Buscar

FARMACOLOGIA aula 04

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FARMACOLOGIA
 
 Profª Enfª Vanessa Nunes
Quimioterapia da Tuberculose
 
 
 
 São medicamentos indicados para o tratamento da tuberculose. Seguem o esquema nacional de pneumonia sanitária.
O que é Tuberculose?
Xc 0/ 
É causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de koch.
 
 A tuberculose pulmonar é a forma mais frequente e generalizada da doença. Porém, o bacilo da tuberculose pode afetar também outras áreas do nosso organismo, como, por exemplo, laringe, os ossos e as articulações, a pele (lúpus vulgar), os glânglios linfáticos (escrófulo), os intestinos, os rins e o sistema nervoso. 
 
 A tuberculose miliar consiste num alastramento da infeção a diversas partes do organismo, por via sanguínea. Este tipo de tuberculose pode atingir as meninges (membranas que revestem a medula espinhal e o encéfalo), causando infecções graves denominadas de "meningite tuberculosa".
 
 Sintomas mais comuns:
 
 
 Tosse com secreção, febre (mais comumente ao entardecer), suores noturno, falta de apetite, emagrecimento, cansaço fácil e dores musculares. Dificuldade na respiração, eliminação de sangue(Hemoptise) e acúmulo de secreção na pleura pulmonar são características em casos mais graves.
 Contágio e Evolução
 A tuberculose se dissemina através de aerossóis no ar que são expelidas quando pessoas com tuberculose infecciosa tossem, espirram. Contactos próximos (pessoas que tem contato freqüente) têm alto risco de se infectarem. A transmissão ocorre somente a partir de pessoas com tuberculose infecciosa activa (e não de quem tem a doença latente).
Notificação
A tuberculose é uma doença de notificação obrigatória (compulsória), ou seja, qualquer caso confirmado tem que ser obrigatoriamente notificado
Resistência a medicamentos
A tuberculose resistente é transmitida da mesma forma que as formas sensíveis a medicamentos. A resistência primária se desenvolve em pessoas infectadas inicialmente com microorganismos resistentes. A resistência secundária (ou adquirida) surge quando a terapia contra a tuberculose é inadequada ou quando não se segue ou se interrompe o regime de tratamento prescrito.
 
 
A tuberculose cria cavidades visíveis em radiografias como esta, na parte superior do pulmão direito.
Colônias de M. tuberculosis podem ser vistas nitidamente nesta cultura.
Isoniazida comprimido tuberculostático
 Podem ocorrer reações como convulsão, náuseas e vômitos, hepatite medicamentosa.
Administrar 1 hr antes ou 2 hrs depois das refeições. Caso surjam distúrbios gastrointestinais, oferecer alimentos ou antiácidos que não contenham alumínio.
 
Rifampicina Cápsula, suspensão e gotas
 Podem ocorrer as seguintes reações: cefaleia, tontura, sonolência, anorexia, náuseas, vômitos, hepatotoxidade, rush cutâneo.
Administrar em jejum, observar sinais de fadiga, colúria. Orientar sobre alteração na cor das fezes, suor, saliva (alaranjada). Não usar a droga nas últimas semanas de gestação para evitar hemorragias pós-natal, tanto para puérpera quanto para o recém-nascido.
Pirazinamida comprimido
 Pode ocorrer náuseas, vômitos, disúria, sangramento e hepatite. 
Manter monitoração da função hepática e do ácido úrico.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais