Buscar

UNOPAR GESTÃO DE RH - SLIDES PORTIFOLIO 4 SEMESTRE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Andre Lopes de Souza
Elaine Alves de Oliveira
Fabiana Pereira de Deus
Fagner dos Santos Rodrigues
Luizinha Costa Santos
MICHELE FIGUEREDO DE FREITAS PERES DAMACENO
Victoria Rodrigues da Costa
GOIÂNIA – 2017/2
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
Desenvolvimento de Recursos Humanos nas empresas
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
O recurso humano é, sem dúvida o fator mais importante numa empresa. 
Após recrutamento do talento pela empresa é necessário encontrar meios para o desenvolvimento do profissional dele na organização
Treinamento, Desenvolvimento e Jogos Vivenciais. Aspectos que influenciam diretamente o desempenho do profissional na empresa.
Fatores motivacionais, aspectos para manutenção da qualidade de vida do funcionário e desenvolvimento do funcionário, métodos que permitam o crescimento do profissional e consequentemente da organização ao todo.
INTRODUÇÃO
Nome da empresa: OI (Razão Social: Telemar Norte Leste S.A.)
CNPJ: 07.953.678/001703. Inscrição estadual: 105189936.
Endereço: Araguaia Shopping, R. 44, 399 - St. Central, Goiânia.
Histórico da empresa: A loja era uma antiga franquia da extinta Brasil Telecom. Em 2009 a Telemar comprou a Brasil Telecom e aboliu o nome antigo, passando a se chamar Oi. Em 2012 a loja em questão foi reformulada, fornecendo produtos e serviços exclusivos da nova empresa proprietária.
Ramo de atividade e área de atuação: Telecomunicações.
Organograma: 
INTRODUÇÃO
Para uma empresa crescer é fundamental que ela invista, tanto na parte material (equipamentos, estrutura física) como nos processos e quem executa eles (fator humano).
Treinamento é relacionado a capacitação profissional, do indivíduo ou grupo. 
Adquirir ou elevar o conhecimento e habilidades técnicas dos profissionais, uma habilidade específica com resultado a curto prazo.
O desenvolvimento é o crescimento pessoal e profissional do indivíduo. É um processo a longo prazo. Trata do aperfeiçoamento do profissional, leva tempo agregando conhecimento, preparo e experiência.
Para esse constante desenvolvimento existem diversos métodos de treinamento.
Os jogos e dinâmicas na empresa tem como objetivo integrar, desinibir, divertir, aprender, apresentar e promover o conhecimento entre as pessoas.
Os jogos de forma lúdica geram aprendizado, defini comportamentos e o que deve ser feito (missão, visão, valores, regras de conduta), leva à competição saudável, liberam a criatividade dos participantes, fazer todos se interagirem, mostra o trabalho em equipe.
Treinamento, Desenvolvimento e Jogos Vivenciais
Os jogos vivenciais podem ser classificados em jogos de comportamento (autoconfiança, concentração), jogos de processo (negociar, estabelecer metas) e jogos de mercado (pesquisa de mercado, concorrências, relação empresa/fornecedor, etc.).
As dinâmicas são técnicas para verificar o comportamento dos indivíduos em determinadas situações. Observar características como liderança, persuasão, trabalho em equipe, raciocínio logico e estratégia. 
A Oi leva os vendedores, supervisores e gerentes e para o treinamento em algum hotel, lá recebem orientações sobre os últimos resultados, o objetivo a partir de então e participam palestras e dinâmicas, técnicas de persuasão.
Treinamento, Desenvolvimento e Jogos Vivenciais
Para o desempenho do profissional na empresa é necessário que o ambiente de trabalho tenha o mínimo de condições de saúde e segurança do trabalho, que permitem o bem estar do profissional no exercício de suas funções eliminando ou diminuindo o risco e gravidade de acidentes. 
Investir em saúde e segurança do trabalho impacta diretamente diminuindo os gastos com acidentes e doenças ocupacionais.
Para a implementação de um sistema de gestão de saúde e segurança na organização é necessário que as empresas sigam as normas regulamentadoras. 
As Normas Regulamentadoras são um conjunto de orientações e procedimentos que tem como objetivo garantir a saúde e integridade física e mental do trabalhador, elaborar procedimentos para a prevenção de acidentes, meios de proteção individual e coletiva, promover políticas de saúde e segurança do trabalho nas empresas e regulamentar a segurança e medicina do trabalho.
36 normas que especificam desde os órgãos responsáveis pela fiscalização e regulamentação, programas que orientam a prevenir ou agir de acordo com o tamanho da organização, equipamentos de proteção, manuseio de materiais, ergonomia e orientações especificas de acordo com condições e tipo de atividade exercido pela empresa.
Saúde e Segurança do Trabalho 
Saúde e Segurança do Trabalho 
NR-4 (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT)
é formado por profissionais da área da saúde. parte do SESMT o Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Técnico em Segurança do Trabalho e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho;
NR-5 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA) integrantes escolhidos pelos funcionários em votação e representantes indicados pela empresa. A CIPA deve executar para mapear os riscos e elaborar meios para prevenção de acidentes em uma melhora continua das condições do ambiente de trabalho;
NR-6 EPI e EPC, Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva;
NR-7 (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO) estabelece exames médicos dos empregados, desde exames de admissão, periódicos, mudanças de função, retorno ao trabalho e admissional. O PCMSO é elaborado pelo SESMT;
NR-9 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA) determina que todas as empresas tenham um documento com registro de ações para antecipação, reconhecimento, avaliação, e controle de ocorrência de possíveis riscos no ambiente de trabalho, levando em conta a proteção ao meio ambiente e recursos naturais, PPRA deve ser elaborado pelo engenheiro do trabalho ou técnico de segurança do trabalho;
NR-23 Proteção contra incêndios; NR-26 Sinalização de segurança.
Na Oi uma vez ao ano vai um funcionário de cada loja para receber treinamento adequado e o mesmo fica responsável pelos procedimentos e compartilhar o conhecimento junto a equipe.
Não bastar ter profissionais qualificados numa equipe, eles devem trabalhar de forma produtiva e harmoniosa. Para isso é fundamental ter uma boa liderança, que dirija bem o grupo, saiba lidar com as dificuldade, diferenças e tirar o máximo proveito da equipe.
Tipos de liderança:
Liderança Situacional: o líder deve ter capacidade de se adequar ao momento que a empresa passa;
Liderança Transacional: o líder usa da autoridade do cargo para barganha com seus subordinados.
Liderança Transformacional: o líder inspira o grupo em uma "missão". Ele incentiva a equipe fazendo os seus indivíduos mais autoconfiantes e dando valor as suas habilidades.
Liderança Carismática: é baseado no carisma do líder. Aparenta ser alguém diferenciado, 
sua liderança gera inspiração e faz com que os que estão ao seu redor estejam dispostos a segui-lo.
Liderança Visionária: é aquela que o líder consegue se preparar para mudanças, enxerga oportunidades vê o potencial máximo de cada indivíduo de sua equipe. 
O tipo de liderança visto na empresa varia entre características da liderança situacional, como se adequar ao momento em questão; liderança transformacional, pois os lideres engajam a equipe numa missão e liderança transacional, já que o esforço extra acaba gerando benefícios como alguma bonificação.
Liderança
Motivação
o que faz ele se empenhar para chegar a algum objetivo. Pessoas podem ser movidas por vários 
motivos, seja pelas necessidades, recompensas ou comportamento/status.
Maslow - Teoria das necessidades
Herzberg Teoria dos Dois Fatores 
Existem diferentes tipos de treinamentos, dinâmicas, e jogos vivenciais. Cada uma com um objetivo e métodos diferentes, e o profissional de RH deve prestar bastante
atenção na hora de usar uma dessas técnicas para o desenvolvimento dos funcionários.
É importante que o gestor saiba liderar para extrair o máximo de produtividade da equipe. Saber motivar seus funcionários, enxergar e atuar sobre as necessidades deles e mais que isso, deixar o funcionário satisfeito
Para o desempenho das funções na empresa é fundamental seguir a legislação trabalhista, em especifico as Normas Regulamentadoras. Elas se adequam a praticamente todos os tipos de funções exercidas e se forem respeitadas minimiza significativamente o desenvolvimento de doenças ocasionadas pelo desempenho da função, riscos de acidentes e a gravidade das lesões se algo acontecer, inclusive em atividades de maior risco.
Conclusão
Esse trabalho foi importante por mostrar etapas cruciais para quem trabalha com RH, principalmente para os integrantes do grupo que em um futuro próximo provavelmente trabalharão no RH de suas empresas.
Saber o que motiva os funcionários e ser um bom líder, ter noções de Saúde e Segurança do trabalho, visando a segurança e bem estar de todos no ambiente de trabalho e desenvolver os talentos dentro da empresa. Todos esses comportamentos e técnicas pode elevar a produtividade dos funcionários de maneira orgânica e saudável.
Conclusão
MILKOVICH, George T., BOUDREAU John W. Administração de Recursos Humanos. São Paulo, Editora Atlas, 2000.
DESSLER, Gary. Administração de recursos humanos. 2. ed. São Paulo: 
Pearson, 2003. 
Dias, Guilherme. Aprenda a usar as Normas da ABNT em trabalhos acadêmicos. Disponível em <https://www.tecmundo.com.br/tutorial/59480-aprenda-usar-normas-abnt-trabalhos-academicos.htm>. Acessado em 23 de abril de 2017.
ROBBINS, Stephen. Comportamento organizacional. Teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2010.
Conheça as principais características de uma liderança visionária. Disponível em <http://www.jrmcoaching.com.br/blog/conheca-as-principais-caracteristicas-de-uma-lideranca-visionaria/>. Acessado em 10 de outubro de 2017.
FIERLI, Aglae de Lima; REIS, Márcia Cristina. Considerações gerais normas da ABNT. 3ª edição. Londrina: UNOPAR, 2012. 34p.
ROBBINS, Stephen Paul; DECENZO, David A. Fundamentos da 
administração: conceitos essenciais e aplicações. 4ª. ed. São Paulo: 
Pearson Prentice Hall, 2009. 
DUTRA, J. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 2000. 
OLIVEIRA, Elisete Alice Zanpronio. Gestão de pessoas. Londrina: UNOPAR, 
2014
CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos 
nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
Referências bibliográficas
Liderança Transacional X Liderança Transformacional. Disponível em <https://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/lideranca-transacional-x-lideranca-transformacional/91503/>. Acessado em 10 de outubro de 2017.
Normas Regulamentadoras (NRs) – O que são e como surgiram. Disponível em <http://blog.inbep.com.br/normas-regulamentadoras-nrs-o-que-e/>. Acessado em 20 de outubro de 2017.
O conceito de Administração de Recursos Humanos. Disponível em <http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-conceito-de-administracao-de-recursos-humanos/49489/>. Acessado em 05 de setembro de 2017.
O que é Liderança Situacional. Disponível em <http://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/o-que-e-lideranca-situacional/>. Acessado em 10 de outubro de 2017.
PPRA e PCMSO – Qual a diferença. Disponível em <http://blog.inbep.com.br/ppra-e-pcmso-qual-a-diferenca/>. Acessado em 22 de outubro de 2017.
Propósito, a nossa Singularidade e a romantização do empreendedorismo. Disponível em < https://pt.linkedin.com/pulse/prop%C3%B3sito-nossa-singularidade-e-romantiza%C3%A7%C3%A3o-do-igor-drudi>. Acessado em 16 de outubro de 2017.
Relembrando Herzberg: A Teoria dos dois Fatores. Disponível em < https://pt.linkedin.com/pulse/relembrando-herzberg-teoria-dos-dois-fatores-jos%C3%A9-ricardo>. Acessado em 16 de outubro de 2017.
SESMT: Qual é o seu papel nas empresas. Disponível em <http://blog.inbep.com.br/o-papel-do-sesmt-nas-empresas/>. Acessado em 22 de outubro de 2017.
Treinamento não é desenvolvimento: saiba as diferenças. Disponível em <http://www.solides.com.br/treinamento-nao-e-desenvolvimento-saiba-as-diferencas/>. Acessado em 05 de setembro de 2017.
Referências bibliográficas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes