Buscar

Artroplastia do Quadril

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
ARTROPLASTIA DO QUADRIL
Prof.: Pedro Paulo Guimarães
*
INTRODUÇÃO
	O quadril humano tem importante função na sustentação do peso corporal e no favorecimento da locomoção. Comparado ao ombro, o quadril não é tão móvel. Entretanto é mais móvel que o joelho. 
	O quadril é dependente quase que exclusivamente do seu arcabouço ósteo-cartilaginoso. Portanto, pequenos desalinhamentos ou mínimas alterações de congruência, devido ao suporte de peso, levarão ao desgaste articular.
*
BIOMECÂNICA
	Normalmente durante a marcha, quando o membro é retirado do apoio no solo, toda a massa corpórea, tende a inclinada a pelve para o lado sem apoio. 
Fique esperto!!!
*
BIOMECÂNICA
	Para manter o equilíbrio no quadril, a força muscular deve ser, aproximadamente, três vezes maior que o peso corporal.
	Quando os abdutores estão fracos, ou na presença de uma marcha antálgica, o centro de gravidade é deslocado lateralmente, em direção ao quadril afetado. 
*
ETIOLOGIA
A) Osteonecrose da cabeça femoral:
	Também conhecida como necrose avascular da cabeça femoral, necrose isquêmica. Ocorre secundária à interrupção da irrigação sangüínea normal. Decorre de fatores idiopáticos, traumáticos ou atraumáticos (como alcoolismo, corticoterapia, LES, artrite reumatóide, radioterapia).
*
ETIOLOGIA
B) Osteoartrose:
	Caracteriza-se como uma doença crônica degenerativa, com destruição da cartilagem articular, alteração óssea e pela neoformação nas superfícies e margens das unidades ósteo-articulares. No quadril recebe o nome de Coxoartrose ou Coxartrose. 
	Ocorre com maior freqüência, em idosos. Torna-se mais evidente, com o avançar da idade.
*
ETIOLOGIA
	Encontra-se relacionada com alterações bioquímicas na cápsula do quadril, além do estresse biomecânico, decorrentes de sobrecarga corporal, como ainda de histórico de debilidade muscular importante. Pode está ligada a fatores como sexo e hereditariedade.
	Caracteriza-se por dor local e irradiação até o joelho, que pioram aos movimentos. O frio pode exacerbar os sintomas. Ocasiona restrição de ADM, crepitação e aumento do volume articular. 
*
ETIOLOGIA
C) Osteotomia Prégressa:
	Este é um procedimento corretivo da curvatura no quadril, que pode durante anos atenuar a progressão da coxartrose. Entretanto, não é o suficiente para impedir a recidiva, inclusive com piora da sintomatologia. Consiste numa lesão óssea induzida completa, com posterior alinhamento, acunhamento e estabilização com fios, parafusos, placas ou prótese. 
*
ARTROPLASTIAS
	Este termo específica um procedimento cirúrgico cruento, que introduz uma prótese na articulação. No caso particular do quadril, quando ocorre retirada e posterior substituição protética de apenas um componente articular, dá-se o nome de Artroplastia Parcial do Quadril. Quando a substituição inclui ambos os componentes, o procedimento é denominado Artroplastia Total do Quadril. 
*
ARTROPLASTIAS
	Atualmente a grande maioria dos casos são de artroplastia total do quadril (ATQ). O sucesso deste tipo de cirurgia depende de três fatores:
 escolha da técnica cirúrgica;
 escolha do implante;
 escolha do paciente. De todos os fatores, este é o mais importante. A escolha inadequada pode comprometer o design da técnica, o cirurgião e principalmente o fisioterapeuta. 
*
INDICAÇÕES
	Está indicada nos pcts que apresentam uma articulação comprometida, dolorosa e incapacitante, que não mais responde ao tratamento conservador. Se for bilateral, ganha indicação imperiosa, porém deve ser abordada unilateralmente. Mesmo sendo evidenciada em jovens, está preferencialmente indicada em indivíduos acima de 65 anos.
*
CONTRA-INDICAÇÕES
	Existem várias, porém as mais relevantes estão relacionadas ao próprio paciente, tais como:
 imaturidade esquelética;
 doenças neurológicas progressivas;
 déficit da musculatura abdutora.
 artropatia neuropática (CIA);
 sepse articular recente ou em curso (CIA).
*
PARTICULARIDADES DA ATQ
	A fixação da prótese pode ocorrer através de parafusos ou placas parafusadas, recebendo o nome de Prótese Não-Cimentada. Porém, a mais comumente realizada é a Prótese Cimentada, onde é fixada a prótese através de cimento biológico (cola acrílica). Quando cada componente é fixado de uma forma, diz-se que a Prótese é Híbrida.	
*
PARTICULARIDADES DA ATQ
	Ocorre uma retirada da região a ser substituída por prótese, realiza-se um cavo interiormente ao fêmur, é encaixada a prótese até impactar em região densa e finalmente fixada com cimento.
*
RESULTADOS
	A ATQ, consiste numa das maiores intervenções de sucesso no século XX.
	Todavia, o grande sucesso na evolução do paciente, só é possível graças ao importante trabalho desenvolvido pela fisioterapia. O paciente por si, não é capaz de evoluir satisfatoriamente. Pior do que isso, a tendência é a manifestação constante de complicações pertinentes a este tipo de cirurgia.
*
COMPLICAÇÕES
	Dentre muitas, as que merecem maior destaque são:
 Trombose Venosa Profunda;
 Embolia Pulmonar;
 Arritmias Cardíacas;
 Anemia;
 Infecção do trato respiratório;
 Infecção urinária.
*
TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO
1) Fase hospitalar:
	Esta fase varia de acordo com as equipes médicas, resposta do paciente ao procedimento, complicações, mas fica na casa de 07 - 15 dias. 
 Controle hemorrágico;
 Controle inflamatório;
 Controle álgico;
 Posicionamento;
 Mobilizações leves;
*
 Posicionamento:
 
MMII em abdução;
 Flexão (> 30° - 60°), Adução, RI;
 Atitude viciosa em RE;
 Mudança de decúbito até 40° DPO;
 Manter o pct. sentado com inclinação (45 – 60°); 
 Não cruzar as pernas 45° DPO;
 Não realizar rotação em CCF até 60° DPO.
*
TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO
1) Fase hospitalar:
 Eletroestimulação muscular (G. Méd + G. máx + QDS);
 Mobilizações moderadas;
 Contato do MI intervido cirurgicamente, com o solo;
 Descarga parcial de peso, iniciar com 10% da massa corporal; 
 Treino de transferências;
 Treino de marcha com dispositivos auxiliares.
*
TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO
2) Fase ambulatorial:
 Melhora da ADM do quadril;
 Alongamentos;
 Melhora da FM do quadril;
 Estímulos Proprioceptivos;
 Treino de Marcha;
 Propriocepção;
 Treinos de AVD’s.
*
TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO
	Vale destacar que todo o tratamento pós artroplastia do quadril, que não tenha complicações, gira numa casa de 6 meses.
	Contudo, deve-se salientar que este período depende do compromisso do paciente com o tratamento, da confiança e relacionamento fisioterapeuta - paciente - médico.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes