para passar uma falsa idéia que estão combatendo o aumento da criminalidade, quando em verdade sabemos que precisamos de escolas, creches, saúde, educação, emprego, lazer e cidadania para a população!
Ex.: Nos últimos anos as sucessivas modificações na lei de transito com o nítido objetivo de acalmar a ira da população.
FUNÇÃO PROMOCIONAL; significa usar o direito penal para promover determinadas leis (e os bens jurídicos por elas tutelados) que são publicadas, pois a mídia e a população em geral valorizam a idéia de repressão estatal extrema (PRISÃO)!
Ex.: visualize o seguinte: várias leis são criadas diariamente no Brasil, no entanto a mídia sempre dá mais espaço às leis de cunho REPRESSOR, note que é importante uma legislação ambiental que proteja o meio ambiente, mas será que não houve um exagero em punir com PENA CRIMINAL quem cria um papagaio? Será que não quiseram apenas chamar a atenção para o problema ambiental usando como pano de fundo o direito penal?
Esquematizando:
MISSÕES E FUNÇÕES DO DIREITO PENAL:
MISSÃO: são as conseqüências desejadas OFICIALMENTE pelo sistema.
	- PROTEÇÃO DE BENS JURÍDICOS; (vida, integridade física, liberdade sexual, honra, costumes, patrimônio);
	- CONTENÇÃO DA VIOLÊNCIA DO ESTADO: é o Estado o detentor do Jus Puniendi, ou seja, do direito de punir e para que o mesmo não abuse desse direito deve o mesmo se pautar por normas previamente estabelecidas;
	Ex.: Furto de Sinal de TV: STF, Inf. 623 (rel. Min. Joaquim Barbosa) 12.4.2011. (HC/RS-97261)
	Ex.: uso de algemas (Lei 11.689/2008 regulamentou no procedimento do Tribunal do Júri, art. 474, §3º CPP); Ex.: não culpabilidade nas eleições e o STF (art. 5º, LVII); Lei 4.898/65 (Abuso de Autoridade) etc...
	- PREVENÇÃO DA VINGANÇA PRIVADA (Welzel); {PRINCIPAL MISSÃO: PREVENÇÃO GERAL} primeiro estágio dos agrupamentos humanos, olho por olho, duelos etc...
	Isso ocorre hoje quando o Estado não se faz presente: Ex.: as execuções sumárias e linchamentos pela população;
	- SERVIR DE GARANTIA PARA TODOS (delinqüentes e não delinqüentes). Essas garantias estão no Código Penal e na Constituição Federal, art. 5º, XXXVII a LXVIII (verificar).
	Obs.: Há uma corrente doutrinária chamada de Direito Penal do Inimigo que no Brasil é inconstitucional.
3.2. FUNÇÕES: CONSEQÜÊNCIAS REAIS do Direito Penal.
	Função legítima: é a função instrumental, ou seja, servir de instrumento para a proteção dos bens jurídicos; tem previsão Constitucional.
	Função ilegítima (doutrinadores): o que verdadeiramente o Direito Penal vem cumprindo:
		- PROMOCIONAL (uso exagerado do Direito Penal para promover certos bens jurídicos)
		Ex.: Direito Penal Ambiental, Lei 6.905/98 que prevê mais de 60 tipos penais, em outros países uma média de 06 (seis) tipos penais. Isso gera a administrativização do Direito Penal, ou seja, infrações administrativas passam a ocupar o centro do Direito Penal.
		- SIMBÓLICA (utilização do Direito Penal para acalmar a ira da população, transmitindo a sensação de que com ele todos os problemas sociais serão resolvidos).
		Ex.: alguns aspectos da Lei de Crimes Hediondos, redução da menoridade penal, da Lei 10.792/03 (instituiu o Regime Disciplinar Diferenciado); Lei Seca.
______________________________________________________________________Bibliografia sugerida:
Gomes, Luiz Flávio. Direito penal – parte geral – introdução. 2ª edição, rev. São Paulo: RT 2004.
Queiroz, Paulo de Souza. Funções do direito penal: legitimação versus deslegitimação do sistema penal / Paulo de Souza Queiroz – Belo Horizonte: Del Rey, 2001.
______________________________________________________________________
*Bacharel em Ciências Jurídicas pela UFMA, Especialista em Teoria do Direito com Docência Superior pela UFPI, Pós-graduado em Direito Público e Privado pela Escola Superior da Magistratura do Piauí, Professor Universitário e da Escola Superior da DPE-PI, palestrante em vários Seminários Jurídicos. Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim). Defensor Público.

Outros materiais