Buscar

economia parte escrita

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

5.6 Política ambiental e comércio internacional
O fluxo de comercio internacional depende da política comercial de cada país, que pode impor barreiras impedindo a importação quando o produto e/o método de produção podem acarretar em problemas ambientais. Essas barreiras são chamadas de “barreiras verdes” que são não tarifadas com o intuito de proteger o meio ambiente restringindo o comercio internacional não adequado. 
O comércio internacional acarreta alguns danos para ambiente; um deles é causado pelo transporte das mercadorias, dentro deste a degradação está diretamente relacionada a contaminação atmosférica relacionada aos gases provenientes do efeito estufa. Para possível controle e combate deve ser incentivado e supervisionado o método transporte e exportação de mercadorias que estão num patamar menor como potencial poluidor. 
O uso de algum produto especifico também é causa de problema ambiental. Neste caso o produtor estaria exportando o produto com problema; por exemplo o uso de produtos importados que contenham gases tipo CFC, visto que distribui problemas a camada de ozônio. 
Outro problema são causados por processos e métodos de produção, conhecido pela sigla PPMs. Sendo a maneira com que produto foi produzido que pode acarretar danos ao próprio país produtor ou em outros das seguintes formas:
- poluição transfrontérica: Poluição transportada através de fronteiras políticas, por forças naturais, como ventos, rios, etc. Ou seja, quando os processos ou métodos de produção afetam os países vizinhos ou de outras regiões. Por exemplo, a emissão do dióxido de enxofre em um país pode provocar chuva ácida em outro.
- espécies migratórias e recursos vivos comuns: são ameaças de extinção, como por exemplo, extinção de alguma espécie aquática quando o método de pesca é nocivo, geralmente com redes de malhas com tamanho impróprio, capturando indiscrinadamente diversas espécies, como a extinção de tartarugas com a pesca de camarões. 
- preocupação com o meio ambiente global: isso ocorre quando a recursos comuns a todos os países são afetados de forma negativa, por exemplo a utilizações de gases clorofluorcarbonetos (CFCs), as mudanças climáticas causadas pela derrubada de florestas tropicais nativas, resultado da extração irracional de madeiras e irreposição da biomassa; além do aquecimento global.
- preocupações com o ambiente local: quando os PPMs geram danos ambientais aos limites do país, por exemplo, a poluição da agua ou do ar. 
Sendo assim, por consequência desses problemas ambientais a criação das “barreiras verdes” vindo dos países que recebem produtos do Brasil, reduzindo assim a exportação e a produção industrial, o que gera como consequência a diminuição de renda e empregos gerados pelas indústrias.

Outros materiais