A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
Avaliando ADMINISTRATIVO  1 (1)

Pré-visualização | Página 1 de 3

Avaliando ADM 1.docx
		Simulado: CCJ0010_SM_201307391125 V.1 
		Aluno(a): RAQUEL DA SILVA DIAS
		Matrícula: 201307391125
		Desempenho: 0 de 0,5
		Data: 29/05/2017 11:01:36 (Finalizada)
		
		 1a Questão (Ref.: 201307618695)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		Acerca dos Órgãos públicos, assinale a opção correta:
				
		 
		Alguns órgãos públicos têm capacidade processual, já que são titulares de direitos subjetivos próprios a serem defendidos. de fato, alguns órgãos públicos têm capacidade processual ou capacidade judiciária; por exemplo, a Mesa da Câmara dos Deputados pode impetrar mandado de segurança para defender direitos próprios;
		
		É correto, do ponto de vista da natureza jurídica do órgão, afirmar que "João propôs uma ação de rito ordinário contra a receita federal".
		 
		A organização da administração pública direta, no que se refere à estruturação dos órgãos e competência é matéria reservada à lei. Comentário: a CF, no art. 84, VI, ¿a¿, permite a organização da administração pública por meio de decreto.
		
		A teoria que melhor explica a relação existente entre o servidor público e a pessoa jurídica do Estado é a teoria da representação, cuja característica principal consiste no princípio da imputação volitiva. Assim, a vontade do órgão público é imputada à pessoa jurídica a cuja estrutura pertence, já que aquele estaria agindo em seu nome. Comentário: a teoria em tela, na verdade, é a Teoria do Órgão em que os atos dos agentes públicos são imputados diretamente à administração publica.
				
		
		
		 2a Questão (Ref.: 201307618646)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		No contexto da Administração Pública Federal, o que distingue e/ou assemelha os órgãos da Administração Direta em relação às entidades da administração Indireta, é que
				
		
		são todos dotados de personalidade jurídica de direito privado.
		 
		os primeiros são dotados de personalidade jurídica de direito público, as outras são de direito privado.
		
		são todos dotados de personalidade jurídica de direito público.
		 
		os primeiros integram a estrutura orgânica da União e as outras não.
		
		todos integram a estrutura orgânica da União.
				
		
		
		 3a Questão (Ref.: 201307513542)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		(OAB/FGV) - O fiscal de posturas de determinado município procedeu, às 3 horas da madrugada, ao imediato fechamento de uma boate, sob o fundamento de que o estabelecimento estaria vendendo bebidas alcoólicas a menores de idade. Com isso, os clientes da referida boate foram imediatamente retirados do local e as portas, lacradas. O responsável legal pela boate, indignado com a conduta do fiscal, alegou que os menores foram flagrados consumindo bebidas alcoólicas do lado de fora do estabelecimento e que não houve a devida autuação, conforme exigido pela lei e regência. Por outro lado, afirmou que a interdição se deu exclusivamente pelo fato de os agentes de segurança da boate terem impedido o referido fiscal de ingressar no local, com sua namorada, sem pagar. Ainda com relação à situação hipotética descrita no texto, assinale a opção correta acerca do controle dos atos administrativos e de sua anulação e revogação.
				
		 
		A administração poderia anular o ato administrativo concessivo do respectivo alvará de funcionamento do referido estabelecimento, com fundamento no interesse público.
		
		A medida judicial apropriada para impugnar o referido ato, com fundamento na inexistência do fato, a ser provado com base no depoimento de testemunhas, é o mandado de segurança, o qual deverá ser impetrado no prazo decadencial de 120 dias, a contar da data da interdição.
		 
		A impugnação judicial do ato em tela submete-se à prescrição quinquenária, a contar da data de interdição.
		
		A anulação do ato administrativo de interdição, fundado na sua ilegalidade, poderia ser feita, pela própria administração, no prazo decadencial de 5 anos, salvo má-fé, se fossem aplicáveis á espécie as mesmas regras da lei geral do processo administrativo da União.
				
		
		
		 4a Questão (Ref.: 201307618669)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		Em relação aos órgãos e agentes da Administração Pública é correto afirmar:
				
		
		a atuação dos órgãos não é imputada à pessoa jurídica que eles integram, mas tendo a prerrogativa de representá-la juridica¬mente por meio de seus agentes, desde que judiciais.
		
		a atividade dos órgãos públicos não se identifica e nem se confunde com a da pessoa jurídica, visto que há entre a entidade e seus órgãos relação de representação ou de mandato.
		 
		os órgãos públicos são dotados de personalidade jurídica e vontade própria, que são atributos do corpo e não das partes porque estão ao lado da estrutura do Estado.
		
		ainda que o agente ultrapasse a competência do órgão não surge a sua responsabilidade pessoal perante a entidade, posto não haver considerável distinção entre a atuação funcional e pessoal.
		 
		como partes das entidades que integram os órgãos são meros instrumentos de ação dessas pessoas jurídicas, preordenados ao desempenho das funções que lhe forem atribuídas pelas normas de sua constituição e funcionamento.
				
		
		
		 5a Questão (Ref.: 201307513408)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		(Analista Judiciário Área: Judiciária - TRE/MT/2009) Entre os princípios fundamentais da administração pública, encontram-se a descentralização e a desconcentração. Quanto ao princípio da descentralização, Julgue os itens a seguir. I. A descentralização pressupõe a existência de uma pessoa distinta da pessoa do Estado. II. O ente descentralizado age sem necessitar de outorga do serviço ou atividade ou de delegação para a sua execução, mas sempre em nome próprio. III. A fundação pública, resultante do processo de descentralização, é uma pessoa jurídica de direito público que realiza atividades apenas de interesse público. IV. Os ministérios e os órgãos de assessoramento da Presidência da República são decorrências do processo de descentralização. V. Os entes descentralizados são provenientes da divisão do trabalho do Estado, visando a sua eficiência. Estão certos apenas os itens:
				
		 
		IV e V
		
		III e IV
		 
		I e V;
		
		I e II;
		
		II e III;
				
Avaliando ADM 2.docx
		Simulado: CCJ0010_SM_201307391125 V.1 
		Aluno(a): RAQUEL DA SILVA DIAS
		Matrícula: 201307391125
		Desempenho: 0 de 0,5
		Data: 29/05/2017 11:02:17 (Finalizada)
		
		 1a Questão (Ref.: 201308012867)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		"Muitas vezes decorre do uso, pelo legislador, de conceitos jurídicos indeterminados, conceitos vagos e abertos que permitem ao administrador, no caso concreto, construir a solução adequada ao interesse público". O texto mencionado refere-se diretamente a:
				
		 
		Poder discricionário da administração pública.
		 
		Dever de probidade do administrador público.
		
		Poder regulamentar da administração pública
		
		Dever de agir do administrador público.
		
		Poder vinculado da administração pública.
				
		
		
		 2a Questão (Ref.: 201308107793)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		O descumprimento, pelo administrado, das exigências legais que lhe permitiriam continuar desfrutando de uma situação jurídica decorrente de ato administrativo, enseja a extinção