Buscar

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III
	Simulado: CCJ0037
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 18/11/2017 12:40:30 (Finalizada)
	 1a Questão (Ref.: 201308757941)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(NCPC)Em audiência realizada no dia 30/04/15(5ª) foi proferida sentença de procedência da ação. Anastolfo, réu, indignado com a decisão proferida, decide interpor recurso arguindo não ser viável o pagamento de alimentos no valor estabelecido. Após manter contato com seu advogado o mesmo informou que poderia ser interposto o recurso de___, e, para tanto teria até o dia __ sob pena de preclusão ___ e cuja finalidade seria de ____da sentença e o efeito do recurso seria_____.
		
	 
	apelação, 22/05/15, temporal, invalidação, apenas devolutivo.
	
	nda
	
	embargos declaratórios,05/05/15, temporal, esclarecimento
	
	apelação,15/05/15, consumativa, reforma, devolutivo e suspensivo
	
	embargos declaratórios, 08/05/15, temporal, esclarecimento
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308788066)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O recurso adesivo é comportável:
		
	
	No recurso especial, no recurso extraordinário somente.
	
	No agravo regimental, na apelação, no recurso especial e no recurso ordinário;
	 
	No recurso especial, no recurso extraordinário e na apelação;
	
	Nos embargos infringentes, na apelação, no recurso especial e no recurso ordinário
	
	No recurso extraordinário, no recurso especial, na apelação e no recurso ordinário;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308787819)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação aos recursos no Novo CPC, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	No prazo para interposição de recurso, a petição será protocolada em cartório ou conforme as normas de organização judiciária, ressalvado o disposto em regra especial.
	 
	O prazo para interpor todos os recursos e para responder-lhes é de 15 (quinze) dias.
	 
	O prazo para interposição de recurso conta-se da data em que os advogados, a sociedade de advogados, a Advocacia Pública, a Defensoria Pública ou o Ministério Público são intimados da decisão.
	 
	O recorrente comprovará a ocorrência de feriado local no ato de interposição do recurso.
	 
	Para aferição da tempestividade do recurso remetido pelo correio, será considerada como data de interposição a data de postagem.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308788079)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre os recursos, é CORRETO afirmar:
		
	
	Os embargos de declaração têm efeito infringente como finalidade e regra geral.
	
	O agravo de instrumento é, como regra, o recurso cabível contra decisões interlocutórias e deverá ser dirigido para o juízo prolator da decisão recorrida.
	 
	O recurso extraordinário e o recurso especial não impedem a execução da sentença; a interposição do agravo de instrumento não obsta o andamento do processo, salvo se ocorrer hipótese que justifique a concessão de efeito suspensivo em benefício do agravante.
	
	A renúncia ao direito de recorrer sempre dependerá de anuência expressa da parte recorrida.
	
	A apelação é, em regra, recebida apenas no efeito devolutivo, razão pela qual é sempre possível a promoção de execução provisória do julgado.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308770685)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marcio ajuizou ação indenizatória em face da Fazenda Pública estadual visando obter compensação pelos danos sofridos em decorrência de ter sido mantido preso em período excessivamente superior ao fixado na sentença penal. Considerando que o pedido foi julgado improcedente Marcio interpôs recurso de apelação contra a respectiva sentença, que foi enviado ao Tribunal de Justiça após as formalidades legais. Após a distribuição do recurso Márcio pretende desistir do recurso. De acordo com a teoria geral dos recursos assinale a alternativa correta:
		
	 
	A desistência do recurso não impedirá a análise pelo Tribunal de questões cuja repercussão geral já tenha sido reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal.
	
	A desistência somente poderá ser homologada após a anuência da parte contrária e poderá ser indeferida caso o relator identifique má-fé do recorrente.
	
	A desistência do recurso principal não impede o julgamento de eventual recurso adesivo interposto pela parte recorrida.
	
	A desistência será homologada, independente de anuência da parte recorrida, desde que seja requerida antes da intimação da parte contrária para apresentação das contra-razões.
	
	   DIREITO PROCESSUAL CIVIL III
	Simulado: CCJ0037
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 18/11/2017 12:40:30 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201308770698)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Código de Processo Civil de 2015 remodelou o procedimento do recurso de apelação aprimorando as normas referentes ao referido recurso. Considerando esse aspecto analise as assertivas abaixo: I. A apelação será recebida em seus efeitos suspensivo e devolutivo não se admitindo exceções a essa regra. II. O tribunal poderá reapreciar e julgar livremente todas as questões discutidas no processo, ainda que não tenham sido solucionadas pelo juiz, desde que relativas ao capítulo impugnado na sentença. III. É vedado ao Tribunal, em qualquer hipótese, julgar o mérito da demanda quando a apelação for interposta contra sentença que não resolveu o mérito da demanda. IV. É cabível apelação contra sentença que confirma ou revoga a tutela provisória concedida. São corretas as assertivas:
		
	 
	III e IV
	 
	II, III e IV
	 
	II e IV
	 
	I e IV
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308770916)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Rodolfo ingressou com ação rescisória de sentença prolatada em ação de cobrança, fundada na obtenção, após a sentença, de documento novo capaz de lhe assegurar pronunciamento favorável. Entretanto, o pedido foi julgado improcedente pelo Tribunal de Justiça, por acórdão não unânime. A maioria dos julgadores entendeu que a parte sabia da existência do documento apresentado como novo e não conseguiu demonstrar o motivo de sua não utilização na ação original. Assinale a opção que contém o(s) recurso(s) contra o referido provimento jurisdicional.
		
	
	Embargos infringentes.
	
	Recurso ordinário constitucional.
	 
	Recursos especial e extraordinário.
	
	O provimento judicial em questão é irrecorrível.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308787804)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca dos recursos no Novo CPC, assinale a alternativa correta:
		
	
	O recurso pode ser interposto pela parte vencida, pelo terceiro prejudicado e pelo Ministério Público, apenas como fiscal da ordem jurídica.
	
	Dos despachos não cabe recurso, apenas embargos de declaração.
	
	A renúncia ao direito de recorrer independe da aceitação da outra parte, salvo nas ações que corram em segredo de justiça.
	 
	Os recursos não impedem a eficácia da decisão, salvo disposição legal ou decisão judicial em sentido diverso.
	
	O recorrente poderá, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso, desde que não tenham sido apresentadas as contrarrazões recursais.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308770693)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Pedro ingressou com uma ação de cobrança em face da empresa Monsenhor. Diante da dissolução irregular da empresa, o autor requereu a desconsideração da personalidade jurídica com o objetivo de viabilizar a condenação dos sócios ao pagamento da respectiva dívida. O Juiz indeferiu o requerimento de desconsideração da personalidade jurídica e, após a fase instrutória, condenou a empresa ré a pagar o montante devido. Pedro interpôs recurso de apelação contra a sentença condenatória visando reformar tão a decisão que indeferiu a desconsideração da personalidade jurídica. Diante do caso, assinalea opção correta:
		
	
	Pedro agiu equivocadamente, pois somente cabe impugnação de decisões interlocutórias, em preliminar de recurso de apelação, quando o recorrente pretender, também, a reforma do mérito julgado na sentença.
	 
	Pedro agiu equivocadamente, pois, neste caso, operou-se a preclusão temporal considerando que não foi interposto agravo de instrumento no prazo legal, sendo incabível a impugnação da respectiva decisão interlocutória em sede de apelação.
	
	Pedro agiu corretamente, considerando que não há mais preclusão das decisões interlocutórias proferidas ao longo do processo.
	
	Pedro agiu corretamente, considerando que cabe ao recorrente optar entre interpor agravo de instrumento contra decisões interlocutórias no prazo legal ou impugnar todas as decisões interlocutórias no recurso de apelação em razão da ausência de preclusão das questões incidentes na Lei nº 13.105/2015.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308770709)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Determinada ação indenizatória, proposta por Maria em face de Antônio, tramitou perante o Juizado Especial Cível estadual. Após a realização da audiência de instrução e julgamento, o juiz julgou parcialmente procedente o pedido da parte autora para condenar Antônio a pagar a quantia de R$10.000,00 (dez mil reais). Considerando que o juiz não observou todas as provas dos autos, a autora opôs embargos de declaração, no prazo de 05 dias, visando sanar o mencionado vício. O juiz recebeu os embargos em seu efeito devolutivo, suspendendo o prazo para interposição de outros recursos. Diante do caso, assinale a alternativa correta:
		
	
	Agiu corretamente o juiz, pois em sede de juizados especiais os embargos de declaração suspendem o prazo para interposição dos demais recursos, aplicando-se nesse caso as regras da Lei nº 9.099/1995.
	 
	O juiz agiu inadequadamente tendo em vista que os embargos de declaração não possuem efeito suspensivo e interrompe o prazo para interposição dos demais recursos.
	
	Agiu corretamente o juiz considerando que em sede de Juizados Especiais Cíveis aplicam-se, subsidiariamente as regras do CPC/2015.
	
	O juiz agiu de forma incorreta considerando que os embargos de declaração somente devem ser recebidos em seu efeito devolutivo diferido.
	
	 1a Questão (Ref.: 201308770868)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Brasil adotou o sistema misto de controle da constitucionalidade admitindo o controle concentrado, exercido pelo Supremo Tribunal Federal, e o controle difuso exercido pelos juízes e tribunais de forma concreta nos casos julgados. Sobre a declaração de inconstitucionalidade nos tribunais é correto afirmar:
		
	
	Não se admite a intervenção de interessados no julgamento do incidente de declaração de inconstitucionalidade.
	
	A declaração de inconstitucionalidade será declarada pelo Tribunal independente de manifestação do Supremo Tribunal Federal sobre a questão arguida no incidente.
	
	Julgado o incidente em favor da declaração de inconstitucionalidade será aplicado, nesse caso, efeito erga omnes.
	 
	A decisão da Câmara Cível que, apesar de não declarar a inconstitucionalidade de uma lei, afastar sua incidência no caso concreto viola o princípio da reserva de plenário.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308787832)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca da apelação no Novo CPC, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Se o apelado interpuser apelação adesiva, o juiz intimará o apelante para apresentar contrarrazões no prazo de 5 (cinco) dias.
	 
	As questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar agravo de instrumento, não são cobertas pela preclusão e devem ser suscitadas em preliminar de apelação, eventualmente interposta contra a decisão final, ou nas contrarrazões.
	
	Os autos serão remetidos ao tribunal pelo juiz, após juízo de admissibilidade.
	
	O apelado será intimado para apresentar contrarrazões no prazo de 15 (quinze) dias, salvo nos embargos de terceiro, quando o prazo será de 10 (dez) dias.
	
	A apelação, interposta por petição dirigida ao juízo de primeiro grau, conterá: I - os nomes e a qualificação das partes; II - a exposição do fato e do direito; III - as razões do pedido de reforma ou de decretação de nulidade; IV - o pedido de nova decisão; V - provas a serem usadas pelo recorrente.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308770682)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(XLIV Concurso para Magistratura do TJ/RJ) Sobre o princípio do duplo grau de jurisdição, é correto afirmar que:
		
	
	não é garantia constitucional, mas a previsão expressa desse princípio, na Carta Magna, no sentido de propiciar a revisão da decisão judicial, impede a supressão, por lei ordinária, de qualquer recurso.
	
	é garantia constitucional expressa, constituindo cláusula pétrea, que garante aos jurisdicionados o direito de recorrer, através dos meios recursais previstos no sistema, que não podem ser suprimidos.
	
	é garantia constitucional expressa que assegura à parte o direito de ter a decisão judicial revista e que veda a edição de lei ordinária que venha a suprimir recursos previstos no sistema.
	 
	não é garantia constitucional expressa na Carta Magna, pelo que é perfeitamente possível a edição de lei ordinária que venha suprimir algum recurso previsto no sistema.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308769418)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(ENADE)A expressão ¿acesso à Justiça¿ é reconhecidamente de difícil definição, mas serve para determinar duas finalidades básicas do sistema jurídico ¿ o sistema por meio do qual as pessoas podem reivindicar seus direitos e(ou) resolver seus litígios, sob os auspícios do Estado. Primeiro, o sistema deve ser igualmente acessível a todos; segundo, ele deve produzir resultados que sejam individual e socialmente justos. Sem dúvida, uma premissa básica será a de que a justiça social, tal como desejada por nossas sociedades modernas, pressupõe o acesso efetivo. O acesso não é apenas um direito social fundamental, crescentemente reconhecido; ele é também, necessariamente, o ponto central da moderna processualística. CAPPELLETTI, M.; GARTH, B. Acesso à Justiça. Trad. de Ellen Gracie Northfllet. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 1988, p. 8-13 (adaptado). Considerando o acesso à Justiça como um dos temas relevantes da processualística contemporânea, bem como a repercussão, no ordenamento jurídico brasileiro, do movimento de acesso à Justiça iniciado por Cappelletti e Garth, no sentido de superação dos obstáculos para a efetiva prestação da tutela jurisdicional, conclui-se que
		
	
	o direito de acesso à Justiça não implica, necessariamente, direito de acesso à ordem jurídica justa, ou seja, a compatibilização do direito substancial com a realidade social, judicialmente.
	
	as violações de caráter difuso, ou seja, as lesões causadas ao cidadão, individualmente, em diferentes esferas do seu patrimônio jurídico constituem obstáculo ao acesso à Justiça, em razão do alto custo do processo.
	
	a restrição do direito à assistência judiciária constitui um dos retrocessos no acesso à Justiça trazidos pela Constituição Federal de 1988
	 
	a alteração do cumprimento das sentenças e o procedimento sumaríssimo da Justiça do Trabalho são exemplos de reestruturação de práticas tradicionais no Brasil sob a perspectiva da ampliação do acesso à Justiça.
	
	autorização de julgamento por amostragem de recursos especiais interpostos constitui obstáculo ao acesso à Justiça, pois pode prejudicar uma das partes pelo fato de não haver análise detalhada do recurso.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308762884)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quanto à classificação dos recursos, é incorreto afirmar:
		
	
	C)o recurso é considerado parcial quando o grau de inconformismo do recorrente é parcial;
	 
	B)o recursoadesivo caracteriza-se por sua independência porém como se trata de recurso adesivo, uma vez tendo a parte desistido do recurso principal o adesivo também será extinto.
	
	A) os recursos que tem fundamentação vinculada impõem que o recorrente demonstre, além do interesse recursal, um prejuízo específico previamente previsto na lei, a exemplo dos embargos de declaração e de infringência;
	
	D) o recurso é eclético quando tem como objeto discussão não apenas da matéria como relativas a própria formação do processo.
	
	 1a Questão (Ref.: 201308770748)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Lei nº 13.105/2015 estabeleceu um sistema amplo de estabilização da jurisprudência e de mecanismos prevenção de divergência no âmbito dos Tribunais. O incidente de assunção de competência, neste sentido, tem como objetivo permitir ao órgão colegiado competente fixar entendimento prévio acerca de questões relevantes e com repercussão social nos respectivos tribunais. Acerca da assunção de competência assinale a alternativa correta:
		
	
	O relator do recurso não tem legitimidade para suscitar o incidente.
	
	A tese fixada no incidente vincule os juízes e órgãos colegiados do respectivo Tribunal e não está sujeito à revisão.
	 
	É cabível incidente de assunção de competência, de ofício ou a requerimento da parte, no julgamento de ação rescisória.
	
	Não se admite o incidente nas hipóteses de remessa necessária e processos de competência originária dos Tribunais.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308770739)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, diante da multiplicidade de recursos extraordinários com fundamentos em questões de direito idênticas, selecionou 02 recursos representativos da controvérsia e encaminhou para o Supremo Tribunal Federal com o objetivo de viabilizar o julgamento de recursos repetitivos. O Ministro relator determinou a suspensão de processos pendentes em todo território nacional que versem sobre a mesma questão. André, advogado, verificou que dois processos que patrocina foram suspensos indevidamente, pois não possuem nenhuma relação com as questões discutidas nos recursos representativos. Considerando que os processos tramitam no primeiro grau, André formulou requerimento ao juiz visando o prosseguimento dos processos os quais atua como advogado, o que foi indeferido de plano. Diante da situação retratada assinale a alternativa correta:
		
	 
	Deverá o advogado interpor agravo de instrumento, que será julgado pelo respectivo Tribunal de Justiça.
	
	Neste caso deverá o advogado interpor agravo interno para o Presidente do respectivo Tribunal de Justiça para invalidar a decisão que determinou o sobrestamento do processo.
	
	O advogado deverá impetrar Mandado de Segurança considerando que a decisão violou direito líquido e certo da parte em obter a apreciação judicial de sua pretensão.
	
	O advogado deverá interpor ação cautelar perante o Supremo Tribunal Federal para demonstrar o equívoco do juiz e obter a respectiva liminar para dar prosseguimento ao feito.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308770731)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paulo, insatisfeito com a decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, interpôs recurso extraordinário visando reformar acórdão que, segundo as razões de recorrente, violou frontalmente a lei federal e a Constituição Federal de 1988, justificando adequadamente a repercussão geral no caso concreto. O Ministro Relator, ao considerar que a violação ao texto constitucional era reflexa ou indireta, inadmitiu o respectivo recurso. Considerando as normas processuais sobre o tema é correto afirmar:
		
	
	Agiu acertadamente o Ministro considerando que o recurso extraordinário somente é cabível nas hipóteses em que a violação ao texto constitucional seja direta.
	
	Caberá ao Supremo Tribunal Federal julgar recursos extraordinários nas hipóteses de violações diretas e indiretas ao texto constitucional.
	
	Neste caso o Ministro deveria ter admitido o respectivo recurso extraordinário e encaminhá-lo para ser julgado improvido pelo colegiado devido à fundamentação inadequada.
	 
	O Ministro agiu equivocadamente, pois nessas hipóteses o recurso extraordinário encaminhar para o Superior Tribunal de Justiça para que o respectivo recurso seja julgado como recurso especial.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308770722)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(XIII EXAME DE ORDEM ¿ TIPO 1 ¿ BRANCA) A atividade recursal do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça encontra-se tradicionalmente associada aos recursos extraordinário e especial, respectivamente. Contudo, tal múnus também é desempenhado por meio do julgamento do denominado recurso ordinário constitucional. Acerca dessa espécie recursal, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Apenas será acolhido o recurso ordinário que versar sobre questões exclusivamente de direito, não se admitindo a rediscussão de matéria fática por meio desta via recursal.
	
	Exigir-se-á a comprovação do requisito do pré- questionamento para a admissão do recurso ordinário constitucional perante os Tribunais Superiores.
	
	Compete ao Supremo Tribunal Federal julgar o recurso ordinário interposto contra mandado de segurança decidido em única instância pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos Tribunais dos estados, do Distrito Federal e dos territórios, quando denegatória a decisão.
	 
	Serão julgadas em recurso ordinário pelo Superior Tribunal de Justiça as causas em que forem partes, de um lado, Estado estrangeiro ou organismo internacional e, do outro, município ou pessoa residente ou domiciliada no país.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308770872)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os fundamentos determinantes de certo precedente judicial, firmado pelo Superior Tribunal de Justiça, foi superado pelo acolhimento da tese apresentada pela Ordem dos Advogados do Brasil no julgamento de um recurso especial interposto. Sobre a alteração dos precedentes judiciais previamente firmados é correto afirmar:
		
	
	A alteração do precedente poderá ser admitida mediante maioria absoluta do respectivo tribunal.
	
	O sistema de precedentes judiciais tem como objetivo garantir a estabilidade da jurisprudência e a segurança jurídica não admitindo a alteração dos precedentes editados.
	
	A alteração de precedentes judiciais será realizada pelo respectivo Tribunal superior, sendo vedada a participação de entidades que não integram a relação processual.
	 
	A alteração do precedente poderá ter seus efeitos modulados pelo Tribunal superior para garantir a segurança jurídica e preservar o interesse social.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes