Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Avaliando  Constitucional

Pré-visualização | Página 2 de 3

do desenvolvimento nacional, a prevalência dos direitos humanos e a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.
	 
	 
a garantia do desenvolvimento nacional, a construção de uma sociedade livre, justa e solidária e a erradicação da pobreza.
	
	 
prevalência dos direitos humanos, a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades regionais.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603840079)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Juiz do trabalho/TRT ¿ 2013) Nos termos da Constituição da República são brasileiros natos:
		
	
	d) Os que, nascidos no estrangeiro, ainda que de pais estrangeiros, optem pela nacionalidade brasileira, desde que venham a residir no Brasil antes de atingir a maioridade.
	
	b) Os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente e venham a residir na República Federativa do Brasil antes da maioridade, e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade pela nacionalidade brasileira.
	
	e) Os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, mesmo que estes estejam a serviço de seu país, que optem pela nacionalidade brasileira depois de atingida a maioridade.
	
	a) Os nascidos no estrangeiro, de pai e mãe brasileiros, desde que ambos estejam a serviço da República Federativa do Brasil.
	 
	c) Os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que não estejam a serviço de seu país.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602988232)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre a evolução histórica do constitucionalismo brasileiro, assinale a alternativa incorreta:
		
	 
	A Carta de 1937 rompeu com o modelo liberal das constituições precedentes, e por corresponder às tendências fascistas da época, minimizou direitos individuais e políticos, mantendo os direitos sociais, econômicos e culturais, o que constitui característica dos regimes autoritários.
	
	Historicamente, a retomada dos direitos dos direitos fundamentais só ocorreu em 1988, com a promulgação da chamada "Constituição Cidadã", assim denominada por contemplar os direitos fundamentais (individuais, políticos, de nacionalidade, sociais), protegendo os indivíduos contra as arbitrariedades dos Estados.
	 
	A Constituição de 1824 implementou o federalismo no Brasil, consagrando a tripartição dos poderes, assegurando a independência entre o Legislativo, Executivo e Judiciário,
	
	A Constituição de 1946 conservou as conquistas políticas adquiridas no governo anterior. Era um momento que, dada a nova política mundial pós-guerra, o Estado era intervencionista, tendo que ter o maior apoio da população possível.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603827664)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(ESAF/MPOG/ATPS/2012) Considerando os direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta.
		
	
	A garantia do direito de herança não se afigura como direito e garantia fundamental.
	
	É plena a liberdade de associação de caráter paramilitar para fins lícitos.
	
	Ninguém pode ser compelido a associar-se, sendo lícita a manutenção compulsória do associado.
	 
	É garantido o direito de propriedade.
	
	A propriedade deve atender sua função material.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603695970)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Constituição Federal protege a casa do indivíduo, considerando-a asilo inviolável, ninguém nela podendo penetrar sem o consentimento do morador. Tal afirmação está:
		
	
	nda
	
	totalmente correta
	 
	parcialmente correta, visto que a própria Constituição Federal prevê as seguintes exceções a essa regra: hipóteses de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial
	
	parcialmente correta, visto que a própria Constituição Federal prevê as seguintes exceções a essa regra: hipóteses de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, inclusive durante a noite, por determinação judicial.
	
	parcialmente correta, visto que a própria Constituição Federal prevê as seguintes exceções a essa regra: hipóteses de flagrante relacionado a crime hediondo ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.
4º Avaliando
	1a Questão (Ref.: 201602988415)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 03 Exame 124  Tipo 1 - OAB-SP) - A, canadense de origem, naturaliza-se brasileiro e passa a residir em país estrangeiro, cuja lei o obrigou a adquirir a nacionalidade local, como condição de permanência no território. Em face do que dispõe a Constituição Federal, A permanece apenas com a nacionalidade:
		
	 
	brasileira e a do país estrangeiro
	
	brasileira
	
	do país estrangeiro.
	
	canadense e a brasileira
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603833840)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A respeito direito fundamental à liberdade de associação assinale a alternativa correta:
		
	 
	Além do direito de associar-se e permanecer associado, inclui também o direito de não associar-se.
	
	Compreende as liberdades positivas e negativas relacionadas com a criação de associação para fins de representação de interesses exclusivamente profissionais.
	
	Compreende exclusivamente as liberdades negativas, ou seja, aquelas que impedem o Estado de interferir em toda e qualquer associação, sem exceções.
	
	Compreende exclusivamente as liberdades positivas, ou seja aquelas relacionadas com o direito à filiação e à criação de associação e não diz respeito ao direito de deixar de associar-se.
	
	É aquele segundo o qual todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602988249)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 
(Questão 10  Exame 129  Tipo 1 - OAB-SP) - A Constituição Federal é considerada rígida por quê?
		
	
	Não pode ser modificada, exceto nos casos de estado de sítio e de estado de defesa
	 
	Pode ser modificada por meio de processo mais complexo e dificultoso que o processo de elaboração das leis infraconstitucionais
	
	Não pode ser modificada, exceto quando declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal.
	
	Não pode ser modificada
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603723898)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO Em 2014, em pelo menos 24 Estados do Brasil, estavam cadastradas mais de 3.500 comunidades quilombolas. As comunidades quilombolas são grupos étnico-raciais, segundo critérios de autoatribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas e com ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida. O constituinte brasileiro reconheceu a identidade dos quilombolas e, especificamente, seu direito fundamental à
		
	
	educação em escolas próprias
	
	prática religiosa e litúrgica conforme suas tradições.
	 
	propriedade definitiva das terras que estejam ocupando
	
	expressão cultural e artística
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603725410)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XV EXAME DE ORDEM UNIFICADO A CRFB/88 identifica as hipóteses de caracterização da nacionalidade para brasileiros natos e os brasileiros naturalizados. Com base no previsto na Constituição, assinale a alternativa que indica um caso constitucionalmente válido de naturalização requerida para obtenção de nacionalidade brasileira
		
	
	Juan, cidadão espanhol, casado com Beatriz, brasileira, ambos residentes em Barcelona
	
	Anderson, cidadão português, domiciliado no Brasil há 360 dias
	
	Louis, cidadão francês, domiciliado em Brasília há 14 anos, que
Página123